28/11//2013 (21h37) - Atualizado em 29/11/2013 às 7h12

ELEIÇÕES 2013

Vídeo forjado e postado nas redes sociais tenta prejudicar candidato na reta final da campanha eleitoral

Um vídeo forjado e postado no Facebook no começo da tarde desta quinta-feira, dia 28, infelizmente acabou com o clima de tranquilidade e de respeito - tanto para com os adversários quanto para com o eleitor -, e que até então nos dava mostras de que diferentemente do que ocorreu na campanha eleitoral do ano passado, desta vez poderíamos ter a chance de testemunhar uma campanha limpa por parte dos adversários políticos.

Infelizmente, ao que tudo indica, uma tentativa desesperada por parte de alguns membros de uma equipe de campanha adversária, forjaram de forma baixa e apelativa a gravação e a postagem de um

vídeo nas redes sociais, tentando imputar à dois cidadãos (que no momento da gravação exibida nada tinham haver com campanha eleitoral) e também ao candidato de Luiz Carlos Viana (PPS), a prática de crime eleitoral através de uma suposta compra de votos.

O vídeo forjado mostra o representante de um escritório de advocacia fazendo um acerto de contas (de cunho estritamente trabalhista) à um ex-funcionário de um de seus clientes. Na postagem feita pelo Facebook, o autor da armação diz que no vídeo exibido há uma suposta compra de voto. Vale ressaltar que o vídeo não possui áudio e aparentemente foi gravado por alguém que está dentro de uma residência.

A gravação postada no Facebook nesta tarde, mostra o profissional autônomo Odair José Venâncio, de 36 anos, em uma conversa com o motorista de caminhão de lenha, Alessandro Donizetti Tavares. A conversa transcorre próximo ao carro de Odair, estacionado defronte à uma residência da Rua Cel. Rafael Tobias. Segundo Odair, Alessandro é um ex-funcionário de um cliente do seu escritório de advocacia, localizado a poucos metros do local onde o vídeo foi gravado, e o encontro na verdade se tratava do pagamento de um acerto extra-judicial, e onde o motorista recebe a quantia de R$ 472 reais em espécie, referente à uma parcela do acordo.

Ainda segundo Odair, o encontro ocorreu naquele local, visto que ele encontrou Alessandro momentos após fechar e deixar o seu escritório. Por estar de posse do dinheiro e dos documentos que eram do interesse de Alessandro, a conversa acabou ocorrendo ali mesmo, junto ao seu automóvel.

Espantado com a notícia de que a sua conversa estritamente profissional havia sido gravada e veiculada nas redes sociais na tarde desta quinta-feira, ferindo segundo ele, a sua privacidade e a de Alessandro, e principalmente, tentando forjar uma situação que atinge diretamente o candidato que publicamente ele apóia, Odair disse já ter uma suspeita sobre a autoria da suposta armação política, e que deverá acionar judicialmente todos os responsáveis pela postagem que o expôs gratuitamente e de forma difamatória.
 
Postagem essa aliás que o DESCALVADO NEWS verificou ter partido de um perfil falso do Facebook - os conhecidos "fakes". De acordo com o levantamento realizado, o perfil responsável pela postagem original do vídeo - que maliciosamente inicia-se com a frase "DINHEIRO VIVO" - chama-se "Larah Kelly", e foi criado no último dia 24 de novembro, justamente três dias após a gravação do vídeo de Odair e Alessandro.

A confirmação de que trata-se de uma armação muito mal planejada, veio com a pesquisa da foto utilizada para ilustrar o falso perfil. Na verdade, a foto utilizada pertence à uma moradora da cidade de Belo Horizonte, cujo primeiro nome é 'Alejandra'. A constatação pode ser feita por qualquer pessoa através dos mecanismos de buscas por imagem do Google, provando que a conta do Facebook na verdade se trata de uma pessoa que não existe.
 

De acordo com Odair Venâncio, que é proprietário de um escritório de advocacia, a gravação foi feita no dia dia 21 de novembro [três dias antes do perfil falso ser criado no Facebook]. Odair conta que após fechar o seu escritório, encontrou Alessandro próximo ao local, sendo que o cliente estaria aguardando um pagamento proveniente de um acordo extra-judicial. Após efetuar o pagamento próximo ao seu veículo e o cliente conferir a quantia recebida e assinar o recibo, ambos foram embora.

Perguntado sobre o que ele achou de ser envolvido em uma postagem que supostamente o incrimina pela prática de crime eleitoral, Odair disse: "A única coisa que a gente pode notar aí é que há um desespero dos outros candidatos, que procuram de toda forma imputar uma coisa que não existe."

Ainda na tarde desta quinta-feira, Odair compareceu à Delegacia de Polícia e registrou um Boletim de Ocorrência, informando a respeito da postagem do vídeo que o acusa de ser marqueteiro de campanha política e de comprar votos para um candidato. De acordo com o que foi relato no boletim de ocorrência, o vídeo foi feito de forma clandestina, sem direito de divulgação de imagem por parte das vítimas.

