06/11//2013 (16h02)

Caminhada em homenagem ao jovem Matheus pede melhor preparo dos motoristas
 

“Não foi o carro que matou ele, mas quem estava atrás do volante e acredito que  por falta de experiência, negligência...” – Nilson de Souza Augusto, pai de Matheus , morto em um acidente de trânsito no último dia 27 de outubro.

Cerca de 100 pessoas aproximadamente participaram da caminhada em homenagem ao jovem Matheus Henrique da Silva, de 19 anos, que faleceu na noite do domingo (27 de outubro) após uma colisão entre a moto que ele pilotava e um automóvel, na Avenida Bom Jesus, no cruzamento com a rua Antônio Romantini, próximo ao CERD.


O ato se deu na tarde do último domingo, dia 03, com trajeto iniciado na Praça do Lago, culminando com o término na Praça Barão do Rio Branco (Jardim Velho). No local do acidente, houve uma parada da manifestação para a realização de orações e mais homenagens com flores e balões.

  

Com a presença de familiares e amigos, a caminhada teve o objetivo de chamar a atenção das autoridades e da população de um modo geral, sobre a necessidade de alterações, não apenas de alterações físicas e sinalizações de ruas, mas da mudança de postura por parte dos condutores. Nilson de Souza Augusto, 58, auxiliar de escola, é o pai de Matheus e também de Renan, de 22 anos. Ele tem a convicção de que, quem matou o seu filho não foi o trânsito descalvadense, mas a falta de experiência e talvez a negligência de quem estava no volante.

   

“O que matou o Mateus não foi o trânsito, mas a falta de conhecimento do motorista. A maneira como aconteceu o fato prova isso. Não foi o carro que o matou, mas quem estava atrás do volante, acredito eu por falta de experiência, negligência. Isso sim  acabou levando o nosso filho”, disse à reportagem do DESCALVADO NEWS.

Segundo o senhor Nilson, que é motorista há vários anos, ele tem visto ‘coisas’ no trânsito local que o tem deixado  temeroso e preocupado.  Na sua opinião, há que se ter uma atenção maior, não apenas com o trânsito, mas sobretudo com a educação que é dada ao motorista.

“Quem sabe agora, com as eleições, as autoridades focam um pouco mais no trânsito e  principalmente no ensino, porque  tem motorista que não tem culpa de como está sendo habilitado, talvez não esteja tendo orientação adequada. As ruas não matam as pessoas. Quem matam são os motoristas. Já está havendo uma movimentação para que a rua onde meu filho morreu, seja alterada a via de direção. Eu particularmente  entendo que a rua não tem nada a ver com isso. Se ela for contramão, os motoristas vão continuar entrando  na contramão”, ponderou.

Ele, que reside na rua 22 de abril, citou que a alteração na via de direção feita na referida via, de nada adiantou e que testemunha frequentemente os motoristas adentrando  na contramão. Nilson insiste que primordialmente há que se orientar o motorista e implantar fiscalização para ver o que o está acontecendo de errado. Se for diferente, ele entende que pessoas vão continuar morrendo em acidentes.

  

“Espero que ninguém passe por isso! É terrível a dor de você perder uma pessoa que até uma hora atrás estava com você, sorrindo, feliz, brincando. O Matheus tinha levado  a mãe para passear. Saiu da casa da tia para dar uma volta e, quando saiu para voltar e tomar banho, a negligência  o matou. Você recebe uma noticia assim de súbito, chega no pronto socorro tem que tirar o lençol para ver se é o seu filho que está ali morto, isso é muito, mas muito, muito doido mesmo! Vocês não têm noção do que é isso ai. Olhar para o chão e nem ver mais onde está pisando. Arrancaram ¼ da nossa família e jogaram fora. E eu vou ter que viver sem esse ¼, fizeram isso com a gente. E quem fez? A falta de orientação no trânsito. Então para mim, a questão não é o que vão fazer com a rua, se mudar a direção ou não, mas o problema é quem vai andar nessas ruas”, desabafou o pai do jovem.

