31/12/2013 (16h30) - Atualizado às 18h20

DESABAFO

Descalvado 2013: Um ano marcado por muita sujeira e decepções

Após presenciar a eleição mais baixa de toda a sua história, município acabou sendo palco de uma verdadeira tragédia político-administrativa, onde após um ano inteiro de muita lambança, deixa como herança uma cidade completamente suja e abandonada

Por Mário Zambelli

31 de dezembro de 2013: Chega ao fim um ano do qual a maioria dos descalvadenses desejará se esquecer! Confesso que para muitos, inclusive eu, o ano de 2013 pareceu ter tido muito mais do que os 365 dias habituais. Parafraseando o 'grande molusco' do cenário político nacional, "nunca na história desta cidade" pôde se ver tanta lambança e incompetência juntos numa só empreitada.

A tragédia se iniciou ainda em 2012, quando os eleitores assistiram horrorizados à campanha eleitoral mais vergonhosa de toda a sua história!


De lá pra cá, pode-se dizer que o que se viu foi o desencadeamento de uma tragédia grega com um final mais do que anunciado: um dos mais antigos municípios da região entregue ao total e lastimável abandono.

Mas, deixando as paixões e o 'bairrismo' de lado, e analisando friamente tudo o que aconteceu durante este ano, o que mais a população poderia esperar, uma vez que o caos tem a sua origem a partir de uma situação caracterizada por um cenário de dupla traição, meticulosamente arquitetado em 1º de janeiro de 2013? Como diz o velho e sábio ditado popular, "quem tenta pisar em duas canoas sempre acaba afundando".

Ao planejar o que o DESCALVADO NEWS publicaria no último dia deste ano, pensei, assim como os outros veículos de comunicação, fazer uma retrospectiva dos principais fatos ocorridos em nosso município. Mas sempre que eu rascunhava um roteiro, forçosa e involuntariamente, acabava me esbarrando na incompetência e nos desmandos que nos empurraram goela abaixo durante todo o ano de 2013.

Diante do impasse, na última quinta-feira, dia 26, resolvi pegar a minha câmera fotográfica e sair para dar uma volta, 'clareando' um pouco a idéia. Pronto! Não era preciso mais nada. Com um olhar mais atento, e aguçado pelas observações de amigos que residem fora e vêm pra cá nesta época de confraternização, e que já haviam comentado comigo sobre o que tinham visto pelas ruas, pude atestar o que muitos já vinham se queixando ha tempos: a sujeira e o abandono em que se encontra Descalvado.

Na minha pequena e modesta volta pelas ruas do município (creio que percorri apenas uns 20% da extensão territorial urbana), pude fotografar o estado em que as vias públicas se encontram. É de dar dó! É o mais puro e fiel retrato do que a incompetência pode fazer com uma cidade.

Também não era para menos! O que poderia se esperar de uma administração que escolheu pessoas para ocuparem cargos de confiança sem se valer de qualquer critério ou conhecimento técnico do assunto? Bom, essa pergunta seria mais fácil de responder se fôssemos nós que tivéssemos escolhido aquele que até a meia-noite deste dia 31 de dezembro tem a caneta na mão não é mesmo? Em pelo menos três secretarias municipais, posso afirmar (e em breve atestar) que os nomes escolhidos foram expressamente por meio de pressões externas, o que acabou prejudicando todo o 'conjunto da obra', se assim podemos dizer. E mais, nessas três escolhas, todas tiveram um único propósito: o desvio de verbas públicas. Por sorte, ainda há pessoas que querem o bem da coletividade, e não apenas proteger os seus interesses particulares. E como já dizia o profeta das ruas cariocas, "gentileza gera gentileza", o que traduzindo para os amigos que estão lendo este artigo, eu sempre tive muitos amigos dentro da Prefeitura Municipal, e que agora, horrorizados com alguns acontecimentos, estão colaborando com uma uma reportagem investigava que o DESCALVADO NEWS está produzindo sobre a corrupção dos últimos tempos em nosso município. Para se ter uma idéia do tamanho do esquema, há dias documentos estão sendo destruídos ou queimados, em uma tentativa de impedir que a próxima administração que se inicia neste dia 1º de janeiro de 2014, possa 'levantar a lebre' e desmascarar cerca de uma dúzia de espertalhões. Mesmo com a manobra desesperadora, e alertado por pessoas de bem que conhecem as velhas táticas dessa trupe, muita coisa pôde ser salva ou copiada antes da destruição, e que em seu devido tempo serão trazidas ao conhecimento da opinião pública.

Mas voltando ao tópico principal deste artigo, as imagens trazidas neste desabafo - e que torço para ganhar apoio -, monstram uma sujeira que realmente têm saltado aos olhos de qualquer um que se dedica a olhar o problema por alguns instantes. A começar pelas praças, que em total estado de abandono, ao menos em alguns casos tiveram a chance de ter a sua iluminação reparadas. Quanto ao mato, mais do que palavras, as imagens falam por si. Mas duas situações chamam mais a atenção: a Praça de São Sebastião - que daqui a 15 dias receberá a Festa em louvor ao nosso co-padroeiro -, e a Praça da Fepasa, aclamada no passado como um dos cartões postais do município.

No primeiro exemplo, o mato está tomando conta não mais da área verde da praça, mas sim do próprio calçamento dela. É inconcebível pensar que para alguns, é mais fácil deixar abandonado e depois ter que correr atrás, desviando um monte de funcionários de suas funções para poder deixar o local em condições de receber a segunda festa mais importante do calendário municipal, do que mantê-la sempre em bom estado de conservação com apenas um funcionário responsável. É inadmissível chamar isso de administrar!

