16/07/2013
(18h05)

Vereadores cobram diversas providências da administração municipal

Parlamentares falam de denúncias e, inquéritos civis também são citados em plenário

A sessão da Câmara de segunda-feira, 15, que marcou o retorno do vereador Argeu Donizete Reschini (MD) teve diversos pronunciamentos em tons de cobrança, todos eles endereçados à administração interina de Anderson Aparecido Sposito (DEM).

Além disso, algumas citações em plenário chamaram a atenção, dentre elas, a do vereador Dr. Rubens Algarte de Rezende (PSDB) que, apesar de não ter sido veiculado nada oficialmente, disse ter conhecimento de que existe por parte do plano de saúde São Francisco, a intenção de extinguir o seu plantão, transferindo-o para o atendimento no Pronto Socorro.


“Isso ainda não é oficial, fiquei sabendo em off, mas se for verdade alguma providência deve ser tomada. Essa é uma atitude que vai prejudicar, tanto os usuários do plano de saúde, quanto os pacientes do SUS. Então vamos trabalhar e exigir que o Poder Público faça a sua parte, sem quebrar galhos”, disse o vereador.

A abordagem do assunto também se deu em razão das inúmeras reclamações feitas pelo funcionalismo público, que tem ficado sem consultas médicas por parte do São Francisco, com quem a Prefeitura, em tese, tem um convênio. “Existe um desencontro de informações, de um lado o plano de saúde diz aos funcionários que não está recebendo os repasses; de outro, os descontos estão acontecendo na folha de pagamento e essa situação vem se arrastando. O fato é que hoje, nenhum plano de saúde, nenhum convênio, pode se negar ao atendimento, é lei”, explicou Dr. Rubens.

O médico parlamentar foi bastante enfático ao citar sobre denúncias de uma maneira geral contra a administração municipal, dizendo ser totalmente contrário a ilicitudes praticadas com dinheiro público. “Essa Casa tem poder, um poder que nem mesmo ela sabe, mas tem. Se há algo de errado acontecendo, então que os culpados paguem e paguem caro. Já passou da hora de nós pensarmos bem, refletirmos e colocar a consciência para trabalhar em prol da população”, finalizou.

Outro crítico da administração de Sposito, o vereador Edevaldo Guilherme (PMDB), iniciou seu pronunciamento informando que se deparou no Fórum local com um munícipe que havia protocolado um ofício na Promotoria Pública, solicitando a ajuda do Poder Judiciário para que a Praça de São Benedito possa ter a sua manutenção, já que segundo informações, hoje cerca de 80% de suas lâmpadas estão queimadas (veja aqui matéria na edição 40 do Jornal Descalvado News).

“Onde já se viu pedir a ajuda da Promotoria para ter um serviço básico prestado, que é a substituição de lâmpadas de uma praça pública. Mas essa é a administração que não troca lâmpadas, não faz a limpeza de banheiros públicos, uma inércia completa. Essa administração se parece com um ovo: todos os dias se faz politicagem, tentando mostrar que se faz alguma coisa, mas por dentro esse ovo está ‘choco’. Lá dentro a coisa está horrível, insuportável”, bradou Edevaldo Guilherme.

Referindo-se aos depoimentos colhidos nos dias 10 e 15 de julho de testemunhas arroladas nos Inquéritos Civis de números 228 e 229/13 (que tratam sobre os casos da Sucata e Pistões e ainda, de compras sem licitação), o vereador disse que funcionários ouvidos, mesmo sob pressão, falaram o que puderam e restou confirmado por duas testemunhas que “dois pistões foram levados para a oficina do prefeito Sposito”. “Ainda, no dia de hoje, o depoimento de um empresário que eu não vou trazer detalhes para não atrapalhar as investigações, trouxe fatos relevantes e muito graves. Informações sobre licitações fraudulentas, compras sem licitação, entrega de dinheiro a munícipes, ou seja, o Ministério Público vai ter muita coisa para investigar e nós, senhores vereadores, devemos estar prontos e atentos. Não vamos esperar pela conclusão dos inquéritos, que certamente se tornarão Ações Civis Públicas. Proponho que comecemos a refletir, porque o que está acontecendo é muito grave”, alertou.

