Início


31/12/2012
(12h22) - Atualizado às 15h41

Pela primeira vez na sua história, Descalvado poderá não ter um Prefeito Municipal

A menos de 24 horas da posse, Justiça Eleitoral ainda não informou oficialmente à Câmara Municipal sobre a vacância dos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito. Caso o legislativo não receba o ofício até as dez horas da manhã do dia 1º de Janeiro, Procurador Geral do Município será o novo responsável pela administração municipal

1º de Janeiro de 2013 poderá ser uma data que entrará para a história política descalvadense. Marcada inicialmente para dar posse aos novos membros do legislativo e do executivo municipal, a data poderá simbolizar o fiasco político que se tornou o pleito eleitoral de 2012.

Pela primeira vez em sua história, e apenas ha um dia da sessão de instalação, a Câmara Municipal de Descalvado ainda não sabe ao certo como deverá ser a solenidade da posse. Isso porque a Justiça Eleitoral ainda não se manifestou oficialmente a respeito da vacância dos cargos de prefeito e vice-prefeito municipal. Sem este trâmite, o legislativo não poderá empossar, nem mesmo de forma interina, qualquer pessoa para ocupar os cargos vagos. O site DESCALVADO NEWS obteve com exclusividade a informação

de que a Justiça Eleitoral, por intermédio do Dr. Paulo Cesar Scanavez da comarca de São Carlos e substituto do Dr. Rafael Pinheiro Guarisco durante o recesso do judiciário, deverá enviar ao legislativo por volta das 9h00 da manhã do dia 1º, a decisão a respeito da vacância dos cargos de prefeito e vice-prefeito municipal. Mesmo sendo muito remota, ainda existe uma pequena possibilidade de que seja proferida decisão para que se dê posse a Luís Antônio Panone e Antonio Carlos Reschini, que ainda tentam recursos junto ao TRE com este propósito.

A SESSÃO DE INSTALAÇÃO E A POSSE DOS VEREADORES E DO PREFEITO

A cada 4 anos, o dia primeiro de janeiro é a data na qual o legislativo municipal se reúne em sessão solene, convocando toda a população descalvadense para empossar os vereadores, o prefeito e o vice-prefeito eleitos nas últimas eleições municipais. Isso é o que normalmente ocorre desde as eleições realizadas após o período do Estado Novo (Era Vargas) no ano de 1948, quando Dr. Laurival Laércio Gabrielli foi empossado Prefeito Municipal juntamente com os demais vereadores eleitos na época, através do atual regime democrático.

A sessão deste dia 1º de janeiro será presidida pelo vereador Henrique Fernando do Nascimento, eleito vereador pelo PMDB com o maior número de votos no pleito do último dia 7 de outubro. Com início previsto para as 10h00 da manhã, a sessão solene de instalação da 16ª legislatura dará a posse aos 11 vereadores eleitos. A título de curiosidade, a cidade fica sem nenhuma autoridade empossada (vereador, prefeito e vice-prefeito) das zero horas até as dez da manhã do dia primeiro de janeiro.

Normalmente nas sessões solenes de instalação, e já na seqüência da posse dos vereadores, é realizada também a posse do prefeito e vice-prefeito municipal. Neste caso, de forma atípica, e por ainda não ter recebido nenhum comunicado da justiça eleitoral, podem ocorrer as seguintes situações:

1) A MAIS PROVÁVEL: A justiça eleitoral informa à Câmara Municipal, às 9h00 da manhã, como previsto, que há a vacância dos cargos de prefeito e vice-prefeito municipal. Após a posse dos vereadores, a sessão é interrompida para a eleição da nova mesa diretora do legislativo e em seguida, o presidente eleito será empossado para exercer a função de Prefeito Municipal nos termos do artigo 71 da Lei Orgânica do Município, que automaticamente passa a gozar de todos os direitos que o cargo de chefe do executivo possui, pelo tempo que for necessário. Já o vice-presidente do legislativo assume como novo presidente da Casa da Democracia, pelo tempo em que o titular ocupar o cargo de prefeito. Após o discurso dos empossados, a sessão é encerrada;