ALESSANDRO - Nossa reportagem também esteve na residência do motorista envolvido no vídeo forjado e postado na internet. Alessandro Donizetti Tavares foi acusado na postagem do Facebook de ter aceitado dinheiro para votar no candidato indicado por Odair. Muito nervoso por ter sido envolvido na falcatrua, Alessandro disse que apenas estava recebendo um acerto de trabalho e que nada tem haver com política.

Em tom de desabafo, Alessandro comentou que está cansado de política e de ver como a cidade está abandonada: "Quando chega nessa época de eleição, esses 'filho da p...' vem tudo querendo agradar a gente! E aí vem uns 'cara' tudo de fora e envolve a gente nessa sujeirada toda" contou o motorista em tom de muita irritação.

Perguntado se ele sabe quem seria o autor da gravação que o envolveu na armação política, Alessandro não se intimidou: "Claro que eu sei! E pode apostar que eu vou pegar ele! Eu conheço a cara dele certinho. Ele anda com uma Montana vermelha do 'P....' pra cima e pra baixo". O motorista de caminhão de lenha também contou que logo após receber a parcela do seu acordo extra-judicial [ainda resta mais uma parcela] das mãos de Odair, dirigiu-se até seu o caminhão que estava estacionado e onde a esposa o aguardava, momento em que segundo ele, chegou o suposto autor da gravação com um celular nas mãos perguntando sobre o dinheiro que ele tinha acabado receber, e se Alessandro estaria disposto a ajudar o candidato para o qual ele trabalha e apóia. Estranhando a atitude do desconhecido, a esposa de Alessandro percebeu que o homem poderia estar gravando tudo, e disse que o marido é um trabalhador honesto e não se envolve em assuntos relacionados à política.

Muito inconformado de ter sido acusado pelo perfil falso do Facebook de ter vendido seu voto a troco de dinheiro, Alessandro exibiu o recibo no valor de R$ 472 reais que comprova o que ele e Odair disse à reportagem do DESCALVADO NEWS: "Tá aqui o porque de eu ter recebido aquele dinheiro. É o suor do meu trabalho. Ninguém paga minhas contas não!" desabafou ele.

"Vamos entrar com uma ação e o cara que ele 'tá' trabalhando vai ter que pagar por isso! Ele é responsável por ter me metido nessa arapuca e eu não vou deixar barato isso" finalizou Alessandro.

COLIGAÇÃO PELO BEM DE DESCALVADO - Em contato com a assessoria jurídica da coligação "Pelo Bem de Descalvado", do candidato Luiz Carlos Viana, principal alvo do vídeo forjado, fomos informados de que todas as medidas cabíveis a respeito da armação política já estão sendo tomadas, e que algumas denúncias já informaram sobre os autores da ação difamatória.

Segundo a assessoria do candidato, esse tipo de armação deixa bem claro à toda a população descalvadense o que certas pessoas envolvidas em campanhas de adversários são capazes de promover.

Em uma postagem na página oficial da campanha do candidato Luiz Carlos Viana pelo Facebook, foi publicado o seguinte texto:

"Mais uma vez, as pessoas mal-intencionadas que estão contaminando a nossa cidade com mentiras e baixarias tentaram prejudicar a campanha de LUIZ CARLOS Viana 23, que é limpa, honesta e de propostas concretas Pelo Bem de Descalvado.
Desta vez, é um vídeo ridículo. Para falar a verdade, o material é "mequetrefe" mesmo. Nem som tem. E cadê o LUIZ CARLOS nas imagens? 
As pessoas que aparecem no vídeo não têm nenhum envolvimento com a coligação Pelo Bem de Descalvado, de LUIZ CARLOS Viana e ANCETTI, nem trabalham na campanha 23.
Além disso, vamos ser lúcidos e honestos, definitivamente ninguém nas imagens está vendendo ou comprando qualquer coisa, muito menos votos."
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Vídeo forjado e postado nas redes sociais tenta prejudicar candidato na reta final da campanha eleitoral
Além de Descalvado, mais onze municípios brasileiros irão às urnas no domingo
Câmara emite comunicado oficial informando que o veto ao projeto de lei que tentava proibir campanha eleitoral está mantido
Juiz Eleitoral mantém candidatura de Henrique, mas exclui PDT da Coligação
Prefeito Interino veta o polêmico projeto que tentava proibir a propaganda eleitoral
Imprensa regional destaca nova corrida eleitoral em Descalvado
Primeira semana de campanha foi tímida
EPTV abre espaço aos 5 candidatos de Descalvado
Após 46 horas e muita discussão, projeto que proíbe materiais de campanha é aprovado
Campanha já inicia com polêmica
Candidatos já estão liberados, a partir de hoje, para a campanha eleitoral
Descalvado News lança seção especial com a cobertura completa da Eleição Suplementar 2013
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"