08/08/2013 (10h44)

Fim do ‘voto secreto’ é aprovado por unanimidade em primeiro turno

A emenda à Lei Orgânica do município, proposta pelo vereador Edevaldo Guilherme (PMDB) e que termina com o voto secreto na Câmara Municipal, teve a aprovação unânime por parte dos vereadores na segunda-feira, 05, em sua votação de 1º turno. A próxima e decisiva votação está marcada para o dia 19 de agosto, mas pelo posicionamento dos parlamentares, eles devem acompanhar os seus votos da última sessão e, assim, instituir a transparência através do voto aberto, no legislativo descalvadense.

Por ser uma matéria que afeta diretamente a legislação municipal (LOM), a votação acontece em dois turnos, assim como uma emenda à Constituição Federal, que deve ser analisada e receber a aprovação tanto da Câmara Federal quanto do Senado. A Câmara dos Deputados, por exemplo, decidiu na terça-feira, 06, apoiar a análise das diversas propostas de emenda à Constituição que acabam com o voto secreto dos parlamentares, embora ainda não há consenso quanto à proposta que irá a voto (são três tramitando). Alguns textos acabam com qualquer possibilidade de voto fechado, enquanto outros permitem o voto secreto em casos específicos, como no da derrubada de vetos presidenciais.

O fato é que a extinção do voto secreto é uma reivindicação do povo brasileiro e, a atual legislatura vai se posicionando de acordo com os interesses de toda uma coletividade, optando pela transparência dos trâmites legislativos.

Vários foram os vereadores que se pronunciaram favoravelmente à propositura. José Augusto Cavalcante Navas (PTB), o Guto, relembrando uma entrevista da ex-senadora Marina Silva, destacou que político tem que ter ‘posição’. “Eu não tenho medo de dizer em plenário aquilo que penso ou sobre esclarecer os meus posicionamentos. Político, como disse Marina Silva em entrevista recente, tem que ter posição e, não apenas situação ou ser oposição.  O fim do voto secreto é uma questão de transparência, algo que o povo clama pelas ruas e por isso, sou favorável, já adiantando que meu voto no segundo turno também será este”.

O vereador Sebastião José Ricci (PP), cumprimentando o autor da propositura elogiou a iniciativa e, abordando a votação da eleição para a Presidência da Câmara em 1º de janeiro deste ano, novamente desabafou: “eu fui a maior vítima do voto secreto de toda a história política de Descalvado. Pergunto a vocês: se não fosse voto secreto, será que o resultado da eleição para presidente seria o mesmo? Eu não sei, mas acredito que não!”, disse, referindo-se ao fato de que havia um consenso em torno do seu nome, o que não foi cumprido exatamente pelo presidente eleito e atual prefeito interino, Anderson Aparecido Sposito (DEM).

Idealizador da emenda, o vereador Edevaldo Guilherme agradeceu o apoio dos seus pares e ressaltou que a extinção do voto secreto é uma arma contra a corrupção e os conchavos políticos.

“O voto secreto favorece a corrupção, os conchavos políticos. Acabamos de ouvir aqui que precisamos de transparência e é essa a minha intenção ao propor a emenda à Lei Orgânica. Descalvado sai na frente com a instituição do voto aberto, uma tendência e uma expressão da vontade do povo brasileiro”, disse.
 

Participe você também do site Descalvado News e
escreva seu comentário sobre esta notícia

Fim do ‘voto secreto’ é aprovado por unanimidade em primeiro turno
West Country realiza promoção para o Dia dos Pais
ACID instala o Impostômetro em sua sede
Segundo a Polícia Federal, vereador de Araraquara teria desviado R$ 1 milhão de secretarias municipais
Ministro Marco Aurélio não acata recurso e TSE nega por unanimidade embargos de declaração de Calza
SEBRAE-SP: Mídias sociais: como usá-las corretamente e destacar sua empresa?
Ladrões usam Fusca para arrombar loja em São Carlos
Adolescente de 14 anos diz que é estuprada pelo padrasto desde os 9 anos de idade
Cinco são detidos com carga de cigarro avaliada em R$ 350 mil
Exumação de corpo de homem morto pela esposa com tiro de cartucheira pode gerar reviravolta no caso
Prefeitura de Rio Claro tenta barrar na justiça resolução da ANEEL
Tribunal de Contas inaugura sua nova sede em Araraquara
Pronto para se dirigir à Descalvado, Fusca pega fogo no centro de São Carlos
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"