Início


19/02/2013
(20h18)

Pais devem ficar atentos ao escolher o transporte escolar dos filhos

Com o retorno às aulas tanto da rede estadual quanto da municipal, o material escolar não é (e nem deve ser) a única preocupação dos pais.

Entra nesta lista o transporte dos alunos à escola e é preciso atenção redobrada na hora de escolher o serviço. Alguns itens como cinto de segurança em todos os assentos do veículo, extintor e tacógrafo garantem a tranquilidade dos pais e a segurança do aluno a ser transportado.

Fernanda Ferraz é mãe de Cauã Ferraz, de 7 anos, e utiliza o serviço de transporte escolar ha 2 anos aqui em Descalvado. Perguntada sobre o que é mais importante saber na hora de contratar o serviço de transporte escolar, Fernanda responde: "A gente procura saber sobre a segurança né, os conceitos, se não tem nenhuma reclamação, e aí a gente opta pela opção que é melhor" disse ela.


Fernanda também citou uma outra questão importante que influi na opção dos pais pelo transporte escolar, é a incompatibilidade dos horários de trabalho com as aulas das crianças; "Então a gente opta pela van mesmo!" conclui a mãe de Cauã.

Já o proprietário de uma empresa que presta este tipo de serviço em Descalvado, Jeferson Quatrochi, diz que para manter a segurança dos alunos durante o transporte escolar é necessário o auxílio de uma monitora, que além de colaborar com o embarque e o desembarque das crianças, assegura a utilização dos itens de segurança do veículo, como por exemplo o uso do cinto de segurança pelos alunos: "Trabalhamos com um monitor dentro da van para cuidar das crianças, para que o motorista só tenha a necessidade de dirigir e não de cuidar das crianças, que é feita pela monitora" explicou Jeferson. O dono do serviço de vans explica ainda que para os motoristas, não basta apenas ter a CNH, mas também é exigido um curso para transporte de passageiros e alunos, garantindo assim aos pais a tranquilidade de que as crianças estão seguras.

O transporte escolar facilita as vidas de pais e mães que trabalham e não conseguem levar e buscar o filho na escola. No entanto, toda essa praticidade tem que ser acompanhada de perto tanto pelos familiares quanto pelos órgãos de trânsito.

O condutor, para ser estar habilitado à prestação de serviço, precisa ser maior de 21 anos, possuir carteira de habilitação na categoria D e passar pelo Curso de Formação de Condutores de Veículos de Transporte de Escolar (Resolução Contran nº 168, de 22 de dezembro de 2004), além de não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente  em infrações médias.

Além disso, as vans autorizadas devem seguir as orientações do Código Nacional de Trânsito que exigem a identificação com faixa amarela e letreiro com os dizeres Escolar. A começar pelo registro como veículo de passageiro e a inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança realizados pela Ciretran de Descalvado, o veículo deve possuir o equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo, conhecido como tacógrafo; cintos de segurança para todos os passageiros e janelas com abertura máxima de 10 centímetros e lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas nas extremidades da parte superior traseira.

É importante também que os pais, antes de contratar o serviço, peçam informações sobre a empresa e o motorista. Uma dica é observar o trabalho prestado antes de negociar o serviço.

Em Descalvado, o serviço de transporte escolar por vans é regulamento pela Lei Municipal 2.214, de maio de 2002 e pelo Decreto Municipal nº 2.742 de setembro de 2002, os quais prevêem o cadastramento e o credenciamento dos interessados junto à Prefeitura Municipal. A fiscalização desses veículos, aliás, é de competência tanto do Poder Executivo quanto da Polícia Militar.Ainda sobre a questão do Transporte Escolar, a Ciretran de Descalvado através do Delegado Dr. João Alaor Garcia, expediu no último dia 06 de fevereiro, portaria comunicando a abertura do prazo para vistorias desses veículos.

A inspeção  das vans para a verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança referente à expedição da Autorização Especial deve ser requerida e realizada pela Ciretran local no período compreendido entre 25 de fevereiro a 15 de março.

Sem essa autorização ou mesmo o credenciamento junto a Prefeitura, o transporte escolar se torna irregular, passível de multas e demais sanções.

Clique para imprimir esta notícia

Pais devem ficar atentos ao escolher o transporte escolar dos filhos
Usinas de açúcar e etanol vivem processo de fechamento
Vereador é preso após agredir a esposa dentro do bar
Falta de energia provoca a morte de 4 mil frangos
Tiroteio no ‘São Cristovão’ acaba com dois mortos e um ferido
Carnês serão entregues pelos Correios a partir de segunda
Criança de 02 anos é asfixiada pela mãe em Pirassununga
Com 386 casos confirmados, Leme vive uma epidemia de dengue
Horário de Verão: CPFL registra redução de 0,7% no consumo
Câmara irá votar projeto que torna Dia de São Sebastião em feriado municipal
Reinaldo Colucci está pronto para tentar mais um título
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Classificados  
  Política Animais & Pet Achados & Perdidos  
  Polícia Veículos Previsão do Tempo  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edição Comemorativa  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"