Início


28/05/2013
(10h04)

LEI DA TRANSPARÊNCIA

Cidades da região correm contra o tempo para se adequar à Lei de Acesso à Informação

Na contramão dessa correria, portal da Prefeitura Municipal de Descalvado já disponibilizava informações desde a semana passada.

Terminou nesta segunda-feira (27) o prazo para que cidades com até 50 mil habitantes disponibilizassem na internet dados como receitas, despesas e informações sobre licitações, a chamada "Lei da Transparência". Até o final da manhã de ontem, muitos municípios da região ainda não haviam se adequado à norma, prevista desde 2009.

Segundo Weslei Meceano, responsável pelo Departamento de Informática de Ibaté, a Prefeitura ainda não havia colocado os dados no ar devido a mudanças no sistema eletrônico e administrativo, mas as informações estariam disponibilizadas no portal www.ibaté.sp.gov.br, já no período da tarde do dia 27.


Na cidade de Analândia, Claudio Alex Gonçalves Carvalho afirmou que as informações da Prefeitura foram atualizadas no último sábado (26), mas que o site (www.transparencia.analandia.sp.gov.br) ainda não está visível para o usuário. “O chefe de Gabinete da Prefeitura foi nesta segunda (27) para São Paulo para uma reunião na Secretaria de Planejamento. Ele foi oficializar o contrato. É a primeira vez que a Prefeitura realiza a atualização do portal na gestão do prefeito Rogério Luiz Barbosa Ulson”, explicou Claudio.

O mesmo aconteceu em Ribeirão Bonito. José Carlos dos Santos, diretor de Governo, informou que um representante da administração municipal havia se deslocado pela manhã para a Capital com toda a documentação do município para formalizar o contrato com o governo do Estado, que ofereceu uma parceria às cidades para a publicação dos dados. “A Prefeitura já disponibilizou algumas informações no próprio site e o convênio com o Estado está em andamento”, disse pela manhã. No final do dia o site já estava em funcionamento.

Em Itirapina, a informação obtida foi de que o portal da transparência está atualizado desde a última sexta-feira (25), porém as informações não estavam disponíveis por conta de problemas técnicos. Helton Henrique Mariano, orientador de informática, afirmou que assim que o site estiver funcionando ele poderá ser acessado em www.transparencia.itirapina.sp.gov.br. O site entrou em funcionamento também no final do dia de ontem.

Dourado disponibilizou algumas informações em uma página no site da Prefeitura (http://www.dourado.sp.gov.br), porém nem todas estavam atualizadas. De acordo com Ricardo Sanches, diretor de administração, a página seria organizada ainda na tarde da segunda-feira para facilitar o acesso dos cidadãos. “Está tudo muito espalhado. Vamos padronizar a página, deixar tudo próximo para facilitar a vida do usuário”.

Já em Descalvado a situação foi completamente diferente, e os dados estão atualizados até maio de 2013. Antônio Aparecido Rischini, contador e diretor de Finanças, explicou que há um mês a Controladoria Geral da União enviou um cadastro à Prefeitura explicando sobre a importância do portal da transparência e também assegurando um treinamento especifico aos funcionários que ficassem responsáveis pelas atualizações. Segundo Rischini, a vontade de aderir ao portal foi imediata, porém o cadastro ainda não foi finalizado e as informações estão sendo colocadas pela Prefeitura por conta própria. “Estou com o protocolo de envio datado do dia 8 de maio, mas até agora a Prefeitura não obteve nenhuma resposta. Enquanto não são resolvidas as formalidades, continuamos atualizando as informações em www.descalvado.sp.gov.br”, finalizou.

CONSEQUÊNCIAS - Segundo a lei que estipulou a necessidade do Portal da Transparência (http://www.planalto.gov.br), as Prefeituras que não se adequarem à norma no prazo previsto pela Lei Complementar nº 131/2009 (http://www.planalto.gov.br/Lcp131) poderão ficar impedidas de receber verbas de outras instâncias do governo e contratar operações de crédito.

*Com informações do Portal K3

Clique para imprimir esta notícia

Cidades da região correm contra o tempo para se adequar à Lei de Acesso à Informação
Qualidade do café é tema de encontro de produtores na Babilônia
Polícia Militar Rodoviária realiza "Operação Corpus Christi 2013"
Municípios pequenos estão no alvo de criminosos
Lu Bertolutti fala sobre novos projetos ao Descalvado News
Na próxima quarta-feira, Descalvado participa do "Dia do Desafio" contra a cidade colombiana de Tibu
Acidente entre dois ônibus deixa 22 feridos na Rodovia Anhanguera
Pneu estoura e caminhão carregado de ração tomba em São Carlos
Aumento de salário do prefeito e de secretários é rejeitado por unanimidade pela Câmara
Sem coleta, Pirassununga perde 30 toneladas de lixo reciclável por dia
Mulher saca dinheiro no banco e descobre que notas são falsas
Caso da Cesta Básica: Ministério Público arquiva Inquérito Civil contra ex-prefeito e vice
Banda Fenícia participa de concurso para abrir o João Rock
Ministério da Justiça anuncia recall de Tylenol
Câmara Municipal de São Carlos abre concurso para diversos cargos
Crise de hérnia de disco provoca operação de resgate na SP-215
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Trânsito Happy Hour Fale Conosco  
  Noticias Saúde Horoscopo  
  Esportes Sua Casa Nota de Falecimento  
  Cotidiano Região Lista Telefônica  
  Economia Tecnologia Mapa de Ruas  
  Entrevistas Religião [revista descalvado news]  
  Perfil Moda & Estilo Edição Comemorativa  
    Culinária [redes sociais]  
      Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"