02/07/2013
(18h24)

Agência da Cetesb de Pirassununga encerra atividades

Mesmo com as diversas mobilizações de prefeituras e instituições de toda a região, governo estadual manteve decisão e transferiu o atendimento para Mogi Guaçu

Apesar de todas as mobilizações feitas pelas forças políticas da nossa região durante os últimos meses, a Agência Ambiental da Cetesb do município de Pirassununga fechou suas portas na última semana. Desde o dia 17 de junho a agência já não recebia mais protocolos, que agora devem ser encaminhados para a cidade de Mogi Guaçu.

Uma decisão da diretoria da companhia que foi publicada em 24 de abril de 2013 e tratava sobre a aprovação para o encerramento das atividades de algumas agência da Cetesb em todo o estado de São Paulo, inclusive a de Pirassununga que há mais de 18 anos atendia toda a região,

provocou uma verdadeira queda de braço político-administrativo entre alguns órgãos e entidades regionais e o governo estadual, que chegou a suspender a decisão por algum tempo até que finalmente determinasse o encerramento das atividades da agência da companhia ambiental.

Com isso, quase vinte cidades da nossa região agora terão que se deslocar até o município de Mogi Guaçu para conseguir o atendimento. A Cetesb de Pirassununga englobava as cidades de Águas de Lindoia, Conchal, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Itapira, Lindoia, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Serra Negra, Socorro, Araras, Descalvado, Leme, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras e Santa Rita do Passa Quatro.

Com inúmeras manifestações de repúdio por parte do poder público de muitas dessas cidades, liderados pela prefeita Cristina Batista da cidade de Pirassununga, foram encaminhadas diversos pedidos e moções solicitando a revisão da decisão de encerrar o atendimento daquela agência. A prefeita pirassununguense juntamente com uma comitiva, chegou inclusive a se deslocar até São Paulo para solicitar junto ao governo paulista a permanência do órgão naquela cidade. Mesmo com o empenho do deputado federal Nelson Marquezelli e autoridades de outros municípios, que juntando esforços com o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Barros Munhoz, não houve sucesso no atendimento ao pedido.

No início do mês de junho, a reportagem do DESCALVADO NEWS entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Cetesb em São Paulo, e obteve resposta de que as atividades seriam encerradas definitivamente em 31 de julho. Com o fechamento na última semana, esse prazo foi encurtado em trinta dias.

Também entramos em contato com a prefeita de Pirassununga, para saber dela o que representava, tanto para aquele município quanto para os demais da região, o fechamento da agência da Cetesb. A pedido da assessoria da prefeita, fomos encaminhados para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na qual mantivemos contato telefônico com o secretário Flávio Augusto Franco de Souza, onde após o envio de e-mail, acabamos por não obter nenhuma resposta sobre as questões abordadas.

Com o fechamento da Cetesb de Pirassununga, foi realizada a transferência dos recursos materiais, equipamentos e demais estruturas patrimoniais daquele órgão para a unidade de Mogi Guaçu, na qual irá receber e atender as demandas dos municípios que eram atendidos pela ora fechada.

O DESCALVADO NEWS também entrou em contato com o departamento de meio ambiente da Mineração Jundu, provavelmente uma das empresas estabelecidas em Descalvado que mais utilizava os serviços prestados pela agência da Cetesb de Pirassununga. Por e-mail, a analista de meio ambiente da empresa, Silvia Guerreiro Cirelli, respondeu à nossa reportagem que a Mineração Jundu soube do fechamento da agência da Cetesb através da imprensa, quando foram divulgadas as informações de que diversos postos seriam fechados.

Segundo Silvia Cirelli, os principais serviços que a Mineração Jundu utilizava da CETESB de Pirassununga, correspondem na obtenção de licenciamentos ambientais, tais como a renovação das licenças de operação (uma para lavra e outra para beneficiamento), solicitação dos CADRI’s (certificados de disposição de resíduos industriais), autorizações para supressão de vegetação e autorização para estabelecimento de reservas legais e reservas compensatórias, além da apresentação anual de um relatório de desempenho ambiental e o inventário de resíduos da mineradora.

Mineração Jundu (Foto Institucional)


Perguntada se a mudança da agência da Cetesb para Mogi Guaçu deverá dificultar o atendimento para as empresas descalvadenses, a analista respondeu: "Num primeiro momento essa mudança fará com que cada processo seja redirecionado para um técnico responsável, que deverá acumular novos processos. Isso fará com que o tempo de análise se alongue, pois esse técnico não conhece a instalação da empresa e o seu histórico de licenciamento, demandando mais tempo para estudar o processo e fazer visitas de campo para entender e conhecer a situação. Tudo isso levará tempo e os processos que aguardam liberação ficarão atrasados" relatou Silvia.

Por fim, Silvia Cirelli conta que somado a tudo isso, também existe o fator da distância, já que até Pirassununga eram percorridos cerca de 36 km, ao passo que para Mogi Guaçu, essa distância aumentou para aproximadamente 125 km. De acordo com a analista ambiental, a Mineração Jundu lamenta a decisão do fechamento da agência no município vizinho.

 

Participe você também do site Descalvado News e
escreva seu comentário sobre esta notícia

Agência da Cetesb de Pirassununga encerra atividades
Reinaldo Colucci é vice-campeão pan-americano
Projeto Jovem Agricultor do Futuro reuniu participantes em Festa Junina
Concurso público do Detran destina 47 vagas para a região de São Carlos, incluindo Descalvado
Funcionário é preso após desviar R$ 60 mil em produtos em Porto Ferreira
Em São Carlos, empresário procurado pela justiça é preso embriagado
Ciclista faz aventura de Mossóro à Descalvado
Frango vivo tem maior valorização do ano
Polícia Civil de Porto Ferreira localiza armas, munições e granadas das forças armadas
PROERD forma novas turmas na tarde desta sexta-feira
Caminhão carregado de laranja tomba em alça de acesso da SP-215
Museu Público Municipal promove a 1º Feira do Vinil
'Escola de Moda' é inaugurada em Descalvado
Assentados de Descalvado e região invadem sede do Incra em Araraquara
Corpo de vítima de afogamento na Praça do Lago é localizado
Acessa SP e Sebrae-SP beneficiam paulistas com cursos de empreendedorismo a distância
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube (Canal 1)  
      Youtbube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"