06/04/2014 (20h27)

De volta às competições, Reinaldo Colucci sente o ritmo forte e não consegue terminar o Ironman 70.3 Brasília

Há quase oito semanas afastado de competições devido a uma lesão, triatleta descalvadense chegou a comandar o ritmo forte durante a etapa de natação, mas abandonou a prova durante o ciclismo.


Mirinda Carfrae e Tim Don venceram em Brasília
O britânico Tim Don e a australiana Mirinda Carfrae foram os grandes campeões do Ironman 70.3 Brasília, competição realizada neste domingo (6) no Lago Paranoá. Os atletas utilizaram suas fortes corridas para vencer no Distrito Federal. Os melhores brasileiros do dia foram Igor Amorelli e Carol Furriela, com o 3º e 2º lugar, respectivamente.

Antes da prova, o descalvadense Reinaldo Colucci - que estava afastado das provas após um período de quase oito semanas tratando de uma lesão no tendão calcâneo direito - falou das suas expectativas para a competição: “Apesar de ainda não estar 100% da

minha forma física, eu pretendo me aproveitar do altíssimo nível que o evento apresenta para ganhar ritmo competitivo novamente, principalmente na etapa da natação e ciclismo, em que me considero em melhores condições no momento. Esta prova nunca esteve no meu foco deste ano, porém acredito que ela irá somar bastante na minha preparação para competir a WTS de Londres, no dia 31 de maio, onde iniciarei minha corrida em busca da vaga para a minha terceira Olimpíada", disse o triatleta do Sesi.

Mesmo começando bem a prova, o atleta de Descalvado não conseguiu manter o ritmo e acabou saindo da disputa. O atleta olímpico e ex-campeão mundial da ITU, Don se manteve na frente por quase toda a prova. Na etapa da natação, ele e Reinaldo Colucci comandaram o ritmo intenso. No ciclismo, Timothy O’Donnell (EUA) e Santiago Ascenço fizeram um bom trabalho para encontrar nos primeiros. Ao fim da primeira volta, eles estavam com os líderes em um grupo que incluiu ainda Adriano Sacchetto, Fabio Carvalho, Edivânio Monteiro e Pieter Heemery.

No fim da segunda volta das três de ciclismo, Colucci e Fabio acabaram saindo da prova. Pouco depois, foi a vez de Santiago Ascenço atacar, tentando quebrar o grupo. Após a manobra do brasileiro, ficaram isolados na frente, além de Santiago, Tim Don, Igor Amorelli e Timothy O’Donnell. Igor colocou a cara no vento e escapou do grupo na volta final.

Igor Saiu para correr com uma pequena vantagem sobre o trio de perseguidores, mas, passada a passada, Tim Don tirava a diferença até assumir a ponta na primeira volta dos 21km de corrida. O ex-campeão mundial não deixou nenhum outro atleta se aproximar, até cruzar a linha em primeiro lugar, com 3:46:54. O segundo lugar foi Timothy O’Donnell, que deixou Igor Amorelli, o melhor brasileiro do dia, em terceiro lugar. Santiago Ascenço foi o quarto e Guilherme Manocchio, que ganhou diversas posições na corrida, completou o pódio.

Entre as mulheres, como esperado, Stevens já saiu na frente dos 1.900m de natação. No ciclismo, ela seguiu dominando, mesma estratégia que usou para vencer a prova na capital em 2013. Com os pés no chão e 3 minutos de vantagem, ela tinha árdua tarefa de se defender da grande corredora Mirinda Carfrae, campeã mundial de Ironman; e da brasileira Carol Furriela.

Com a corrida arrasadora de sempre, Mirinda foi em busca de Amanda, assumindo a ponta já na primeira volta. A partir daí, a australiana flutuou pelas ruas de Brasília até passar pelo pórtico na primeira colocação, com 4:15:00 no cronômetro. A brasileira Carol Furriela, com uma excelente corrida, conseguiu ultrapassar Amanda Stevens e conquistar, pelo segundo ano consecutivo, o vice-campeonato. Com o sorriso de costume, Amanda foi a terceira, seguida da chilena Valentina Carvallo e da brasileira Vanessa Gianinni.

Além da elite, mais de 1.000 atletas amadores de 16 países coloriram o Planalto Central em busca das 35 vagas para o Mundial de Ironman 70.3, que acontece em Mont-Tremblant/Canadá, no próximo dia 7 de setembro. Para muitos atletas, o evento também foi o último teste de competição antes do Ironman Brasil, que será realizado em Florianópolis/SC, no dia 25 de maio. Atletas da Alemanha, Armênia, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, França, Grã Bretanha, Peru, Polônia, Paraguai e Uruguai estiveram presentes. O Brasil, como não poderia deixar de ser, teve a maior delegação, com 1.046 atletas, seguido pelo Chile, com 11, Argentina, com nove, Paraguai, com oito, e Estados Unidos, com 7.

Desde a primeira edição, o Ironman 70.3 no Brasil foi disputado em dois locais, Brasília e Penha (SC). Os brasileiros subiram ao topo do pódio nove vezes, três no masculino e seis no feminino, sendo que em duas oportunidades venceu em ambas. A relações de vencedores é a seguinte:

2006/DF – Oscar Galindez (ARG) 04:04:44 e Fernanda Keller (BRA), 04:38:50
2007/DF – Paulo Miyasiro (BRA), 04:06:34 e Carla Moreno (BRA), 04:38:13
2008/SC – Oscar Galindez (ARG), 03:54:23 e Mariana Ohata (BRA), 04:25:34
2009/SC – Santiago Ascenço (BRA), 03:47:08 e Vanessa Gianinni (BRA), 04:29:34
2010/SC – Ezequiel Morales (ARG), 03:52:17 e Vanessa Gianinni (BRA), 04:22:21
2011/SC – Adriano Sacchetto (BRA), 03:49:52 e Susana Festner (BRA), 04:18:35
2012/SC – Terenzo Bozzone (NZL), 03:52:53 e Valentina Carvalho (CHL), 04:37:20
2013/DF – Jérémy Jurkiewicz (FRA), 03:52:40 e Amanda Stevens (EUA), 04:20:55
2014/DF – Tim Don (GBR), 03:46:54 e Mirinda Carfrae (AUS), 04:15:00

*Com informações de Mundo Tri - Foto: Fábio Falconi
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

De volta às competições, Reinaldo Colucci sente o ritmo forte e não consegue terminar o Ironman 70.3 Brasília
Descalvado buscara o tricampeonato na 18ª edição da Taça EPTV de Futsal
Descalvadenses conquistam ótimos resultados na 3ª Copa Regional de MTB
Equipe descalvadense faz ‘bonito’ no 18º Jori em Lençóis Paulista
Descalvado enfrenta Lençóis Paulista na decisão do vôlei masculino dos Jogos Regionais dos Idosos
Hidroginástica: Secretaria Municipal de Esportes abre inscrições para novos horários
Equipes 'Sub-15' e 'Sub-20' da Selt/CME disputam amistosos contra os times do Guarani F.C.
Descalvado marca presença em prova de pedestrianismo na cidade de Itu
Ciclismo de Descalvado tem bom desempenho em Itapira
Palmeiras arranca empate do Corinthians no final do segundo tempo
Reinaldo Colucci e Carla Moreno levam o favoritismo em uma das mais importantes provas do calendário nacional
Santos goleia Corinthians na Vila Belmiro: 5 a 1
Secretaria de Esportes abre inscrições para Futebol de Areia 2014
Reinaldo Colucci vence pela quarta vez o Ironman 70.3 no Chile e faz história
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"