19/07/2013
(18h32)

Santa Casa já registra espera por leitos

Momento sazonal e falta de profissionais contribui para o quadro que, ultimamente trabalha com demanda máxima

Há algumas semanas recebemos a informação de que pacientes com necessidade de internação na Santa Casa de Misericórdia de Descalvado estavam tendo que aguardar os procedimentos, em razão da falta de leitos na instituição.

Em contato com a enfermeira que é a responsável técnica pela gerência do hospital, Elisa  Regina dos Santos, ela informou que a espera é real, mas que o paciente no máximo, chega a aguardar por um leito por cerca de uma hora e meia, no máximo.  Segundo explicou, essa espera tem ocorrido por diversos fatores e o primeiro deles é a época do ano, outono e inverno, onde o número de internações, principalmente de idosos, aumenta consideravelmente.

“Antes, o tempo de internação por conta das doenças do inverno girava em torno de dois a três dias, hoje chegam a sete, muitas vezes, por conta do paciente já estar bastante debilitado e não ter recebido o devido atendimento. Na realidade, as unidades de saúde não foram preparadas para lidar com o envelhecimento. Chegamos a ter casos de idosos que permanecem acamados por até 20 dias”, explicou Elisa.

Mas além desta questão há também o fator da limitação do espaço do hospital: se antes havia todo o prédio, incluindo a ala onde funcionou, por exemplo, o hospital da Medes, hoje a Santa Casa conta apenas com a parte frontal, que é dividida com o Pronto Socorro. “Houve um aumento da demanda e a diminuição do espaço, o que acaba colaborando para essa situação que, felizmente, ainda é crítica, sem maiores prejuízos aos pacientes”, disse a enfermeira.

Hoje a Santa Casa detém 38 leitos para internação, para o atendimento tanto do SUS quanto de particulares. A estrutura que a compõe (toda a ala frontal do hospital) é subdividida em clínica médica (feminino e masculino), cirúrgica (feminino e masculino), pediatria e maternidade.

“Nós temos sim espaço para ampliar o atendimento, no caso, toda aquela parte debaixo, onde funcionou o hospital da Medes está pronta, apta a prestar adequadamente os serviços, mas ai entramos em um outro problema enfrentando pela instituição, que é a falta de profissionais e a mão de obra qualificada. Hoje, por exemplo, não temos funcionários suficientes para disponibilidade de internações nas duas áreas”, ponderou.

Conforme Elisa, a Santa Casa enfrenta uma grande dificuldade na hora da contratação dos enfermeiros, técnicos e auxiliares, pois esses profissionais têm saído dos cursos e mesmo faculdades, despreparados, o que acaba obrigando a instituição a destacar um profissional experiente para acompanhá-los, impossibilitando assim uma escala maior.

"Hoje não temos funcionários suficientes para disponibilidade de internações nas duas áreas", disse a enfermeira Eliza

“Essa é a realidade, os cursos e mesmo as faculdades têm deixado a  desejar na formação desses profissionais, que chegam aqui e muitos têm dificuldade em fazer o básico, procedimentos básicos. Nós, que estamos há anos na profissão, estamos fazendo o que os cursos não fazem e, nesse sentido, a reposição dos profissionais tem sido feita com cautela. Não dá para contratar diversos profissionais sem experiência e contar apenas com eles nos plantões”, explicou Elisa.

A responsável técnica salientou que a Provedoria da Santa Casa tem se programado e planejado a ampliação dos profissionais para atuar na instituição, mas em muitos casos esbarra exatamente na falta de preparo por parte de muitos deles.

“E hoje, diferente do que foi há alguns anos, o problema não é a falta de estrutura financeira da Santa Casa, pois os salários são pagos em dia, assim como dos demais direitos trabalhistas. O problema maior, realmente está na qualificação dos profissionais”, destacou.

Elisa entende que, neste caso, deveria haver um maior diálogo entre escolas, cursos, Secretaria de Saúde e mesmo administração do hospital e, uma fiscalização por parte de um órgão competente para aferir a qualidade dos cursos hoje vigentes.

Atualmente são mantidos quatro técnicos de enfermagem e um enfermeiro padrão durante o expediente diurno, quando o ideal, de acordo com Elisa, seriam cinco técnicos. No plantão noturno a escala é mantida por três técnicos e um enfermeiro, isso somente na Santa casa. Já no Pronto Socorro são mantidos três técnicos e um enfermeiro e no centro cirúrgico, também três técnicos e um enfermeiro, por um período correspondente a 12 horas.

ESPERA PARTICULAR – Segundo o que a reportagem pode apurar 'in loco' nas alas de internações da Santa Casa, a espera por leito não se deu por paciente do SUS, mas de paciente particular que iria ser submetido a uma cirurgia estética.

De acordo com informações junto à Provedoria da Santa Casa, não houve nenhuma ocorrência de paciente do SUS, que tenha ficado sem  internação. No caso do paciente particular, como não havia a disponibilidade do apartamento e, como não se tratava de uma cirurgia urgente, a gerência o realocou em um quarto com vaga e, neste caso, foram descontados os valores referentes à internação individual.
 

Participe você também do site Descalvado News e
escreva seu comentário sobre esta notícia

Santa Casa já registra espera por leitos
SAMU deve contratar mais de 80 funcionários na região, inclusive em Descalvado
São Carlos será sede da II Conferência de Educação
TRE marca novas eleições em Ibaté para o dia 6 de outubro
Colisão envolvendo três veículos deixa militares feridos em Pirassununga
Evento gratuito une carros antigos e música em São João da Boa Vista
Mulher capota Strada Adventure no centro de São Carlos
Polícia de Leme faz cerco à criminosos com a ajuda do 'Águia 16'
Tempo de espera no SAC é alvo de reclamações na região de São Carlos
Dois empresários são presos em Rio Pardo com carga de R$ 30 milhões
Colisão na Washington Luiz decepa a mão de ajudante de motorista
Vereadores cobram diversas providências da administração municipal
Nova diretoria do Rotary Club tomou posse nesta segunda-feira
Explosão destrói prédio que abrigava serralheria em Porto Ferreira
Em crise, situação no Hospital Escola deve ser normalizada, afirma diretor
Por ciúme, mulher esfaqueia soldador
Subseção da OAB de Porto Ferreira sediará campeonato de futebol society
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube (Canal 1)  
      Youtbube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"