  

Emocionado, o senhor Nilson durante a caminhada reforçou que o preparo dos motoristas é primordial para que a violência no trânsito diminua. ”Aqui dificilmente se usa seta e, eu vim de uma cidade onde o transito é intenso (São Paulo). Aqui, se você for ficar prestando atenção nas atitudes dos motoristas, acaba perdendo o seu hábito de dirigir. Acabei entendendo porque muita gente, não só aqui, porque passei por Porto Ferreira e depois vim pra cá, acaba se envolvendo em acidente. Em São Paulo existe fiscalização em cada esquina, se não for bem na autoescola, não pega habilitação”.

  

DIÁLOGO COM O FILHO – Segundo o  pai de Matheus, ele mantinha um diálogo diário com o filho sobre a violência no trânsito e, neste sentido, ele tinha conhecimento e consciência. “Desde que pegou a moto eu falava todo dia com ele. Acredito piamente, pelo que pude ver no local do acidente, pelo que consta no boletim de ocorrência e pelo que foi dito por testemunhas, que ele não teve culpa de nada. Ele nem viu morrer, acredito que nem teve um segundo de chance para se defender. Isso me deixou revoltado”.

Para Nilson, seu filho, além de consciente, era  excepcional. Um jovem que não tinha restrição, era uma pessoa aberta, tanto que o velório e a homenagem em forma de caminhada, contaram com uma participação expressiva de seus amigos.  “Ele fez uma coisa boa nessa partida, uniu muita gente. Ele não morreu, mudou de morada”, acrescentou.

   

Como mensagem a toda a população e principalmente aos motoristas, Nilson finalizou: “abram os olhos, tenham mais paciência, sejam mais prudentes e mais educados. É isso que a gente espera. Não porque foi com o meu filho,  mas tomem meu filho como exemplo,  porque muitos pais ainda podem perder os seus filhos. Façam daqui um lugar bom para se viver, não um lugar triste onde os filhos saem para passear e os pais ficam desesperados . Aos pais eu peço que orientem seus filhos para terem a certeza de que voltarão”.

   

AMIGOS DESTACAM A FALTA DE MATHEUS - Willian da Silva Reducino, 18; Beatriz Sposito, 14; Lucas Donizete Botaro, 17; Beatriz Ferreira Dolce, 14 e Willian Gustavo Zanella, 18, estavam entre as dezenas de pessoas que compareceram à homenagem à Matheus.

Amigos da escola, do trabalho, companheiros do dia a dia, os jovens destacaram que  Matheus era um amigo, um parceiro, um companheiro. “O sorriso e a alegria eram as marcas registradas dele. Mas também era safado e mulherengo”, relataram.

Para eles, a caminhada foi linda, mas faltou a alegria e a presença de Matheus.

   

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Caminhada em homenagem ao jovem Matheus pede melhor preparo dos motoristas
Laboratório do Instituto Biológico de Descalvado recebe certificado ISO 17025
Vereadores de São Carlos se mobilizam para a duplicação da SP-215
Após final de semana traumático, sessão extraordinária é foco dos pronunciamentos na Câmara
Kombi da Prefeitura de São Carlos é abandonada na SP-215 após se envolver em acidente
Palio capota na SP-215 e motorista sai ileso
Descalvado é finalista em premiação do Programa Educacional da ABAG/RP
Polícia Militar age rápido e captura assaltante de supermercado
Carne de frango têm desvalorização de até 14% em outubro
Grave acidente mata duas pessoas e fere três na SP-318 em São Carlos
Rotary Club de Descalvado premia as empresas e profissionais em destaque de 2013
Alunos da unidade do Sesi de Descalvado participarão de torneio de robótica em Jaú
Aumenta a procura por reposição de correções do FGTS nos escritórios de advocacia
Engavetamento envolve 4 veículos na SP-215
Cemitério Municipal deve receber 8 mil pessoas no Dia de Finados
Piracema começa nesta sexta e segue até o fim de fevereiro
Fusca é atingido por trem depois de falhar em passagem de nível
Viagem Literária encanta alunos através da arte de contar histórias
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"