10/11/2016 (16h52)

POPULAÇÃO COMOVIDA

Menino de 8 anos morre após cirurgia de quadro infeccioso

Ao passar pelo PSF, médico pediatra encaminhou menino com febre, dores no abdômen e na perna para internação e realização de exames e ultrassom. Em recuperação após cirurgia de artrite de quadril séptica, o quadro se agravou levando à fatalidade.

Descalvado amanheceu entristecida nesta quinta-feira (10), com a notícia da morte de um menino de oito anos de idade por septicemia - infecção generalizada, após passar por uma cirurgia de urgência de artrite séptica de quadril infecciosa. O menino foi atendido primeiramente no Posto de Saúde da Família (PSF), do Bairro Parque Morada do Sol, na terça-feira, 08 com retorno na quarta-feira, 09, para continuidade da medicação e internação imediata pelo pediatra.

A morte foi considerada uma fatalidade, pois os resultados dos exames indicaram estado avançado de infecção e os médicos fizeram tudo o que estava ao alcance. A cirurgia foi

acompanhada pelo médico pediatra, Dr. Paulo Bermudes, um cirurgião ortopedista, um cirurgião gastroenterologista e um anestesista.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da diretora Luiza Tinelli entrou em contato com o Hospital local, e através da responsável técnica de Enfermagem soube quais foram os procedimentos de atendimento ao menino.

Segundo informações, na segunda-feira, ele foi levado pela mãe ao atendimento no PSF do Morada do Sol,  e retornando no dia seguinte para novo atendimento. Diante do quadro de febre alta intermitente, dores na barriga e distensão na perna o pediatra encaminhou o menino para uma internação no Hospital, para a realização de vários exames e ultrassom do abdômen e da perna.

Através do ultrassom o médico responsável, Dr. Paulo Bermudes descartou a hipótese de apendicite e solicitou o acompanhamento por um médico ortopedista para avaliar o quadro, que a princípio apresentava um abcesso no quadril, sendo diagnosticado como sendo artrite séptica infecciosa, que provavelmente pode ter se agravado por bactérias provenientes de uma infecção de amigdalas.

Mesmo diante do quadro avançado de infecção o corpo clínico esteve bastante confiante na recuperação após a cirurgia que foi realizada na noite de quarta-feira, por volta das 22h, com duração de duas horas, sem qualquer intercorrência. Após a cirurgia o menino foi transferido para um quarto e durante a madrugada, por volta das 02h30,  teve agitação e febre e falta de ar. O médico foi acionado e levou o paciente para a urgência, solicitando ainda sua transferência imediata para outro hospital da região.

Ao telefone o médico informou a diretora de Saúde, que mesmo entubando o paciente em razão da falta de ar, o procedimento acabou não sendo suficiente, pois os órgãos internos foram paralisando e o menino sofreu uma parada cardíaca, vindo a falecer.

Mesmo com o resultado dos exames que indicavam infecção avançada, a princípio a equipe médica não revelou o real quadro do menino à família, por estarem confiantes na recuperação após a cirurgia. Dr. Bermudes informou que a equipe médica ficou bastante abalada com este revés, pois eram grandes as chances de sucesso. “Diante da morte vem a impotência humana”, disse a diretora Municipal de Saúde, Luiza Tinelli, que ficou bastante chocada com o caso.

Segundo alguns profissionais da área médica, quadros clínicos onde o diagnóstico para artrite séptica é desafiador até mesmo para especialistas em doenças músculo-esqueléticas, e o tratamento tardio ou inadequado pode causar danos irreversíveis, além de uma taxa de letalidade de 11% dos casos. A doença tem certa resistência a antibióticos convencionais. 

Amigdalite - A amigdalite é a inflamação com inchaço nas amígdalas. Amígdalas é uma espécie de gânglios linfáticos localizados na parte lateral da garganta e na parte de trás da boca. Elas ajudam a manter bactérias e outros germes longe de locais em que possam causar infecções.

As complicações de amigdalite causada por estreptococos não tratada podem ser graves. Crianças com amigdalite associada à infecção estreptocócica ou à faringite devem geralmente resguardar em casa até que tenham tomado os antibióticos por 24 horas. Isso ajuda a reduzir a transmissão da doença.

Infecção generalizada, septicemia - Septicemia é uma condição com risco de vida, que ocorre quando um agente infeccioso - tais como bactérias, vírus ou fungo - entra na corrente sanguínea de uma pessoa. A infecção afeta todo o sistema imunitário, o que então desencadeia uma reação em cadeia que podem provocar uma inflamação descontrolada no organismo. Esta resposta de todo o organismo à infecção produz mudanças de temperatura, da pressão arterial, frequência cardíaca, contagem de células brancas do sangue e respiração. As formas mais graves de sepse também podem causar uma disfunção de órgãos ou o chamado choque séptico. A sepse requer cuidados médicos imediatos.

Septicemia ou infecção generalizada, na verdade, trata-se de uma inflamação generalizada do próprio organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão. Essa inflamação pode levar a parada de funcionamento de um ou de mais órgãos, com risco de morte quando não descoberta e tratada rapidamente. Atualmente a sepse é a principal causa de mortes nas unidades de terapia intensiva (UTI), mata mais do que o infarto do miocárdio e do que alguns tipos de câncer. O país tem uma das mais altas taxas de mortalidade do mundo pela sepse. Estima-se que 400 mil novos casos são diagnosticados por ano e 240 mil pessoas morrem anualmente.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Menino de 8 anos morre após cirurgia de quadro infeccioso
Jovem morre em capotagem na SP-215 em São Carlos
Campanha Papai Noel dos Correios será lançada nesta sexta-feira
COMUCRA programa capacitação para profissionais da Rede de Proteção Integral a crianças e adolescentes
Prefeito encaminha Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores extinguindo 61 cargos comissionados
Araraquara é a cidade da região com maior índice de raios, aponta o Inpe
Motociclista de Descalvado morre em acidente na Anhanguera
Assaltantes fazem vítima na porta de motel em Porto Ferreira
Ciclista morre após ser atingido por carro na Rodovia Hélio Moreira Salles
Carreta ‘Mulheres de Peito’ começa a atender a partir desta segunda em Descalvado
Prefeitura consegue na Justiça a reintegração de posse do Centro de Convivência do Idoso
Times de Descalvado e região disputam seletiva do 8º Torneio SESI de Robótica
Espetáculo “Chico” será apresentado neste final de semana
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado completa 121 anos
DIA DE FINADOS: Cemitério Municipal abre os portões a partir das 6h00
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Espaço Publicitário  
  Polícia Religião Plantões Farmacêuticos  
  Educação Moda & Estilo Classificados  
  Noticias Culinária Achados & Perdidos  
  Esportes   Fale Conosco  
  Cotidiano [fotos] Horoscopo  
  Economia Happy Hour Nota de Falecimento  
  Entrevistas   Lista Telefônica  
  Perfil [especiais] Mapa de Ruas  
  Empresarial Jornal Descalvado News Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Politicando    
  Animais & Pet Livro 'Conheça Descalvado' [revista descalvado news]  
  Veículos Descalvado 180 Anos Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleição Suplementar 2013    
  Saúde Ricci na Roça [redes sociais]  
  Sua Casa Carnaval 2014 Facebook  
  Trânsito Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Twitter  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"