Início


14/03/2013 (22h05) - Atualizado em 15/03/2013 às 8h06

CRÔNICA

Habemus Electionem

Decisão proferida pelo TRE na tarde desta quinta-feira (14), negando o recurso de Luís Antonio Panone, sinaliza que a Justiça Eleitoral deverá determinar nova eleição para o cargo de Prefeito Municipal

Por Mário Zambelli

Um dia após a população católica em todo o mundo conhecer seu novo líder - o Papa Francisco - a cidade de Descalvado também recebeu a notícia que finalmente sinaliza qual deverá ser o desfecho da interminável disputa eleitoral de 2012: uma nova eleição municipal.

Mas antes que possamos ouvir o tão aguardado "Habemus Praefectus", que será proferido pelo Presidente do Legislativo em uma nova sessão de posse tão logo encerrar-se o novo pleito eleitoral, a população de Descalvado mais uma vez terá a "honra" (e o desgosto) de assistir à uma nova campanha eleitoral, tão baixa e vergonhosa (ou mais) quanto à última que terminou em outubro.


Isso porque, já há demonstrações esdrúxulas e escancaradas de como será esse novo período pré-votação. E é claro, protagonizadas pelas mesmas "ratazanas" da última vez. A temporada de caça já começou!

Membros dos dois grupos políticos que mais uma vez deverão disputar a preferência dos eleitores descalvadenses, já se provocam nas redes sociais e nas conversas pelos "botecos" da cidade. Agressões verbais e acusações de todos os tipos já são freqüentemente lidas e ouvidas.

De um lado, o grupo de Calza, que mesmo vencendo nas urnas, não levou o grande prêmio devido a aplicação da Lei da Ficha Limpa - uma lei que foi criada não pela classe política, mas pela assinatura de mais de um milhão e trezentos mil brasileiros cansados de tanta corrupção e roubalheira. Reclamando de uma decisão que tirou-lhe a vitória no "tapetão", segundo descreveu o próprio ex-pretenso candidato, os simpatizantes de Calza parecem se esquecer de que ele jamais teve a sua candidatura aceita pela justiça eleitoral, desde o início da campanha. Todo mundo sabia disso! Ou não?

Inegável é a popularidade e o carisma de Calza, mas inegável também foi a triste e infeliz forma e rumo com que a sua campanha eleitoral foi conduzida. Desde o início do ano de 2012, bem antes da campanha eleitoral, comentava-se que a vitória de Calza dar-se-ia por uma enorme quantidade de votos. O próprio Calza falava aos quatro cantos da cidade que não haveria a necessidade de se fazer uma campanha grande e cara, e que se "bobeasse", ele só iria colocar uma placa com a sua foto e o número 45 na frente de sua residência, podendo tranquilamente sair de viagem durante o período eleitoral. Honestamente, acredito que se ele tivesse feito isso, não teria torrado seu dinheiro a toa e certamente, teria mais votos. Acolhendo (ou escolhendo?) algumas pessoas sem escrúpulos e sem qualquer adjetivo que poderia somar (ao invés de subtrair) para a sua campanha, o grupo de Calza perdeu os rumos já no início da corrida eleitoral, apelando e agindo de forma baixa e sorrateira, com o único propósito de denegrir a imagem do seu adversário, ao invés de trazer e debater suas propostas. Salvo algumas exceções, Calza não se beneficiou do grupo que trabalhou por ele durante a sua campanha. Ao contrário: perdeu muito mais do que ganhou! Prova disso foi a pouca diferença de votos que ele teve sobre Panone e do número de votos nulos e de abstenções registrados no dia 7 de outubro, que demonstrou claramente o descontentamento da população com os rumos que a coisa tomou.

Teve gente da coordenação de campanha de Calza que havia escrito em rede social durante o período eleitoral, que não via a hora de ver a lavada que Panone levaria nas urnas. Segundo me contaram na época, no dia da eleição esse mesmo "profeta" precisou visitar "a casinha" diversas vezes durante o dia, visto que seu intestino parecia não estar tão confiante quanto as suas postagens no Facebook. Se o fato ocorreu mesmo, eu não posso garantir, mas seria de bom grado o amigo repensar o que escreve tanto em sites quanto em redes sociais durante a próxima eleição, já que tem um ditado que diz "dor de barriga não dá uma vez só"!

Quem não conhece alguém na cidade que já tinha como certo um emprego prometido na Prefeitura Municipal, ainda durante a campanha eleitoral? Somente para os cargos de secretários de esportes e da agricultura, eu cheguei a ouvir de três pessoas (para cada cargo) que eles eram os escolhidos.  Era hilário, mas ao mesmo tempo triste, pois eu podia enxergar nos olhos dessas pessoas a crença naquilo que eles haviam acabado de me contar.

