11/10//2013 (18h07)

CRIME AMBIENTAL NO RIO MOGI

Acidente provocou a 3ª maior mortandade da história do Mogi Guaçu

A Assessoria de Comunicação do CEPTA-ICMBio de Pirassununga divulgou nesta semana nota oficial sobre incidente ocorrido na última semana no rio Mogi Guaçu, onde houve um vazamento de resíduos da Usina Santa Rita diretamente no leiro do rio. Confira abaixo a íntegra da nota:

"Após o rompimento de uma das lagoas de contenção de resíduos da Usina Santa Rita, ocorrido na sexta-feira, 4 de outubro, por volta das 19 horas, e situada às margens do rio Mogi Guaçu, no município de Santa Rita do Passa Quatro-SP, o CEPTA – Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais, situado em Pirassununga-SP, realizou em conjunto com o Ibama – Ribeirão Preto, acompanhamento em toda a região afetada pelo acidente, onde constatou a gravidade do dano provocado à toda a fauna aquática do rio Mogi Guaçu, consequentemente afetando as gerações futuras da fauna do ecossistema Mogi-Pardo-Grande.

O acidente industrial lançou volume significativo de resíduo industrial da usina de álcool no leito do rio Mogi, que provocou mortandade de peixes. Equipes do CEPTA, que durante dois dias percorreram o rio desde a origem do derramamento, constataram que a mancha de resíduo percorreu uma extensão de pelo menos 110 quilômetros de extensão, desde o local do acidente, em Santa Rita do Passa Quatro, até proximidades do município de Guatapará-SP.

Moradores locais informaram que o resíduo lançado permaneceu visível na região por até dois dias, sendo que A 90 km do local do acidente ainda era possível identificar manchas do resíduo nas margens do rio. Este trecho de rio é de extrema importância para a conservação da fauna aquática do rio Mogi, uma vez que atravessa glebas do Parque Estadual Vassununga e a Estação Ecológica de Jataí, locais com grande concentração de lagoas marginais, importantes como locais de reprodução de peixes.

O rio Mogi Guaçu é considerado um dos maiores berçários de peixes de água doce do estado de São Paulo e atualmente encontra-se amparado pelo Plano de Ação Nacional Mogi-Pardo-Grande, que prevê ações de proteção às espécies ameaçadas de extinção em todo o ecossistema.

O CEPTA constatou a mortandade significativa de exemplares de várias espécies, como cascudos, curimbatás, piaparas, lambaris, canivetes, pintados, cacharas, piavas, peixes-sapo, mandis, pirambevas, sendo que o peixe-sapo e o curimbatá-de-lagoa encontram-se constantes da lista de espécies ameaçadas de extinção.

Muitos exemplares encontrados mortos foram dissecados, as fêmeas ovadas apresentando estado gonadal em desenvolvimento, significando que as mesmas já se encontravam em período de piracema, com possível desova na região de Cachoeira de Emas no final de novembro a início de dezembro. Com isso, parcela significativa das espécies que já se encontravam no início da piracema foram mortas, que afetarão diretamente os estoques de peixes futuros no rio Mogi Guaçu.

A responsabilização do acidente ambiental encontra-se a cargo da CETESB. O trabalho do CEPTA visa contribuir com todo o procedimento de apuração do dano ambiental."

O ACIDENTE - A maior tragédia ambiental da história dos municípios de Descalvado e Santa Rita do Passa Quatro levou à morte milhares de peixes no Rio Mogi-Guaçu na noite da última sexta-feira, dia 04 de outubro. Um tanque de armazenamento de material orgânico da Usina Santa Rita estourou devido ao acumulo da água da chuva, despejando no leito do rio uma enorme quantidade de resíduos poluentes.

De acordo com a equipe da CETESB que esteve no local no dia seguinte ao acidente, foi possível constatar o lançamento de resíduos provenientes do tanque de armazenamento da usina diretamente no rio, além do registro da grande mortandade de peixes.

  

As amostras colhidas foram enviadas para a agência em Ribeirão Preto e o resultado da avaliação deverá sair nos próximos dias. Caso seja constatada a responsabilidade pelo acidente, a usina deverá ser punida com multas e o processo encaminhado ao Ministério Público para que sejam tomadas as medidas cíveis e penais cabíveis.

Para se ter uma idéia da extensão do dano causado, pescadores da cidade de Rincão, situada ha mais de 80 Km abaixo do local do acidente, também registraram a morte de uma grande quantidade de peixes, além de notarem a presença manchas escuras provenientes do resíduo despejado no Rio Mogi.

*Com informações de Difusora Pirassununga
 

Participe você também do site Descalvado News e
escreva seu comentário sobre esta notícia

Acidente provocou a 3ª maior mortandade da história do Mogi Guaçu
Câmara convida população para discutir lei orçamentária
Sebrae-SP promove Workshop em Descalvado no dia 16 de outubro
Após passar mal ao volante, mulher atravessa muro e invade terreno em São Carlos
Profissionais do SAMU que atenderão Descalvado e cidades da região já passam por processo de capacitação
Acidente no cruzamento da Avenida Independência com a Rua Antonio Cirelli deixa motociclista ferida
Guto Cavalcante é o grande vencedor da categoria "Vereador Digital" do 4º Prêmio Acessa SP
Colisão joga veículo dentro de banca de jornais em São Carlos
Pecuaristas usam novas técnicas e investem no mercado de orgânicos
TRE publica a Resolução com o cronograma da nova eleição para prefeito e vice
Suspeito de matar grávida a tiros em Leme é preso em São Carlos
Noite Italiana Dançante agita o CERD neste final de semana
Família é rendida e trator é roubado em sítio de Pirassununga
Descalvadense é encontrado morto em motel de São Carlos
Jacaré de três metros é visto ao atravessar rodovia em Descalvado
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"