31/08/2013 (17h04)

'XÔ NEURA' !

Descalvadense refaz aventura de parapente no Rio após pânico em primeiro vôo

No primeiro salto ele ficou 'entubado' em uma nuvem por quatro minutos. Sudmar Franzin fez questão de conferir todos os procedimentos de voo.


Sudmar segura câmera para filmar segundo voo de parapente
(Foto: Glenda Almeida / G1)

O descalvadense Sudmar Franzin, que passou momentos de pânico durante um voo com um instrutor no dia 17 de agosto, voltou a realizar um voo de instrução na manhã deste sábado (31), mostrando coragem e superação. Desta vez, no entanto, ele se certificou que todos os procedimentos de voo seriam realizados corretamente. "O voo foi muito bom, muito lindo", disse Sudmar ao chegar na praia de São Conrado, na Zona Sul.

No primeiro voo, Sudmar ficou "entubado" na nuvem durante aproximadamente 4 minutos. O vento era forte o parapente balançava. O instrutor começa manobra, mas o parapente balança e o turista se desequilibra. São momentos de tensão. O instrutor chega a pedir pra desligar a câmera e rezam uma “Ave Maria”.


Depois de ter sobrevivido ao acidente, no dia seguinte, Sudmar ainda participou da Meia Maratona do Rio. "Passei por aquele desespero e aí que eu corri os 21 quilômetros mesmo. Eu tava vivo, né?".

Para os turistas que nunca voaram, Sudmar diz que a primeira observação que deve ser feita é à mãe natureza. "Primeiro tem que observar o clima, a mãe natureza", disse Dudmar, que saltou da Pedra Bonita, na Gávea, Zona Sul do Rio, por volta das 11h30h deste sábado.

Com a intenção de sugerir ao turista uma experiência totalmente diferente daquela que vivenciou no dia 17 de agosto deste ano, quando o então instrutor Luiz Gonzaga perdeu o controle do parapente e acabou entrando numa nuvem, o vice-presidente do Clube doVoo, Augusto Prates, fez um convite inusitado: será que depois de momentos tão desesperadores Sudmar voaria novamente? "Ele entrou em contato comigo, me convidando, dizendo que aquele dia não tinha sido voo. Como eu sou apaixonado pelo Rio, queria filmá-la de cima novamente".

De acordo com o instrutor Marinho, que trabalha fazendo voos há 15 anos, uma decolagem em condições normais duram de 12 a 15 minutos. Quando o vento está muito bom, a duração pode ser maior, por volta de 30 minutos.

O vice-presidente do Clube de Voo Livre, Augusto Prates, afirmou que por dia são realizadas, em média, 60 a 80 decolagens. Segundo ele, nos últimos dias foram feitas reuniões periódicas com os pilotos e voadores, para rediscutirem os precedimentos de segurança e voo, como a melhora na explicação para o aluno e o respeito às regras.

De acordo com a assessoria de imprensa do clube, a pista da Pedra Bonita é a pista onde há o maior número de decolagem no mundo.

Nuvens estavam baixas - No dia do incidente as condições do vento eram boas. Mas as nuvens estavam muito baixas. A orientação para os instrutores era que voassem direto para a praia, onde o céu estava mais limpo.

No foi o que aconteceu. O instrutor deu voltas em torno da Pedra Bonita. Numa delas, lá no alto, se vê outro instrutor, também desobedecendo as orientações de voar baixo, em direção à praia.

As nuvens baixas não preocupam o instrutor. Pelo contrário. As imagens mostram que Gonzaga solta uma das mãos do comando do parapente para ajustar o capacete. Em seguida, retira também a outra mão para utilizar a câmera de vídeo.

De repente, um susto: os dois vão parar dentro de uma nuvem. “Ele começou a rezar e eu fui ficando calmo ali. Tentando ficar calmo, mas ao mesmo tempo, por dentro, eu estava apavorado, porque eu sabia que ia acontecer o pior. Graças a Deus, não aconteceu”, disse o turista Sudmar.

O instrutor que acompanhava o turista é considerado experiente. Ele tem 15 anos de profissão. Luiz Gonzaga Pereira de Souza foi suspenso temporariamente do clube, terá a licença de voo reavaliada e deve passar por um curso de reciclagem.

Uma lei federal, de 1986, proíbe que os voos duplos sejam vendidos como voos panorâmicos. O Clube São Conrado de Voo Livre nega que cometa essa prática e diz que todos os voos fazem parte de um curso e que cabe ao aluno seguir com o treinamento depois do primeiro salto.

*Fonte: G1/Rio de Janeiro
 

Participe você também do site Descalvado News e
escreva seu comentário sobre esta notícia

Descalvadense refaz aventura de parapente no Rio após pânico em primeiro vôo
Homem de 52 anos é preso suspeito de abusar sexualmente de 5 crianças
Em Descalvado, Deputado Roberto Freire participa de encontro do PPS que irá discutir “A voz das ruas”
Polícia apreende 27,4kg de maconha e detém procurado em Porto Ferreira
Cirurgia vascular está sendo realizada em Descalvado através do SUS
Ex-aluno invade alojamento da USP em São Carlos, agride estudante e faz vários disparos
Liminar suspende investigação sobre denúncia de irregularidades da atual administração municipal
Câmara Municipal de Porto Ferreira instaura Comissão Processante contra a Prefeita Renata Braga
Classe C eleva produção e consumo de eletrodomésticos na região
Descalvado News flagra o futuro lançamento da Volkswagen circulando pela Avenida Antonio Garbuio
Feira sucroenergética projeta R$ 2,2 bilhões em negócios no interior de SP
Associação Descalvadense de Apoio aos Portadores de Câncer é reconhecida como instituição de Utilidade Pública Federal
Aposentados e pensionistas começam a receber primeira parcela do décimo terceiro
Mulher cai da garupa e motociclista foge sem ajudá-la em São Carlos
Após ganhar fama por envolvimento em incidente com vôo de parapente, descalvadense garante que irá voar novamente
Em menos de 24 horas, pai e filho são encontrados mortos em diferentes rios de São Carlos
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"