Início


12/02/2013
(13h24) - Atualizado em 13/02/2013 às 00h51

PRAÇA DE "SÃO BENEDITO" OU DE "GUERRA"?

Polícia Militar é colocada "pra correr" em madrugada de fúria de vândalos

Ao receber chamado para a atender a ocorrência de uma briga, policiais foram recebidos com pedradas e cadeiradas, precisando sair do local rapidamente. Pedido de ajuda foi atendido pela Força Tática de São Carlos

Uma madrugada que ficará marcada para sempre na história de policial de Descalvado. Policiais Militares do Batalhão local receberam o chamado para atender uma ocorrência de briga nas proximidades da Praça São Benedito, por volta das 3h00 da madrugada. Ao chegarem no local, os policiais foram recebidos com pedradas e cadeiradas, lançadas em direção à viatura policial ao se aproximarem de um grupo de jovens que ali estavam. Uma cadeira atingiu o pára-choques da viatura, mas não chegou a causar grandes danos. Sem ter como se defender, e estando apenas em dois, os policiais precisaram sair rapidamente do local para evitar um confronto que poderia não acabar bem para os PM's.

De acordo com relato de testemunhas, uma briga que se iniciou por volta das 2h15 gerou uma confusão generalizada entre diversas pessoas que se encontravam aglomeradas no meio da rua, e que desde as 23h00 da noite anterior estariam bebendo e dançando no meio da rua, ao som de veículos estacionados na Rua Dr. Humberto Gabrielli, nas vagas de estacionamento localizadas atrás da igreja de São Benedito. Algumas testemunhas relataram que também é comum o uso de drogas e entorpecentes por jovens, na maioria deles menores de idade, naquele local, e que nesta madrugada, era possível ver o consumo de entorpecentes por parte destes jovens sem qualquer preocupação de serem vistos.

Informações iniciais dão conta de que uma jovem foi agredida e se feriu, momento na qual foi acionado o 190 da Polícia Militar, na tentativa de socorrer a vítima e de por fim à confusão.

Ao chegarem no local, os policiais foram recebidos com extrema hostilidade, e diante daquela situação, não tiveram outra alternativa a não ser sair do local sem prestar o atendimento à ocorrência. Na seqüência, os PM's solicitaram ao COPOM o reforço policial para restaurar a ordem e a segurança na região da Praça de São Benedito, momento em que foi acionada a Força Tática da cidade vizinha de São Carlos

Por volta das 3h30 da manhã, duas viaturas da Força Tática com o apoio da viatura local e sob o comando do Tenente Nucci, chegaram ao local e puseram fim à confusão que havia se instalado. Com o uso de bombas de efeito moral e tiros com balas de borracha, os jovens que haviam recebido a PM com pedradas e outros objetos lançados começaram a se evadir rapidamente, porém alguns deles adentraram em uma lanchonete localizada a uma quadra de onde a confusão se iniciou, assustando os clientes que ali estavam e causando uma nova confusão.

Em pânico, vários clientes saíram correndo deixando comida, bebidas e até mesmo alguns objetos pessoais nas mesas. Alguns dos indivíduos que receberam a PM com pedras e garrafadas trancaram-se no banheiro do estabelecimento, fazendo com que a PM tomasse uma ação mais enérgica também dentro da lanchonete, no intuito de prender os agressores. Ao final da operação, foram detidos 10 pessoas, que posteriormente foram encaminhadas à Delegacia de Polícia de Descalvado sob a acusação de desacato e resistência. O prejuízo do estabelecimento foi grande, com mesas, cadeiras, garrafas e janelas quebradas, além de muitas contas não pagas devido ao corre-corre.

Durante a confusão, e no intuito de garantir a integridade das pessoas que brincavam o baile de carnaval no CERD, a equipe de seguranças contratada pelo clube não permitiu que ninguém saísse do local, até que a situação estivesse sob controle. Por volta das 4h10 da manhã, e com a garantia da PM de que o clima de segurança havia sido restabelecido, os foliões puderam sair do clube. Mesmo assim, muitos deles solicitaram o acompanhamento dos seguranças até o seus carros.

EDITORIAL - PRAÇA DE SÃO BENEDITO: UM PROBLEMA QUE ESTÁ SE AGRAVANDO

Por Mário Zambelli

Não é de hoje que os moradores da região da Praça de São Benedito vêm se queixando sobre a situação que se encontra aquele local. Denúncias de consumo de drogas e bebidas (principalmente por menores de idade), brigas, motociclistas andando na contra-mão, dentro da praça ou conduzindo seus veículos de forma imprudente e perigosa, são as principais reclamações de quem mora na região. O que aconteceu na madrugada desta terça-feira (12) demorou para acontecer. Já era esperado. Ao sair do clube ontem, por volta das 2h00 da madrugada, fiquei espantado com o número de jovens e adolescentes no meio da rua, que dançando ao som de um funk ensurdecedor, tomaram toda a rua por onde deveria passar os veículos.

