Pesquisar em todo o site


30/06/2017 (15H54) 

Santa Casa retoma os testes
da ‘Orelhinha’ e do ‘Olhinho’
em recém-nascidos

 

Desde o mês passado, entidade voltou a realizar os testes que estavam suspensos ha cerca de dois anos. No próximo mês, teste do ‘Coraçãozinho’ também voltará a ser feito.

Depois de quase dois anos sem realizar os testes da ‘Orelhinha’ e do ‘Olhinho’, a Santa Casa de Misericórdia de Descalvado retomou no mês passado a realização dos dois testes em recém-nascidos. O teste do ‘Olhinho’ está sendo feito a partir das primeiras 24 horas de vida até a primeira semana do nascimento da criança. Já o teste da ‘Orelhinha’ é realizado mensalmente na própria Santa Casa de Descalvado. Ambos os testes são previamente agendados, no momento em que mamãe e o bebê recebem a alta hospitalar.

Desde a década de 60, a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza a importância da realização dos programas populacionais de Triagem Neonatal, especialmente nos países em desenvolvimento, além

de criar critérios para a realização dos mesmos. No Brasil, desde 2001 foi implementado o Programa Nacional de Triagem Neonatal, onde é possível que sejam feitas a detecção – através de testes aplicados – em um grupo de indivíduos com probabilidade elevada de apresentarem determinadas patologias.

Com a implementação do Programa de Triagem Neonatal, houve a necessidade de realização de exames nos recém-nascidos. Assim, preconizou-se que os hospitais de todo o país realizem os testes da ‘Orelhinha’, do ‘Olhinho’ e do ‘Coraçãozinho’.

Com a retomada dos dois primeiros testes, a Santa Casa de Descalvado agora se prepara para voltar a fazer o teste do ‘Coraçãozinho’, programado para acontecer já a partir do mês de julho. A realização do teste havia sido interrompida em virtude da necessidade de manutenção no equipamento, que acaba de ser reparado.

TRIAGEM NEONATAL - A triagem neonatal é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas, assintomáticas no período neonatal, a tempo de se interferir no curso da doença, permitindo, desta forma, a instituição do tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação das seqüelas associadas à cada doença.

A função do teste da ‘Orelhinha’ é a de detectar deficiência auditiva nos bebês recém-nascidos. O teste é feito com equipamento especial que emite sons e verifica a resposta dos ouvidos ao estímulo. É um teste indolor que algumas vezes tem que ser repetido ou complementado. É realizado por um fonoaudiólogo e sua realização se o exame for normal assegura a mãe que o bebê não apresenta deficiência auditiva ao nascer e não por toda a vida.

Já o teste do ‘Olhinho’ consiste na verificação da coloração naturalmente vermelha do fundo do olho do recém-nascido. É um teste rápido que pode ser realizado pelo pediatra na própria Santa Casa, e a sua função é detectar doenças oculares, como a catarata congênita e o retinoblastoma (tipo de tumor ocular), porém o exame não garante que a criança seja cega.

Por fim, o teste do ‘Coraçãozinho’ é uma nova proposta de triagem neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, para a detecção de cardiopatias congênitas. Através de um equipamento especial (o oxímetro de pulso) e de forma indolor é estimada a concentração de oxigênio no sangue. Alterações podem sugerir doenças cardíacas. Deve ser realizado ainda na maternidade pelo pediatra.

*Da Assessoria Voluntária de Imprensa da Santa Casa de Misericórida de Descalvado
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

ENCAMINHADOS PARA O CDP DE SÃO CARLOS
Polícia Civil cumpre 7 mandados de prisão em Descalvado

NO TEATRO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO
"Dança Bacana" encerra atividades com apresentação artística "Volta ao Mundo"

QUINTAL IGUATEMI FÉRIAS
Iguatemi São Carlos promove atividades gratuitas para as crianças nas férias

CAMPANHA DE VACINAÇÃO PRORROGADA ATÉ 7 DE JULHO
Descalvado registra o primeiro caso de gripe H3N2; mulher de 59 anos está em estado grave

REAJUSTE DE 3,59%
Pedágios de SP ficarão mais caros a partir deste sábado
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"