2) A MENOS PROVÁVEL: A justiça eleitoral informa à Câmara Municipal, às 9h00 da manhã, como previsto, que deverão ser empossados os candidatos eleitos com 100% dos votos válidos para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito Municipal. Após a posse dos vereadores, Panone e Becão também serão empossados. Em seguida ocorre a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal e na seqüência ocorre o discurso de todos os empossados. Terminados os discursos, a sessão é encerrada;

3) A MAIS REMOTA: A justiça eleitoral não envia à Câmara Municipal, até as 10h00 da manhã, quaisquer orientações referente à posse ou não dos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito Municipal. Após a posse dos vereadores, a sessão é interrompida para a eleição da nova mesa diretora do legislativo. Na seqüência, ocorrem os discursos dos empossados e a sessão é encerrada. Neste caso, conforme preconiza o artigo 73 da Lei Orgânica do Município, o Procurador Geral do Município é quem responderá legalmente pelo expediente da Prefeitura Municipal até que se tenha um posicionamento da justiça eleitoral, para então, em uma nova sessão, a Câmara Municipal possa dar posse ao cargo de prefeito.

ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE DO LEGISLATIVO

Em meio a toda esta indefinição, e ainda durante a sessão solene de posse, ocorrerá a eleição para a composição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Descalvado, definindo o novo presidente do legislativo que poderá assumir o cargo de prefeito municipal já no dia 2 de janeiro. Esta será a primeira vez na história que um presidente do legislativo assumirá o cargo de chefe do executivo. Também serão eleitos os vereadores que ocuparão os cargos de vice-presidente, primeiro e segundo secretários.

Depois de várias especulações e muitas reuniões que agitaram os bastidores da política descalvadense, com acusações de traição, compra de votos envolvendo grandes quantias de dinheiro, da criação de "mensalinhos" (em uma analogia ao maior esquema de corrupção julgado no país e conhecido como mensalão), da doação de imóveis e do loteamento de cargos e empregos públicos, dois nomes estão no páreo dessa disputa presidencial: Edevaldo Guilherme, do PMDB e Ricci, do PP.

No dia 14 dezembro, o site DESCALVADO NEWS publicou matéria informando que a formação de um novo grupo político composto pelos seis novos vereadores estreantes, dentre eles a vereadora Paula Peripato, única mulher eleita para a próxima legislatura, haviam declarado apoio ao vereador Sebastião José Ricci para ocupar o cargo de presidente do legislativo. Ainda segundo a informação que recebemos de alguns membros desse grupo, o apoio aconteceu de forma espontânea e unânime, que ao analisaram o nome e a experiência política de Ricci e da sua disposição em servir ao novo grupo político, apoiando inclusive o surgimento de novas lideranças, também se comprometeu com uma administração participativa de todos caso venha a ocupar o cargo de prefeito interino. A edição de número 83 do Jornal Folha de Descalvado, publicada em 15 de dezembro, também trouxe em destaque a foto de todos os membros deste novo grupo, que naquele momento demonstraram seu apoio à Ricci.

Para alguns especialistas em política, a divulgação antecipada deste acordo foi um erro estratégico que não poderia ter ocorrido. Sem perder tempo, o grupo que estava em minoria tratou de correr atrás do prejuízo e após várias tentativas, conseguiu persuadir ou convencer o Pastor Adilson Gonçalves (PSC) a trocar o seu o apoio político. Durante a semana passada, diversas especulações a respeito da veracidade ou não desta informação, e também dos motivos que o levariam a esta possível troca, foi o principal assunto da cidade, principalmente nas redes sociais. Porém, Adilson Gonçalves não foi encontrado para se manifestar sobre o assunto e neste domingo, dia 30, em nota aparentemente assinada pelo mesmo, veio a confirmação da troca do seu apoio ao grupo de vereadores que estiveram ao lado do candidato José Carlos Calza, do PSDB, na campanha eleitoral deste ano. Ainda em sua nota, o vereador sinaliza que deverá ser o candidato à vice-prefeito ao lado de Henrique, numa possível nova eleição para prefeito. Se isso se confirmar, mais uma vez Pinho da Cabana pode estar sendo esquecido e deixado de lado pelo grupo que ele se dedicou e lutou durante toda a campanha eleitoral deste ano, uma vez que Calza já vêm declarando para algumas pessoas que deverá apoiar Henrique Nascimento em uma nova eleição municipal.

