Início


16/02/2013
(10h39)

Câmara irá votar projeto que torna Dia de São Sebastião em feriado municipal

Sessão da Câmara foi marcada pela tranquilidade e por pauta ‘carregada’ de proposituras

A sessão da Câmara Municipal da última quinta-feira, 14, foi marcada pela tranquilidade e cordialidade entre os ocupantes das cadeiras do Poder Legislativo. Se, na primeira sessão ordinária do ano, os ataques pessoais e as críticas prevaleceram no Plenário Mário Joaquim Filla, nesta o que se viu foram vereadores ‘querendo mostrar serviço’ através da abordagem de vários temas em suas proposituras que, ao total somaram-se 18 matérias entre projetos de lei, indicações e requerimentos.

Dentre o que foi apresentado, destaca-se o projeto de lei de autoria do vereador Guto Cavalcante (PTB), que propõe como feriado municipal o Dia de São Sebastião, comemorado em 20 de janeiro. A proposta é a de que a data seja inserida na Lei Municipal nº 481 de 10 de setembro de 1980, em substituição ao Dia de Finados (comemorado no dia 02 de novembro), uma vez que a referida data já é prevista em Lei Federal, sendo dia de guarda e dispensando a necessidade de também ser declarada em lei municipal. O projeto foi encaminhado às comissões permanentes e deve ser aprovado nas próximas sessões.


Outro destaque da sessão foi a propositura do vereador Sebastião José Ricci (PP), que pede a homologação com urgência do concurso público nº 01/12, bem como a convocação dos classificados para a posse de seus respectivos cargos. Ricci abordou ainda o concurso da Guarda Municipal que, até o presente momento não teve a sua devida tramitação.

O concurso público, aliás, tem sido objeto de cobrança por parte da população. Realizado em meados do primeiro semestre do ano passado,  o certame ainda não foi concluído pelo Poder Executivo e tampouco se tem conhecimento do início das contratações. A princípio por ter sido realizado em ano eleitoral, a legislação previa o impedimento da convocação dos classificados. Porém, existe a expectativa dos candidatos que a Prefeitura definitivamente proceda com o preenchimento das vagas criadas pelo concurso.

Outro assunto abordado, assim como na primeira sessão, foi o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Embora com enfoques diferentes, o tema foi abordado pelos vereadores Adilson Gonçalves (PSC), Vick Francisco (PPS) e Rubens Algarte de Rezende (PSDB). O primeiro fez a defesa de sua propositura, solicitando ao Poder Executivo que estude a possibilidade de suspender o escalonamento da alíquota de cobrança previsto no Código Tributário, o qual vem sendo aplicado anualmente desde 2010. Rubens fez coro à matéria, destacando que a medida não significaria ‘renúncia de receita’, já que o escalonamento do imposto trata-se de uma previsão de recursos e não verbas ‘líquidas e certas’.

Já Vick Francisco quer saber se a municipalidade está procedendo com o desconto de 10% no IPTU aos contribuintes que estão em dia com o tributo. Caso não, o vereador pede providências urgentes para o cumprimento da lei.

Acompanhado de perto pela classe que se fez presente na Sessão, o vereador Edevaldo Guilherme (PMDB) apresentou propositura solicitando a possibilidade da redução de carga horária de 40 para 30 horas semanais dos servidores ocupantes de cargo efetivo de monitor de creche. Conforme o Vereador, esta é uma medida que já foi adotada por diversas cidades no Brasil, inclusive pela vizinha Porto Ferreira, que levaram em consideração a sobrecarga desses profissionais.

Outro assunto de interesse da coletividade presente na Sessão foi a Estação de Tratamento de Esgoto. A Presidenta da Casa, Ana Paula Peripato Guerra (PT) na presença do prefeito interino, Anderson Aparecido Sposito (DEM), solicitou que com urgência sejam tomadas as medidas necessárias para o início das atividades da estação, que há anos se arrasta em virtude de impasses entre órgãos regulamentadores, no caso o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e a CETESB.

Constaram da pauta da última sessão ainda, seis projetos de lei de autoria do Poder Executivo, os quais dispõem de aberturas de crédito adicional especial à dotação orçamentária do município, prevendo a utilizado de recursos em obras e continuidade de convênios como o da Casa do Mel, aplicação de saldos remanescentes da conta do Fundeb e recursos para a execução e finalização de obras como recapeamento asfáltico, término da USF do bairro Morada do Sol, passarela no bairro Santa cruz, mureta de contenção na Avenida das Flores, veículo para o programa Saúde da Família e aparelho de raio-x, além da aquisição de semáforos. Com exceção do convênio para a Casa do Mel, que foi aprovado em regime de urgência, os demais foram encaminhados para melhor apreciação dos parlamentares.

Outras proposituras e projetos constantes da Sessão da Câmara de quinta-feira, podem ser conferidos no site do Poder Legislativo: http://www.camaradescalvado.sp.gov.br.

Clique para imprimir esta notícia

Câmara irá votar projeto que torna Dia de São Sebastião em feriado municipal
Reinaldo Colucci está pronto para tentar mais um título
Número de acidentes nas estradas de São Paulo cai 41,5% em relação a 2012
Inscrições para os Cursos de Informática da Biblioteca Pública Municipal começam dia 18 de fevereiro
Associação de Badminton de Descalvado ganha terreno para a construção da sua Arena
Polícia Militar é colocada "pra correr" em madrugada de fúria de vândalos
Polícia Rodoviária de Pirassununga flagra cinco motoristas dirigindo bêbados na Anhanguera
Corpo de homem é localizado na vicinal que liga Porto Ferreira à Santa Rita do Passa Quatro
Moradores de São Carlos fazem ato contra Renan Calheiros
Intervias divulgou a previsão de tráfego nas rodovias da região para o Carnaval
Adolescente de 17 anos é estuprada em Porto Ferreira
Carnaval 2013 resgata a participação das famílias descalvadenses
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Classificados  
  Política Animais & Pet Achados & Perdidos  
  Polícia Veículos Previsão do Tempo  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edição Comemorativa  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"