27/12/2013 (13h44)

Objetos voadores iluminados intrigam moradores de Pirassununga
 

Luzes no céu intrigam internautas de Pirassununga / Foto: Daniel Quaresma Dias
Um vídeo que mostra objetos voadores iluminados no céu de Pirassununga intrigou os moradores do bairro Parque do Eucaliptos. A gravação foi feita por Daniel Quaresma dias, por volta das 19h30 do dia 9 de dezembro, na altura do horto florestal. Especialistas da USP apontaram a possibilidade de se tratar de aeronaves em manobra, aeromodelos ou ainda objetos lançados manualmente com elástico. Ufólogos consultados também acreditam que sejam aeromodelos. A Força Área Brasileira (FAB) informou que não foram registradas operações aéreas na data e horários informados.

O psicólogo de 31 anos publicou o vídeo em uma rede social e gerou diversos comentários e compartilhamentos. "Eu estava no escritório da minha casa quando vi as luzes, fiquei impressionado e chamei minha mulher que estava na sala para ver também. Resolvemos ir à sacada para eu começar a filmar de um ângulo melhor. Foi quando comecei a gravar as luzes que subiam e desciam. Elas continuaram lá por aproximadamente quatro minutos. Nisso um helicóptero apareceu com uma luz forte e vermelha, veio em direção a nossa casa, deu a volta e foi em direção às luzes, nisso os objetos estranhos desapareceram", contou Dias.

Segundo a mulher de Dias, a gestora ambiental Mirela Nogueira, de 30 anos, eles nunca tinham visto algo parecido. “Um amigo disse que poderia ser um brinquedo do tipo asa delta de controle remoto. Mas, as luzes estavam altas para ser algo do tipo, e não tinha mais sol. A direção que eles estavam também não era do aeroclube e sim do horto florestal, então achei bem estranho. Nunca acreditei em óvni, mas a partir do momento que vi aquilo, comecei a duvidar que possam existir. Eu liguei para minha mãe, que acredita fielmente em óvnis e ela ligou para a FAB, mas o oficial informou que não estavam fazendo manobra naquela hora”, explicou.

O casal disse que os objetos estranhos não apareceram mais. “Depois que os ovnis sumiram, eu fiquei na janela a noite inteira para ver se voltavam. Enquanto eles estavam lá eu não fiquei assustado porque estavam longe, mas se viessem para nosso lado a situação ia ficar tensa”, brincou Dias.

ANÁLISE - Segundo o físico da Universidade de São Paulo (USP) Jorge Honel, apesar de a imagem ter uma resolução comprometida, as luzes podem ser de aviões da força aérea que realizavam manobras. “O prédio de fundo ao que parece está na sombra do prédio de onde está sendo feita a filmagem, que parece ter sido feita próxima do ocaso do Sol. Pelas aeronaves estarem mais altas, elas refletem a luz do sol em suas estruturas metálicas e forma a imagem vista no vídeo”, explicou.

Para o professor e chefe do Departamento de Engenharia Aeroespacial da USP de São Carlos (SP), Fernando Catalano, pode ser montagem, aeromodelos ou ainda objetos lançados manualmente com elástico. "No caso de aeromodelos é estranho eles estarem voando tão perto de antenas, o que não é recomendável. Eles também não operam próximos ao pôr do sol, ainda mais fazendo acrobacias a baixa altura", disse.

Ainda de acordo com Catalano, se fossem óvnis ou qualquer coisa voando tão perto da base aérea, a FAB seria a primeira a identificá-los, pois se trata de espaço aéreo restrito e rastreado por radar.

A assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o destacamento de Controle do  Espaço Aéreo de Pirassununga (DTCEA-YS) não foram registradas operações aéreas na data e horários informados, tanto operações na AFA como também de aeronaves particulares.

UFÓLOGO - Segundo o ufólogo e consultor especial da revista UFO Ricardo Varela Correa, o grupo de análise de imagens analisou o vídeo e concluiu que os objetos possivelmente são aeromodelos.

*Fonte: G1/São Carlos
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Objetos voadores iluminados intrigam moradores de Pirassununga
Queda mais intensa do milho favorece poder de compra do avicultor
Operários caem de guindaste e ficam presos a 30 metros de altura em Porto Ferreira
Menino de 3 anos cai na piscina e morre afogado em chácara de Leme
Região têm dificuldades para contratar profissionais para trabalhar no campo
Família sai para celebrar o Natal e têm a casa invadida no Jardim Albertina
Em 1ª Missa do Galo, Papa Francisco diz que "Jesus é a luz que dissipa as trevas"
Governo eleva IPI de carros e móveis a partir de janeiro
MP processa ex-prefeito de Porto Ferreira por prejuízo de R$ 931 mil
Carro despenca de pontilhão na SP-215 e deixa motorista em estado grave
Descalvado mantém a menor taxa de mortalidade infantil da região
Diocese de Limeira anuncia transferências e Descalvado recebe novo Padre a partir de fevereiro
Corpo de menina que se afogou na Represa do Broa é encontrado
Decisão da Justiça proíbe Claro de vender serviços em Santa Cruz das Palmeiras
Motociclista anda na contramão e bate de frente em veículo na Rodovia Washington Luiz
Carreta carregada com cerveja tomba na Anhanguera em Pirassununga
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  Educação Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-Line  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"