Já há, inclusive nas redes sociais, a circulação de fotos de pessoas ligadas à então candidatura de Calza e que nitidamente usam veículos de informação para a manipulação de notícias, gesticulando o número "15" (número que representa a legenda do PMDB e na qual Henrique é filiado), em uma clara demonstração do que a população deve esperar e acompanhar novamente, em caso de nova eleição municipal. Essa afirmação é mais do que comprovada pela reportagem publicada no site DESCALVADO NEWS (relembre o caso) e também pela nota oficial de esclarecimento da Câmara Municipal (clique aqui), onde o vereador Luiz Carlos Vianna foi alvo de acusações sem qualquer fundamento jornalístico. Luiz Carlos é um dos nomes cogitados para concorrer ao cargo de prefeito caso venha ocorrer novas eleições.

O vereador eleito pelo PPS, Argeu Reschini, que também foi alvo de especulações nas redes sociais com boatos de que também ele havia trocado o seu apoio, disse em conversa ao DESCALVADO NEWS na última sexta-feira, dia 28, no prédio da Câmara Municipal, não serem procedentes estes rumores. Argeu negou a troca de apoio, confirmando que mantêm seu voto em Ricci, conforme já havia anunciado anteriormente. O vereador também disse ter sido procurado por diversas pessoas do grupo adversário, mas que se manteve firme no propósito de compor com o novo grupo que se formou, atendendo, segundo ele, o principal propósito de renovação amplamente divulgado durante a sua campanha e a dos seus demais pares.

Com tudo isso, e se não houver mais nenhuma surpresa, acordos ou ofertas tentadoras de última hora, é provável que Ricci obtenha os seis votos necessários a seu favor na eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal, que ocorrerá durante a solenidade de posse a partir das 10h00 da manhã desta terça-feira. Ainda assim, o vereador Edevaldo Guilherme se mantêm firme na disputa, bastando apenas para a vitória a conquista de mais um voto para reverter essa desvantagem. No caso de empate, já que existe a possibilidade de alguém votar em si mesmo, em outro nome ou em branco, assume o vereador com maior idade, que neste caso, é o vereador Sebastião José Ricci.

Clique para imprimir esta notícia

Pela primeira vez na sua história, Descalvado poderá não ter um Prefeito Municipal
Mãe e filha ficam feridas em acidente na SP-215
Parceria com o poder público poderá criar parque tecnológico em Descalvado
Polícia Federal ganha novo espaço em São Carlos
Cinco descalvadenses levarão o nome da cidade em uma faixa, na tradicional corrida da São Silvestre, dia 31, em São Paulo
Cerca de 600.000 veículos deverão passar pelas rodovias da região neste feriadão
Folha de São Paulo destaca fazendas históricas paulistas
Instituto Biológico completou 85 anos garantindo a segurança no agronegócio
Levantamento do CIESP aponta que dois mil empregos foram gerados pela indústria da nossa região em 2012
Com reajuste de 9%, salário mínimo será de R$ 678,00
Nova regulamentação da Lei Seca resulta na primeira prisão em São Carlos
Polícia Civil de Porto Ferreira prende o pai suspeito de abusar da filha por mais de 10 anos
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Classificados  
  Política Animais & Pet Achados & Perdidos  
  Polícia Veículos Previsão do Tempo  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [redes Sociais]  
  Entrevistas Religião Youtbube  
  Perfil Moda & Estilo Twitter  
    Culinária Facebook  
         

© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"