Também falando em denúncias, o vereador Luiz Carlos Vick Francisco (MD) disse ter recebido três num único dia e, todas elas, afetam diretamente a administração municipal. “Infelizmente é isso que tem acontecido, acredito que como eu, todos os senhores vereadores têm recebido denúncias. Todos nós gostaríamos que, apesar de ser interina, a administração fosse eficiente, mas não é isso que tem ocorrido. Hoje, por exemplo, estou protocolando um pedido de prestação de contas quanto à cobertura do telhado do Ginásio de Esportes Oswaldo Cardoso. Segundo o que chegou até mim, pode ter alguma coisa errada neste serviço, então nós vamos checar”, disse.

COBRANÇAS – ao comentar algumas respostas que recebeu da administração pública, José Augusto Cavalcante Navas (PTB), abordou novamente os concursos públicos 01 (cargos em geral) e 02/2012 (Guarda Municipal) sobre os quais cobrou a devida contratação. Com relação ao primeiro, o vereador obteve a informação de que 37 candidatos aprovados já foram convocados para o serviço público, embora ainda outras dezenas aguardem por aquilo que lhes é de direito.

Já com relação ao da Guarda Civil Municipal, Guto obteve como resposta que ainda falta a realização de outras três fases e que para isso, a Prefeitura terá que licitar, devendo levar um tempo de 30 a 60 dias para contratar os profissionais, por exemplo, para ministrar o curso de formação.

“Bem, os 30 dias já se passaram, então vamos esperar o prazo final. A Guarda Municipal só vem a tona quando notícias de furtos e roubos assolam a nossa cidade, e não deveria ser assim. A sua implantação está prevista no orçamento e ela deve ser cumprida. A cidade precisa da Guarda Municipal que, somada ao trabalho das Polícias Civil e Militar, irá assegurar uma maior segurança a toda nossa população”, destacou.

Por sua vez, a Presidente da Câmara, Ana Paula Peripato Guerra (PT) abordando uma de suas proposituras, cobrou da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, cópia do projeto enviado à CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), para a continuidade do convênio do programa PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

“Fui procurada por entidades assistenciais que eram beneficiadas pelo PAA e que por conta do encerramento do convênio através da AFADE e a CONAB, deixaram de receber os alimentos que são produzidos pelos pequenos produtores. Entrei em contato com a CONAB, onde fui informada que as inscrições estão abertas, tendo a Prefeitura que cadastrar o seu projeto. Nesse sentido eu peço que o setor responsável não perca o seu prazo, bem como envie uma cópia para esta Casa do Projeto. Recentemente foi anunciada a suspensão momentânea do fornecimento desses alimentos às entidades, por conta do encerramento do convênio em nosso município, o qual precisa ter continuidade, tanto em prol dos pequenos produtores, quanto das próprias instituições”, discursou.
 

Participe você também do site Descalvado News e
escreva seu comentário sobre esta notícia

Vereadores cobram diversas providências da administração municipal
Nova diretoria do Rotary Club tomou posse nesta segunda-feira
Explosão destrói prédio que abrigava serralheria em Porto Ferreira
Em crise, situação no Hospital Escola deve ser normalizada, afirma diretor
Por ciúme, mulher esfaqueia soldador
Subseção da OAB de Porto Ferreira sediará campeonato de futebol society
Com dois mortos, termina rebelião no presídio de Itirapina
Porta de Escort se abre e motorista morre ao cair do veículo em movimento em Pirassununga
Corpo de homem é encontrado em canavial de Porto Ferreira
Araraquara sediou a 3ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial
57ª Edição do mais tradicional evento esportivo do interior paulista começa no próximo dia 19 em São Carlos
Motorista perde o controle do veículo e despenca em curva da Vicinal Guilherme Scatena
Imprudência de motoristas que disputavam racha tira a vida do técnico de futsal "Foguinho"
Renovação Carismática Católica amplia grupos de oração para atender mais pessoas em Descalvado
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube (Canal 1)  
      Youtbube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"