Início


04/11/2012
(12h38)

ENEM 2012

Estudantes iniciam segundo dia de provas do
Exame Nacional do Ensino Médio

A partir das 13h00, candidatos enfrentam mais cinco horas e meia de provas para responder questões e redigir suas redações. Cerca de 5,8 milhões de estudantes se inscreveram para o exame.
 

A partir das 13h00 começa o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Neste domingo, os candidatos têm cinco horas e meia para responder as questões de matemática e português. Além disso, os candidatos farão a redação , que está no topo das preocupações dos participantes por representar 50% da nota total. Cerca de 5,8 milhões de estudantes se inscreveram para o exame em todo o país.

Ontem, os candidatos tiveram quatro horas e meia para responder a perguntas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O primeiro dia foi marcado, entre outras coisas, por candidatos que divulgaram imagens do cartão de respostas na internet a partir de fotos tiradas com telefone celular. Segundo o MEC, 37 pessoas foram desclassificadas por causa dessa prática.


Foram registrados três casos isolados de queda de energia elétrica. A organização do Enem afirma que a luz foi prontamente restabelecida e o problema não prejudicou a realização das provas. Um dos apagões durou cerca de 20 minutos, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Nos estados que não têm horário de verão neste ano, muitos candidatos se confundiram com a hora de início da prova (13h de Brasília) e acabaram por chegar atrasados. "Mas não é até as 13h?", questionou uma candidata que foi embora irritada em Fortaleza. Outros foram os motivos para os atrasos - o trânsito e a distância do local de prova entre eles. Em pelo menos um caso, também em Fortaleza, uma candidata foi assaltada e não pode entrar porque o ladrão levou seus documentos.

Para fazer a prova deste domingo, é necessário apresentar um documento de identificação original com foto, que pode ser a carteira de identidade; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; Carteira de Trabalho e Previdência Social; certificado de reservista; passaporte; ou carteira de habilitação com foto. Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar boletim de ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da prova. 

REDAÇÃO

No Enem de 2011, o tema da redação foi "Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado". A proposta foi bem recebida pelos estudantes, já que a internet e as redes sociais fazem parte do universo da maioria dos jovens. No entanto, erros na correção provocaram reclamações de candidatos, que chegaram a entrar na Justiça para ter suas notas revistas.

Para evitar novos problemas em 2012, o Ministério da Educação (MEC) decidiu que se houver uma discrepância maior do que 200 pontos na nota atribuída por cada um dos dois avaliadores, a redação será corrigida por uma terceira pessoa. Até 2011, a divergência precisava ser superior a 300 pontos - em uma escala de 0 a 1 mil. Se esta terceira pontuação continuar discrepante em relação às demais, uma banca composta por três examinadores atribuirá a nota final. Além disso, o número de corretores teve um aumento de 40%.

O ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

As provas deste ano começaram a ser aplicadas ontem em todo o País. No primeiro dia, o candidato resolveu questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Hoje serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização.

O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos. O gabarito do Enem tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

DESCALVADO

Cerca de trezentos estudantes descalvadenses devem prestar o ENEM neste ano. No primeiro dia do exame, a grande maioria destes estudantes optaram por chegar bem cedo nos locais de realização das provas. O portal G1/São Carlos entrevistou algumas estudantes de Descalvado no primeiro dia de provas. As quatro amigas foram juntas para fortalecer o grupo que guardavam escondido um pouco de nervosismo pela prova.

“O maior medo é chegar na hora não saber nada, cair tudo diferente do que a gente estudou”, confessou Marcele Miguel Pitarello Moreira, de 18 anos. Ela quer prestar odontologia em Descalvado e pretende conquistar muitos pontos com o ENEM. A expectativa dela é compartilhada por duas das outras amigas. “É verdade, eu tenho medo que o nervosismo atrapalhe na hora de fazer a prova”, confirmou a amiga Marcela Moreira que está em dúvida entra estudar Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil também em Descalvado. Já a estudante Mariana Villa Romantini, de 18 anos, quer prestar matemática na UFSCar e está preocupada com a falta de relógio na prova. “No ano passado não podia fazer e ficar sem ele me dá mais ansiedade. Como a prova é extensa, fico preocupada com o tempo”, justificou.


Foto: Suzana Amyuni/G1

Mariana Ruiz, que pretende entrar na UFSCar ou na UNESP para fazer Ciências Sociais, está ainda no segundo ano do ensino médio e disse que a única ansiedade é para saber se vai conseguir ficar o tempo mínimo dentro da sala de aula. “Como é meu segundo ano, estou mais calma, não tem outras provas como o vestibular, por isso decidi prestar o Enem agora. Só quero ver quanto tempo aguento ficar na sala”, comentou.
Clique para imprimir esta notícia

ENEM 2012: Estudantes iniciam segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio

Robson Guedes garante a primeira colocação com um empate na noite de abertura do rodeio de Campo Grande (MS)
Moradores se queixam da alta temperatura
Com 7 assassinatos, madrugada do dia 31 de outubro de 2012 se torna a ocorrência policial mais violenta da história de São Carlos
Corpo de adolescente de 14 anos que nadava no Rio Mogi-Guaçu em Santa Rita do Passa Quatro é encontrado
Peregrinos descalvadenses devem concluir nesta terça-feira a terceira jornada consecutiva do "Caminho da Fé"
Novo temporal castiga a cidade e derruba um grande número de árvores em diversos bairros
SEBRAE-SP oferece oportunidade de capacitação em Descalvado
Motorista de 24 anos morre em acidente no trevo do Jardim Albertina
Unicastelo apresenta plantas e animais que causam perigo à saúde
Forte chuva que atingiu a cidade no final da tarde de terça-feira causou diversos danos
Equipe de futsal da escola "José Ferreira da Silva" é campeã de competição realizada em Araraquara
Estréia a coluna social do site DESCALVADO NEWS, com a cobertura dos principais eventos, festas e baladas da cidade
 
         
  [editoriais] Empresarial Culinária  
  Espaço Internauta Seus Direitos [serviços]  
  Política Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Trânsito Happy Hour Fale Conosco  
  Noticias Saúde Horoscopo  
  Esportes Sua Casa [redes Sociais]  
  Cotidiano Região Youtbube  
  Economia Tecnologia Twitter  
  Entrevistas Religião Facebook  
  Perfil Moda & Estilo    
         

© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"