Início


04/12/2012
(19h55) - Atualizado às 22h50

Descalvado sobe 569 posições no ranking nacional da FIRJAN
e ocupa a 82ª posição estadual

Índice Firjan de Desenvolvimento Nacional recoloca a cidade entre as melhores do país
 

Criado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para acompanhar a evolução socioeconômica dos 5.565 municípios brasileiros, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) revelou, em sua quinta edição, divulgada ontem, dia 03, que entre 2000 e 2010, mais que dobrou a quantidade de cidades brasileiras em patamar moderado de desenvolvimento. Nesse período, a participação de municípios na faixa moderada subiu de 30,1% (1.655 municípios) para 61% (3.391 municípios). No mesmo período, também caiu a presença de cidades na categoria de baixo desenvolvimento: de 18,2% (1.005 municípios) em 2000 para 0,3% (seis municípios). Embora continue pequeno, o número de cidades com patamar de alto desenvolvimento registrou crescimento expressivo. Passou de 19 cidades em 2000 para 328 cidades em 2010.


Em 2012, os dados oficiais mais recentes disponíveis são de 2010, o que possibilitou uma análise detalhada das transformações sociais que marcaram o Brasil na primeira década dos anos 2000. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento.

De leitura simples, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.

O IFDM é um estudo anual que acompanha o desenvolvimento de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três diferentes áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

DESCALVADO

No relatório divulgado ontem, o município de Descalvado foi incluído na seleta lista de cidades brasileiras com alto índice de desenvolvimento. A cidade ocupa agora a posição de número 117 no ranking nacional e a 82ª posição no ranking estadual. No ano passado, o relatório divulgado foi alvo de enorme repercussão e recebido de forma negativa devido a uma acentuada queda nas posições dos rankings nacional e estadual, chegando a ocupar as posições de números 686 e 324 respectivamente. Com os resultados divulgados nesta última segunda-feira, dia 3 de dezembro, o município reconquista a sua posição de cidade altamente desenvolvida, atingindo o IFDM de 0,8528 pontos, muito próximo ao seu melhor resultado já conquistado, que no ano de 2005 foi de 0,8745 pontos. Nos últimos quatro anos consecutivos (2006, 2007, 2008 e 2009) a cidade vinha perdendo posições no ranking de município mais desenvolvidos.

A nível de comparação, o município de São Paulo, que ocupa a 32ª posição no ranking nacional e a 29ª posição no ranking estadual, possui índice de 0,8969 pontos, número bem próximo ao conquistado por Descalvado. De acordo ainda com o ranking nacional divulgado ontem, o município ficou à frente de muitas cidades da nossa região, tais como Leme (161º), Pirassununga (148º), Santa Rita do Passa Quatro (677º) e até mesmo a frente de municípios maiores do interior paulista, como Franca (121º), Jaú (153º) e Sertãozinho (154º).

Ainda segundo o relatório, com relação as áreas de educação e saúde, no ano de 2010 Descalvado apresenta índices de alto desenvolvimento (superiores a 0,8 pontos), e no quesito emprego e renda, a cidade obteve um índice de desenvolvimento moderado (entre 0,6 e 0,8 pontos).

Por fim, o relatório classifica Descalvado entre as melhores cidades com desenvolvimento do país, onde de acordo com a distribuição dos municípios brasileiros por intervalos de classificação (baixo, regular, moderado e de alto desenvolvimento), a cidade está entre os 5,4% municípios brasileiros com alto desenvolvimento conforme os dados apurados no ano de 2010, saltando direto da classificação de municípios com desenvolvimento moderado e divulgado no ano passado, na qual representava 22,6% dos municípios brasileiros.

Clique para imprimir esta notícia

Descalvado sobe 569 posições no ranking nacional da FIRJAN e ocupa a 82ª posição estadual
Vereadores eleitos serão diplomados na quinta-feira
Ambulatório de Oftalmologia de São Carlos realizou último mutirão de cirurgia de catarata do ano
Deputado Newton Lima recebe título de
Cidadão Honorário de Descalvado
Farmácia Descalvado promove a campanha "Natal Premiado"
Capotamento na SP-215 pode ter sido causado por briga de casal
Descalvado realiza programação para a 3ª Virada Inclusiva
Estudantes de jornalismo produzem documentário sobre Nhô Totico
Com previsão de encerramento no próximo dia 15 de dezembro, safra da cana deve crescer 5% sobre a produção do ano passado
Polícia prende 14 pessoas e apreende 450 toneladas de açúcar desviadas no porto de Santos
Investimentos na região tem contribuído com o crescimento de algumas cidades, segundo levantamento da SEADE
163ª Subseção da OAB elege seu presidente nesta quinta-feira
Desde o último sábado, dia 24, passagens de ônibus intermunicipais estão mais caras
INSS começa a pagar segunda parcela do 13º salário
Imposto deve ficar em média 8,56% mais barato em relação a 2012
Acidente com trator tira a vida de trabalhador de 19 anos
 
         
  [editoriais] Empresarial Moda & Estilo  
  Espaço Internauta Eleições 2012 Culinária  
  Política Seus Direitos [serviços]  
  Polícia Animais & Pet Classificados  
  Educação Veículos Achados & Perdidos  
  Trânsito Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Noticias Happy Hour Fale Conosco  
  Esportes Saúde Horoscopo  
  Cotidiano Sua Casa [redes Sociais]  
  Economia Região Youtbube  
  Entrevistas Tecnologia Twitter  
  Perfil Religião Facebook  
         

© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"