Início


20/05/2013
(18h45) - Atualizado em 21/05/2013 às 11h50

Juiz eleitoral mantém decisão de outubro e cassa registro das candidaturas de Panone e Becão

Em sentença, magistrado declara o ex-prefeito e vice inelegíveis por  8 anos, além de imputar multa civil no valor de R$ 10.641,00 cada

Em sentença proferida nesta segunda-feira, dia 20, o Juiz Eleitoral da Comarca, Dr. Rafael Pinheiro Guarisco,  manteve a sua decisão  anunciada em outubro do ano passado,  cassando o registro das candidaturas de Luís Antônio Panone (MD) e de Antônio Carlos Reschini (PTB) por captação ilícita de sufrágio, ou seja, compra de votos. A denúncia foi feita pela coligação adversária “De Coração Aberto pra Você” do ex-prefeito José Carlos Calza (PSDB), que teve acesso a um vídeo feito na casa de uma munícipe residente no Jardim Albertina, vizinha da jovem que teria sido beneficiada pela doação de uma cesta básica.

Na sentença ainda, Dr. Rafael declara o ex-prefeito e vice inelegíveis por 8 anos, além de imputar a cada um,  multa civil no valor de R$ 10.641,00.


A decisão do Juiz Eleitoral de Descalvado deve ser publicada no Diário da Justiça desta terça-feira, 21, para conhecimento e ciência das partes, abrindo-se um prazo para manifestações dos advogados de defesa, uma vez que da sentença ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral e demais instâncias superiores.

Em contato com o ex-prefeito Luís Antônio Panone na tarde desta segunda-feira, o mesmo que encontra-se em São Paulo, preferiu não se manifestar, uma vez que ainda não tinha sido comunicado oficialmente da decisão da justiça eleitoral.

CRONOLOGIA DOS FATOS - A sentença proferida pelo juiz se repete, pois, no dia 03 de outubro do ano passado, a quatro dias da eleição municipal, o Dr. Rafael Pinheiro Guarisco, acompanhando parecer do Ministério Público Eleitoral (representado pelo Dr. Fábio dos Santos), acatou a denúncia da Coligação ‘De Coração Aberto pra Você’, de captação ilícita de sufrágio, cassando o registro da candidatura de Panone e Becão.

Por força de uma liminar obtida junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no dia seguinte (04/10/12), e que suspendeu a decisão da justiça eleitoral descalvadense, Panone  e Becão conseguiram concorrer às eleições municipais, embora o candidato José Carlos Calza (também cassado por enquadrar-se na Lei da Ficha Limpa), tenha saído vitorioso nas urnas.

A defesa do ex-prefeito e vice entrou com recurso junto ao TRE que, em decisão monocrática proferida pelo Juiz Paulo Hamilton no dia 11 de dezembro de 2012, extinguiu o processo sem resolução do mérito, nos termos do artigo 267, VI, do Código de Processo Civil, entendendo que aos candidatos, não havia sido dado o direito da ampla defesa, previsto em lei.

Os advogados de Panone e Becão também contestaram a ilicitude da gravação, realizada sem prévia autorização judicial. No documento, os candidatos explanaram tratar-se de uma armação política planejada coligação denunciante, afirmando não haver em nenhum momento a intenção de compra de voto. Afirmaram ainda que os candidatos agiram dentro dos limites permitidos pelas legislações municipal e eleitoral e sem qualquer intenção de captar votos entre os presentes na cena.

Nesse sentido, o processo retornou para Descalvado para que houvesse a oitiva de testemunhas e a juntada de novas provas e documentos. Foi designada então audiência de instrução para o dia 09/04/2013; porém, diante da ausência das testemunhas arroladas pelos interessados, redesignou-se a audiência para o último dia 23 de abril.

Também foi pedida pela defesa de Panone e Becão, perícia do chip do celular que teria feito a gravação, cujo teor foi divulgado recentemente pela imprensa.

Apesar dos novos ritos do processo, Dr. Rafael Guarisco Pinheiro manteve a sua decisão inicial, entendendo assim ser a denúncia procedente (relembre aqui o caso).

Clique para imprimir esta notícia

Juiz eleitoral mantém decisão de outubro, cassando registro das candidaturas de Panone e Becão
Incêndio atinge dois barracões de pneus em bairro residencial de São Carlos
Dupla é presa furtando caixas eletrônicos de agência bancária no centro de Porto Ferreira
Polícia Militar de Porto Ferreira realiza flagrante de receptação e porte de droga
Mobilização da Campanha do Agasalho acontece neste domingo
PM abre concurso para 2.369 soldados em São Paulo
Acessa SP é contemplada com novos equipamentos e internet Wi-FI
Tentativa de homicídio deixa servente paraplégico
Descalvado perde para Gavião Peixoto, mas garante vaga na próxima fase com a repescagem
Padre Valdinei convida toda a população para a tradicional Festa do Divino
Encontro estadual visa capacitar conselhos na área da alimentação escolar
Mobilização da Prefeita de Pirassununga deve manter agência regional da CETESB naquele município
FIESP e CIESP inauguram nesta sexta-feira a nova escola do SESI em Descalvado
Indústrias da região seguem em alta
Polícia Civil de Porto Ferreira estoura laboratório de refino de drogas
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Trânsito Happy Hour Fale Conosco  
  Noticias Saúde Horoscopo  
  Esportes Sua Casa Nota de Falecimento  
  Cotidiano Região Lista Telefônica  
  Economia Tecnologia Mapa de Ruas  
  Entrevistas Religião [revista descalvado news]  
  Perfil Moda & Estilo Edição Comemorativa  
    Culinária [redes sociais]  
      Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"