Início


20/09/2012
(19h11)

Aumento na safra de cana-de-açúcar não deve
representar maior produção de etanol

Queda do rendimento poderá reduzir o volume final da safra

Conforme vêm divulgando algumas entidades que representam o setor sucroalcooleiro, o aumento da oferta de cana-de-açúcar prevista para a safra 2012/2013 não se traduzirá em um aumento de produção de açúcar e de etanol. Segundo o presidente da Datagro Consultoria, Plínio Nastari, a queda do rendimento da cana reduzirá o volume final da safra. O clima seco está acelerando a colheita, mas reduzindo o peso e o rendimento da cana colhida", disse.

Além disso, a cana plantada nas regiões ao norte de Ribeirão Preto estão florescendo, o que reduz o rendimento. Na região de Araçatuba e Presidente Prudente, a cana está com as pontas amareladas em função da seca.

Nastari também ressalta que o produto encaminhado ao processamento tem um índice de impurezas acima do normal, decorrente da mecanização. Isso acontece porque para atender os prazos para a implantação da mecanização em São Paulo, muitas áreas estão sendo mecanizadas sem a sistematização do solo.

"Muitas lavouras não foram adaptadas ainda para a colheita mecanizada, mas já estão sendo mecanizadas, mesmo com imperfeições no solo, o que se traduz na maior captura de impurezas junto com a cana colhida. Isto também reduz o rendimento final", explica.

No Centro-Sul, o rendimento deve ficar em 132,50 quilogramas de ATR por tonelada de cana, inferior aos 137,54 quilos por tonelada registrados na safra 2011/2012.

Para o Brasil, a Datagro previu uma produção de cana de 572,63 milhões de toneladas, alta de 2,55% em relação aos 558,65 milhões de toneladas colhidas na safra 2011/2012. Porém, a produção de açúcar deve ser de 35,72 milhões de toneladas, queda de 0,44% ante os 35,88 milhões de toneladas da safra anterior. O volume de etanol estimado para a safra 2012/2013 é de 22,42 bilhões de litros, queda de 0,97% em relação aos 22,64 bilhões de litros da safra anterior.

Nastari explica que mesmo com um volume menor de produto ao final da safra o custo das usinas não aumentará já que, ao contrário do ano passado, neste ano a moagem está mais concentrada e realizada em um menor período de tempo. "As usinas estão trabalhando uma maior quantidade de horas diárias para dar conta de processar toda a safra", disse o presidente da Datagro Consultoria.

Centro-Sul e Nordeste

No Centro-Sul, a produção de cana-de-açúcar deve atingir 512,13 milhões de toneladas, 3,9% maior que as 493 milhões de toneladas registradas na safra anterior.  A produção de etanol para 2012/2013 foi estimada em 20,51 bilhões de litros, estável em relação ao ano anterior. A produção de açúcar deve atingir 31,34 milhões de toneladas, também estável em relação à safra passada.

O excedente exportável de açúcar atingirá 22,25 milhões de toneladas, superior aos 21,43 milhões de toneladas registradas em 2011/2012. A exportação de etanol deve ficar em 1,75 bilhão de litros, ante 1,73 bilhão de litros do período anterior.

O Nordeste também está sofrendo os efeitos da seca, de acordo com Nastari. A produção de cana no Norte/Nordeste deve ficar em 60,5 milhões de toneladas em 2012/2013, queda de 7% em relação aos 65 milhões de toneladas registrados em 2011/2012. No período, a produção de açúcar deve recuar de 4,58 milhões de toneladas para 4,38 milhões de toneladas e a produção de etanol, de 2,09 bilhões para 1,918 bilhão de litros, de acordo com estimativa da Datagro.

Descalvado

Em conversa com alguns produtores descalvadenses de cana-de-açúcar, pudemos apurar que em decorrência das chuvas acima da média, ocorrido nos meses de maio e junho, a produtividade acabou aumentado nas lavouras, o que deverá prorrogar a colheita até o mês de dezembro. Já a seca ocorrida no início do ano atrasou a maturação da cana-de-açúcar, e em contrapartida, o excesso de chuva no meio do ano fez com os canaviais crescessem muito rápido, fazendo com que as lavouras ficassem com um baixo teor de sacarose, comprometendo a produção do etanol e do açúcar pelas usinas.

Clique para imprimir esta notícia

Aumento na safra de cana-de-açúcar não deve representar maior produção de etanol
Coronel da PM visitou São Carlos nesta última terça-feira e falou sobre a onda de ataques contra policiais militares
Jornal Primeira Página, da cidade de São Carlos, divulga pesquisa de intenção de votos em Descalvado
Começa no próximo dia 24, a 6ª Edição da "Primavera dos Museus"

Ordenação Diaconal acontece neste domingo

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos solicita à população que use água de forma consciente
Cotações da carne de frango apresentam movimentos dispersos
Associação Protetora dos Animais de Descalvado (APAD) chama a atenção da sociedade descalvadense para a importância da "posse" responsável de animais de estimação
Aviso de interrupção no fornecimento de água na região leste da cidade
Jornal Descalvado News traz a primeira entrevista das duas rodadas programadas com as coligações que disputam as eleições municipais
 
         
  [editoriais] Empresarial Moda & Estilo  
  Espaço Internauta Eleições 2012 Culinária  
  Política Seus Direitos [serviços]  
  Polícia Animais & Pet Classificados  
  Educação Veículos Achados & Perdidos  
  Trânsito Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Noticias Happy Hour Fale Conosco  
  Esportes Saúde Horoscopo  
  Cotidiano Sua Casa [redes Sociais]  
  Economia Região Youtbube  
  Entrevistas Tecnologia Twitter  
  Perfil Religião Facebook  
         

© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"