Início


29/09/2012
(10h09)

Onda de ligações de falso seqüestro assusta a população

Uma onda de ligações simulando o seqüestro de familiares assustou os moradores de Descalvado nas últimas semanas. Somente na agência da Caixa Econômica Federal, foram detectados ao menos um caso por dia entre esta última segunda-feira, dia 24 e ontem, dia 28. Em todos os casos, os clientes do banco demonstravam apreensão e nervosismo ao se dirigir para o atendimento nos caixas de atendimento, e que graças a orientação e treinamento dos funcionários do banco, que ao perceberem a situação, conseguiram evitar que estes clientes efetuassem depósitos de valores elevados em contas de pessoas desconhecidas.

Infelizmente, o falso seqüestro é um delito que vêm sendo praticado a um bom tempo, sendo que a grande maioria das ligações são originadas por detentos de cadeias e presídios de todo o país, visto que ainda é grande a facilidade que estes marginais possuem para utilizar telefones celulares diretamente de dentro das celas.

Um dos casos que mais chamaram a atenção da população ocorreu na última quarta-feira, dia 26, quando um homem entrou em uma casa lotérica aparentando muito nervosismo, e começou a efetuar depósitos no valor de R$ 1.000,00 cada um. Os funcionários da lotérica ao perceberem que havia algo estranho, tentaram convencer a vítima de que se tratava de um golpe. Muito abalado, a vítima não permitia a aproximação de pessoas que tentavam orientá-lo ou ajudá-lo, onde ele apenas apontava para o seu telefone celular, indicando que o aparelho estava em ligação e monitorando os seus passos. Mesmo através de sinais e mensagens escritas em papel, os funcionários da casa lotérica não conseguiram impedir que a vítima efetuasse um total de oito depósitos na conta indicada pelos falsos seqüestradores. Após todo o corrido, foi possível saber que a vítima recebeu uma ligação à cobrar no telefone fixo da sua residência, por volta das 23h00 da noite anterior, e ao acreditar se tratar de um seqüestro de uma pessoa da sua família, ainda foi orientado a desligar todos os demais telefones, inclusive os telefones móveis, e passou a receber as ligações exclusivamente em seu celular, que durante toda a noite, foi sendo convencido de que tratava-se de um verdadeiro seqüestro e que ainda haviam outros bandidos vigiando seus passos. Somente após efetuar os depósitos, e com o auxílio de amigos e familiares, a vítima passou a se acalmar, sendo então possível o contato com o suposto familiar seqüestrado e que reside em outra cidade, que confirmou estar em seu local de trabalho e sequer sabendo dos fatos.

É importante frisar que todos os casos ocorreram da mesma forma, ou seja, as vítimas recebem um primeiro contato através de uma ligação à cobrar em um telefone fixo, e neste momento os bandidos tentam se passar por algum parente, que imitando a voz de alguém que está passando por um forte stress ou sofrimento, acaba convencendo a vítima de que trata-se realmente de alguém da sua família. Deste ponto em diante, a vítima do falso seqüestro passa a sofrer uma forte pressão psicológica, acreditando cada vez mais se tratar de um crime verdadeiro.

Outro caso que também chamou a atenção foi o de uma senhora, que após receber uma ligação no final da noite da última sexta-feira, dia 21, acreditou se tratar do seqüestro do seu filho que estava viajando. Os marginais passaram todo o final de semana em contato telefônico e aterrorizando a vítima, pressionando-a a não entrar em contato com a polícia ou qualquer outra pessoa. Na segunda-feira, ela depositou a quantia de R$ 3.000,00 na conta dos bandidos, e acreditando então ter conseguido a liberdade do seu filho, somente neste momento tentou um contato com ele, descobrindo tratar-se de um golpe.

Em uma rápida conversa com o gerente da agência local da Caixa Econômica Federal, Luis Raimundo Veloso, fomos informados de que estas quadrilhas são extremamente organizadas. Enquanto alguns marginais ficam ao telefone com a vítima, outros já estão monitorando as contas que receberão os depósitos, e assim que o dinheiro depositado fica disponível, imediatamente é desviado para outras contas ou utilizados para pagamentos de boletos, impossibilitando o bloqueio ou o estorno dos valores depositados. A Caixa Federal ainda orienta os clientes vítimas do golpe do falso seqüestro a procurarem a polícia imediatamente. Ainda segundo o gerente, os próprios funcionários da Caixa estão espantados com o número de casos constatados nos últimos dias.

A reportagem do DESCALVADO NEWS também esteve na delegacia de polícia e conversou com o investigador Geraldo Belli, que nos informou não ter havido nenhum registro de boletim de ocorrência de vítimas deste golpe nos últimos dias, o que leva a crer que as vítimas se sentem envergonhadas ou ainda estão muito abaladas com o sofrimento e pressão psicológicas que acabaram de ser submetidas. É importante salientar que as vítimas devem sim procurar a polícia e registrar a ocorrência, pois desta forma, é possível obter mais dados sobre este tipo de golpe, além de alertar a própria polícia para que oriente melhor a população com referência ao golpe do falso seqüestro, visto que segundo nos disse ainda o investigador, já a um bom tempo que há nenhum registro deste tipo de ocorrência aqui em Descalvado.

Clique para imprimir esta notícia

Onda de ligações de falso seqüestro assusta a população
Campanha de incentivo para adoção de cães e gatos têm surtido efeito
EPTV destaca produção do leite "Tipo A" em Descalvado
Missa e procissão com a participação de motociclistas foi destaque no último final de semana
Assalto à empresa de mineração surpreende pela ação violenta de bandidos
SEBRAE orienta empresários sobre lucratividade
Abertas as inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol Varzeano de 2012
Escola Municipal participa de programa educacional regional voltado para o agronegócio nesta terça-feira, dia 25
Aumento na safra de cana-de-açúcar não deve representar maior produção de etanol
Coronel da PM visitou São Carlos nesta última terça-feira e falou sobre a onda de ataques contra policiais militares
Jornal Primeira Página, da cidade de São Carlos, divulga pesquisa de intenção de votos em Descalvado
 
         
  [editoriais] Empresarial Moda & Estilo  
  Espaço Internauta Eleições 2012 Culinária  
  Política Seus Direitos [serviços]  
  Polícia Animais & Pet Classificados  
  Educação Veículos Achados & Perdidos  
  Trânsito Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Noticias Happy Hour Fale Conosco  
  Esportes Saúde Horoscopo  
  Cotidiano Sua Casa [redes Sociais]  
  Economia Região Youtbube  
  Entrevistas Tecnologia Twitter  
  Perfil Religião Facebook  
         

© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"