Pude ver uma menina de aproximadamente 15 ou 16 anos quase nua, dançando rodeada por uns 20 ou 25 garotos, todos bebendo e fumando, e com certeza, não muito mais velhos que ela. Pude ver também um menino de no máximo 12 anos virando em sua boca uma garrafa pet de coca-cola, mas que continha um líquido que em muito se parecia com uma "caipirinha" (uma mistura de aguardente com limão e muito açúcar) ou alguma outra bebida alcoólica de cor branca. Confesso que fiquei estarrecido com a cena.

Nessas horas, a primeira coisa que sempre me vêm a mente é onde é que estão os pais dessas crianças e adolescentes? E já na seqüência, me faço uma outra pergunta: e o Conselho Tutelar, cadê?

Sem qualquer intuito de ser tachado como "adivinho" ou "de ter o dom de fazer previsões", naquele momento tive a nítida certeza de que algo iria acontecer naquele local. Era óbvio demais. Tenho certeza que muitas outras pessoas viram estas mesmas cenas e tiveram o mesmo pensamento meu.

E no mesmo instante que me fazia aquelas perguntas, fiquei com a sensação de arrependimento de ter dispensado o meu repórter André Alfieri, que até alguns minutos atrás estava comigo trabalhando na cobertura do baile de carnaval do CERD. Terminado o  nosso trabalho, ele foi para casa e eu acabei ficando alguns minutos a mais. Certamente, se ele estivesse comigo naquele momento, pela cena que presenciei ter me chocado tanto, faríamos uma reportagem relâmpago sobre o que estava acontecendo ali. Lembrando que nesta hora toda a confusão ainda não havia acontecido!

Esta é a primeira vez que escrevo um editorial para o site Descalvado News, que ao término de uma notícia, relato de forma pessoal ao amigo leitor, a opinião e a sensação deste jornalista e cidadão descalvadense ao ver as cenas que presenciei na saída do CERD, quinze minutos antes de toda a confusão acontecer.

Ao conversar com alguns vizinhos e moradores da Praça de São Benedito na manhã de hoje, fui tomado pela inconformidade com o descaso na qual as autoridades têm se portado para com o problema da insegurança, do consumo escancarado de drogas e da falta de policiamento naquele local. A situação se tornou insuportável para todos aqueles que ali residem.

O que aconteceu nesta madrugada, analisando friamente, não é nada mais do que já se esperava. O que chama a atenção, neste caso em específico, é a Polícia Militar ter sido "colocada pra correr". É desmoralizante e escancara o problema da falta de contingente na nossa cidade. Não adianta vir novas viaturas se não vier mais policiais. E não adianta mais falar que aqui não precisa de mais PM's. Essa "conversa fiada" veio abaixo com o pedido de socorro ao batalhão da vizinha São Carlos.

Desde a sexta-feira, apenas uma viatura ficou "plantada" no centro da cidade, enquanto aconteciam os shows na Praça da Matriz. Se na matéria do site Descalvado News do último dia 10, intitulada "Carnaval 2013 resgata a participação das famílias descalvadenses", dissemos que este poderia ser um dos carnavais mais tranqüilos dos últimos tempos, com base nas informações colhidas junto a PM no início da tarde daquele dia, posso arriscar em dizer que talvez a tranqüilidade se devia mais a São Pedro, que despejando muita chuva no início do carnaval, acabou levando menos pessoas à ruas até aquele momento.

Fica claro que se esta confusão tivesse acontecido no centro da cidade na noite da última segunda-feira, dia 10, onde havia um grande número de pessoas naquela região, talvez nem as duas viaturas da Força Tática de São Carlos dariam conta de "apagar o incêndio".

Se qualquer leigo em segurança pública, como é o caso desta pessoa que escreve este editorial, e também dos moradores da região da Praça de São Benedito, tiveram a certeza de que alguma coisa de ruim estava para acontecer, por que será que os profissionais responsáveis em garantir a segurança nas ruas, de posse de todo o conhecimento e experiência que possuem, não mobilizaram sequer uma única viatura em frente ao CERD, assim como fez no centro da cidade?

É hora  de cobrarmos as responsabilidades e as atitudes de quem quer que seja, para por um fim no aumento da criminalidade, no tráfico e no consumo de drogas, e na falta de planejamento e estrutura da segurança pública em Descalvado.

Como jornalista, e principalmente, como cidadão descalvadense, a partir de agora estarei cobrando e indo a fundo nessa questão!

Clique para imprimir esta notícia

Polícia Militar é colocada "pra correr" em madrugada de fúria de vândalos
Polícia Rodoviária de Pirassununga flagra cinco motoristas dirigindo bêbados na Anhanguera
Corpo de homem é localizado na vicinal que liga Porto Ferreira à Santa Rita do Passa Quatro
Moradores de São Carlos fazem ato contra Renan Calheiros
Intervias divulgou a previsão de tráfego nas rodovias da região para o Carnaval
Adolescente de 17 anos é estuprada em Porto Ferreira
Carnaval 2013 resgata a participação das famílias descalvadenses
Dor e sofrimento no sepultamento de Nayara
Homem morre em grave acidente no centro de São Carlos
Caso Nayara: Comoção e revolta dos familiares marcam o velório da jovem na manhã desta sexta-feira
Jovem descalvadense morre após um mês em coma
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Classificados  
  Política Animais & Pet Achados & Perdidos  
  Polícia Veículos Previsão do Tempo  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edição Comemorativa  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"