Início


23/05/2013
(18h04)

Sem coleta, Pirassununga perde 30 toneladas de lixo reciclável por dia

Cidade faz estudo para implantar plano de resíduos sólidos, diz secretário. Só 28% dos municípios do Estado de SP têm coleta seletiva, diz Cempre.


Sem coleta, todo lixo vai para o aterro sanitário da cidade
(Foto: Marlon Tavoni/EPTV)
Sem coleta seletiva, Pirassununga manda cerca de 28,5 toneladas de lixo reciclável por dia ao aterro sanitário, segundo uma estimativa do secretário de Agricultura e Meio Ambiente Flávio Sousa. Estudos e coleta de dados estão em andamento para mudar a situação. “Estamos analisando qual seria o melhor plano de resíduos sólidos a ser implantado para a nossa cidade”, afirmou.

No aterro sanitário de Pirassununga, são depositadas aproximadamente 60 toneladas de lixo por dia. O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Flávio de Sousa, reconheceu que metade disso poderia ser reaproveitada.


Algumas lixeiras para separar os materiais foram compradas pelo município e distribuídas em pontos da cidade, mas não existe coleta seletiva e tudo tem o mesmo destino: o aterro sanitário.

A estudante Bárbara Rubin separa o lixo reciclável, mas ela precisa levar os produtos para a faculdade, pois é o único local na cidade onde existe um projeto de reciclagem. “A gente espera que isso mude no município. Que a gente não precise mais se deslocar até a universidade para jogar o nosso lixo”, disse.

Vida útil dos aterros - Um levantamento realizado por uma consultoria especializada, o Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), aponta que apenas 28% dos municípios do Estado de São Paulo têm coleta seletiva. O professor da Universidade de São Paulo (USP) Valdir Schalch afirmou que com a coleta seletiva regular a vida útil dos aterros pode aumentar de 20% a 30%.

Ele ainda alertou para o risco que acúmulo de lixo de forma incorreta pode causar. “Tem a possibilidade de haver a contaminação da água do lençol subterrâneo, além da parte de impacto visual, tem a geração do gás metano, que vai para atmosfera. Também a acumulação de vetores, como pássaros, cachorros e outros animais”, explicou.

Ainda segundo ele, quanto mais coleta seletiva, maior a vida útil dos aterros. “A coleta seletiva pode não diminuir muito com relação ao peso, mas diminui bastante o volume do aterro, consequentemente aumentando a sua vida útil”, disse. “São matérias primas que podem ser aproveitadas para outros usos. Não devemos enterrar matéria prima”, concluiu o professor.

Exemplo - A cooperativa de Leme coleta 30 toneladas de materiais recicláveis por mês. Se não houvesse o trabalho de coleta, todo esse lixo iria para o aterro sanitário da cidade. Outro exemplo de como a reciclagem pode fazer a diferença está no trabalho na cooperativa, que é a principal fonte de renda para 34 famílias.

Para aumentar a coleta, a ideia da cidade é incentivar a população a fazer a destinação correta dos materiais. O engenheiro florestal da Prefeitura, Alexandre Forte, disse que uma usina de triagem de lixo será montada. “Temos também a intenção de montar ecopontos pela cidade, para que esse lixo já venha pré-triado, para depois ser separada a parte que pode ser reciclada”, revelou.

*Fonte: G1/São Carlos

Clique para imprimir esta notícia

Sem coleta, Pirassununga perde 30 toneladas de lixo reciclável por dia
Mulher saca dinheiro no banco e descobre que notas são falsas
Caso da Cesta Básica: Ministério Público arquiva Inquérito Civil contra ex-prefeito e vice
Banda Fenícia participa de concurso para abrir o João Rock
Ministério da Justiça anuncia recall de Tylenol
Câmara Municipal de São Carlos abre concurso para diversos cargos
Crise de hérnia de disco provoca operação de resgate na SP-215
Abono salarial: 1,2 milhão de pessoas ainda não sacaram o benefício
Dupla é presa após praticar o crime conhecido como "saidinha de banco" no centro de Porto Ferreira
Posse de “Reinaldo Ninja” e fortes críticas marcam Sessão da Câmara
Prefeitos da região de Ribeirão criam comissão por mais verbas na saúde
Juiz eleitoral mantém decisão de outubro, cassando registro das candidaturas de Panone e Becão
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Trânsito Happy Hour Fale Conosco  
  Noticias Saúde Horoscopo  
  Esportes Sua Casa Nota de Falecimento  
  Cotidiano Região Lista Telefônica  
  Economia Tecnologia Mapa de Ruas  
  Entrevistas Religião [revista descalvado news]  
  Perfil Moda & Estilo Edição Comemorativa  
    Culinária [redes sociais]  
      Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"