Para a sorte de alguns (ou por manobras escusas que jamais saberemos) algumas dessas promessas acabaram se concretizando, uma vez que a atual administração interina têm "ajeitado a carga" de muitas promessas da campanha de Calza. Têm até a contratação de esposas no lugar dos maridos (no plural mesmo, pois não é apenas um caso), já que os respectivos cônjuges também se enquadram na Lei da Ficha Limpa Municipal, ficando impossibilitados de faturar a boquinha de maneira oficial. E pelo que ando ouvindo, ainda deverão ser "abençoados" mais alguns companheiros da campanha do coração, para "quitar" algumas promessas ainda pendentes. Tudo sob o mais rígido controle de qualidade e competência, é claro!

Já do outro lado, o grupo de Panone, que pecando também pela escolha de alguns nomes para integrar sua equipe, deslizou feio no caso da armação da cesta básica. Panone certamente irá se livrar das pendengas judiciais provenientes da armação, limpando assim o seu nome, mas quem pode dizer qual o tamanho do prejuízo e do estrago causado no dia da eleição? Não sei se foi pela empolgação (errada) ou pelo desejo de tripudiar sobre o inimigo, imaginando talvez que iriam "tomar" uma militante do adversário, que fez com que Panone e Becão entrassem naquela residência do Jardim Albertina e caíssem na arapuca que lhes aguardavam. Essa resposta só eles sabem. Mas o que deveria ter feito a coordenação da campanha era prever o óbvio, evitando assim o suicídio político.

Panone também errou ao "dormir com o inimigo". Durante sua administração, algumas pessoas que faziam parte do seu staff de confiança, agiam sorrateiramente nos bastidores para boicotar uns aos outros, e pior, sem perceber que alguns de seus subordinados, colhiam e forneciam informações privilegiadas, municiando perigosamente os seus inimigos. Pura falta de tino ou excesso de confiança?

Mesmo bombardeado pelo estigma que lhe conferiu a falsa impressão de arrogância, Panone se manteve firme e seguiu em frente com seus propósitos durante o tempo em que ocupou o cargo de chefe do executivo. Aqueles que o acusam de não ter sido um bom prefeito, com certeza nada entendem de administração municipal. Panone têm sim os seus méritos, assim como Calza têm os seus.

Também pesa contra Panone o indigesto aumento do IPTU, que desagradou quase toda a cidade, marcando para sempre essa sua gestão. Mas, a meu ver, o pior erro do governo Panone foi ter deixado a dívida herdada agora pela administração que se seguiu. No desespero pós-eleição para equilibrar as contas e não correr o risco infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal, a administração do governo Panone precisou cortar na própria carne e congelar diversos programas e gastos, o que transpareceu para muitos munícipes, um certo revanchismo pela derrota nas urnas.

Assim, a disputa entre estes dois grupos bem definidos, deixou a cidade e a população em segundo plano, que agora colhe os frutos (amargos é claro) desta briga. Seria esse o momento oportuno da população, que visivelmente cansada deste cenário onde somente os interesses particulares imperam, dar um basta definitivo e virar esta página triste e dolorosa da sua história, onde após uma eleição para prefeito municipal, ninguém pôde assumir o posto.

Com um perfil novo e participativo de eleitores, a cidade têm a chance de realizar essa façanha. E com um papel fundamental e de extrema importância nessa "virada de página", é essencial que os veículos sérios de comunicação (rádios, jornais e SITES) participem ao lado do povo, informando e relatando os acontecimentos de forma isenta e imparcial (princípios básicos do jornalismo), e principalmente, não entregando sua linha editorial nas mãos de grupos ou interesses particulares, por mais vantajo$o que lhe pareça!

Clique para imprimir esta notícia

Crônica: Habemus Electione
Oito pessoas morrem em colisão frontal na SP-215
10° Encontro de Jeeps de Leme acontece neste domingo
Mulheres são mais cuidadosas com a privacidade na internet
Grupo Baldin aprova "Plano de Recuperação" da empresa
Unidade do Botafogo de Descalvado leva mais uma e é campeã do "Festival de Futebol Menor" na categoria sub 12
Curso de Capacitação para Conselheiros de Direitos mobiliza bom público
Enxurrada, lama e entulho comprometem sistema de abastecimento da Represa Calmon
Moradores do loteamento Chácara Pantanal reclamam do esquecimento e do descaso das autoridades
Caixa comunitária dos Correios na Chácara Pantanal recebe melhorias
COMUCRA realiza curso de capacitação para Conselhos de Direitos
Tratorada reuniu mais de 100 participantes na Babilônia
Vendedor morre com três tiros após tentativa de assalto em São Carlos
HARLEM SHAKE: Novo meme da internet já conta com uma versão descalvadense
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Classificados  
  Política Animais & Pet Achados & Perdidos  
  Polícia Veículos Previsão do Tempo  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edição Comemorativa  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"