   
Já no caso da Praça da Fepasa, a tristeza ainda é maior. Além de lixo espalhado e mato pra todo lado, uma das obras do artista descalvadense José Luiz Giacomelli Junior está no chão, e até mesmo a placa que identifica a obra foi destruída. Pobre Junior Giacomelli, que com muito amor doou a sua obra para agora vê-la terminar desta forma.

Ainda falando em mato, a quantidade encontrada pelas calçadas, guias e sarjetas nos locais onde passei é assombrosa! Ruas da região central, de bairros residenciais e até mesmo em frente aos estabelecimentos comerciais, deixaram a cidade feia demais para receber seus visitantes, justamente na época mais bonita do ano.


O mato tomou conta de calçadas, terrenos (aliás, para esse problema não há mais nenhum tipo de fiscalização?) e das ruas. Na Rua XV de Novembro e também nos bairros Jardim do Lago, Elite e Cambará, a situação passou dos limites. Um morador do bairro Jardim Elite, chegou a dizer que a última vez que ele viu algum servidor público fazendo limpeza do mato nas ruas do seu bairro, foi quando o saudoso Lito ainda era prefeito. Não sei se o relato é verdadeiro, mas o descontentamento do morador certamente era.
 

Um outro problema - e ao meu ver muito mais grave - é a questão do lixo e dos entulhos descartados na ruas de Descalvado. Aqui há uma ressalva, pois a população também precisa colaborar. Mas de que forma? Se ao menos houvesse um cronograma de dias e locais para o recolhimento desse material, poderíamos então cobrar daqueles que emporcalham nosso bairros. Móveis, sofás, colchões, isopor, entulhos, enfim, tudo quanto é tipo de material jogados pelos quatro cantos da cidade, deixaram as ruas com um aspecto horroroso e com cara de abandono. Sem falar do risco à saúde pública, já que estamos entrando no período de chuvas e o mosquito da dengue já está na espreita.


Outras duas situações que chamaram a minha atenção (
e que você poderá conferir nas fotos deste artigo) também dizem respeito à coleta desses materiais. A primeira delas está localizada bem em frente à um restaurante de comida japonesa, no bairro Jardim do Lago. No local há um terreno baldio com muito mato, sujeira e até um sofá, que segundo um morador da região, está ali ha muito tempo.
 
Outro fato que me chamou a atenção foi o caminhão coletor de lixo. Em pelo menos duas oportunidades flagrei o veículo passando por locais onde havia material à ser recolhido, e o caminhão simplesmente não parou para fazer a coleta, seguindo sua trajetória. Eu me lembro de já ter lido relatos nas redes sociais de moradores comentando esse tipo de situação.

Por fim, e não menos grave, outro problema que incomodou muito toda a população durante este ano foi a questão dos buracos nas vias públicas. Em diversos locais há verdadeiras crateras que colocam em risco a segurança do trânsito e consequentemente dos seus usuários.


Por onde quer que você vá, é sempre necessário desviar de algum buraco no asfalto. Um problema é claro anterior à administração que se encerra hoje, mas que durante um ano inteiro, nada fez para ao menos amenizá-lo. Aliás fez sim, acabou recapeando algumas ruas onde moram parentes e funcionários de confiança, ou então defronte algum estabelecimento de certos 'companheiros'.

A esperança agora é a de que, com o início de uma nova administração a partir deste dia 1º de janeiro de 2014, ao menos possam existir critérios para a nomeação de pessoas qualificadas para os cargos chaves de uma administração municipal séria, competente e acima de tudo, atenta aos problemas da coletividade, e não dos problemas financeiros e particulares daqueles que os ocupam. Com a demora na divulgação do novo secretariado do prefeito Henrique da Caixa, a torcida é a de que isso sinalize que a escolha de pessoas que tenham esse perfil ainda estejam sendo muito bem analisadas, para que assim ele tenha sucesso e a ajuda necessária para a difícil tarefa de colocar a casa - ou melhor, a cidade - EM DIA !

Clique aqui para ver a galeria de imagens completas deste artigo.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Desabafo: Descalvado 2013: Um ano marcado por muita sujeira e decepções
Homem é preso após esfaquear a mãe em casa durante briga em Leme
Acidente em cruzamento da Arthur Whitaker deixa motociclista ferido
Lei que regulamenta desmanches será promulgada dia 2, diz Alckmin
Presidente da Uniodonto de Pirassununga morre em acidente na SP-225
Funcionária furta frigorífico da SP-215 com a ajuda de casal de São Carlos
Chuva forte causa alagamentos e derruba árvores em Porto Ferreira
Clínica de reabilitação de Limeira pode estar dispensando pacientes por falta de pagamento
Caminhão de Descalvado carregado com 400 mil maços de cigarros contrabandeados é apreendido pela Polícia Federal
Caminhão atinge poste na D. Pedro II e deixa metade da cidade sem energia por duas horas
Intervias divulga a previsão de tráfego para o Ano Novo
Objetos voadores iluminados intrigam moradores de Pirassununga
Queda mais intensa do milho favorece poder de compra do avicultor
Operários caem de guindaste e ficam presos a 30 metros de altura em Porto Ferreira
Menino de 3 anos cai na piscina e morre afogado em chácara de Leme
Região têm dificuldades para contratar profissionais para trabalhar no campo
Família sai para celebrar o Natal e têm a casa invadida no Jardim Albertina
 
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  Educação Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-f  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
    Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"