05/10//2013 (21h20) - Atualizado em 06/10/2013 às 8h59

A MAIOR TRAGÉDIA AMBIENTAL DA HISTÓRIA DE DESCALVADO

Rompimento de represa mata milhares de peixes no Rio Mogi-Guaçu

Acidente aconteceu na noite de sexta-feira (4), quando um tanque com resíduos da Usina Santa Rita se rompeu e despejou uma grande quantidade de poluentes diretamente no rio. Polícia Ambiental e Cetesb estiveram no local e coletaram amostras da água e do produto lançado no Mogi.
 

A maior tragédia ambiental da história dos municípios de Descalvado e Santa Rita do Passa Quatro levou à morte milhares de peixes no Rio Mogi-Guaçu na noite desta sexta-feira, dia 04 de outubro. Segundo informações, um tanque de armazenamento de material orgânico estourou devido ao acumulo da água da chuva que caiu nos últimos dias, despejando no leito do rio uma enorme quantidade de resíduos poluentes.


O acidente aconteceu por volta das 19h00 e em pouco mais de uma hora, pescadores e rancheiros que se encontravam naquela região ficaram assustados e revoltados com a enorme quantidade de peixes que começaram a saltar para fora da água, tentando desesperadamente escapar da mancha que tomou conta do rio.

Em pouco tempo, milhares de peixes começaram a boiar no leito do Mogi, causando uma mortandade inimaginável de peixes. O dano ambiental talvez nunca poderá ser calculado, uma vez que estamos no período próximo à piracema, e segundo os pescadores, a quantidade de peixes com óvulos já é imensa. De acordo com o Terceiro Sargento da Polícia Ambiental de Santa Rita do Passa Quatro, Marcelo Ferreira, a polícia só foi informada do acidente após a denuncia de alguns pescadores, que desesperados, não compreendiam o que estaria acontecendo enquanto tentavam salvar os peixes.

Segundo o  Sargento Ferreira, ao verificar o ocorrido, a Polícia Ambiental acionou os técnicos da CETESB de Ribeirão Preto para coletar amostras da água do Rio Mogi e do material despejado da barragem para uma análise em laboratório.

De acordo com a equipe da CETESB que esteve no local, foi possível constatar o lançamento de resíduos provenientes do tanque de armazenamento da Usina Santa Rita diretamente no rio, além do registro da grande mortandade de peixes.

As amostras colhidas foram enviadas para a agência em Ribeirão Preto e o resultado da avaliação deve sair entre cinco a dez dias. Caso seja constatada a responsabilidade pelo acidente, a usina deverá ser punida com multas e o processo encaminhado ao Ministério Público para que sejam tomadas as medidas cíveis e penais cabíveis.

Para se ter uma idéia da extensão do dano causado, pescadores da cidade de Rincão, situada ha mais de 80 Km abaixo do local do acidente, também presenciaram o desespero dos peixes quando a mancha escura contendo os resíduos chegou ao local. Em todo esse percurso, outros milhares de peixes morreram devido à poluição causada pelo rompimento do tanque da Usina Santa Rita.

PESCADORES - O sentimento de revolta e inconformismo com o acidente tomou conta dos pescadores que frequentam o rio Mogi-Guaçu. Segundo Claudinei Corte, pescador esportivo da cidade de Cordeirópolis, a tragédia ambiental ocorrida nesta sexta-feira poderia ser evitada, uma vez que os tanques de armazenamento já apresentavam indícios de que o rompimento iria acontecer. Segundo ele, ao passar pelo local ha cerca de 40 dias, ele já havia notado que os tanques estavam completamente cheios, indicando que uma tragédia como estas poderia ocorrer. Ainda segundo Claudinei, ele teria vindo a Descalvado neste sábado justamente para pescar, pois essa região banhada pelo rio Mogi seria uma das poucas áreas remanescentes do rio onde ainda restava um bom número de peixes. Ele acredita que com o acidente desta sexta-feira, o rio provavelmente esteja condenado.

Já o pescador profissional, Luis Carlos Pitanguy, que tira todo o sustento da família do Rio Mogi-Guaçu, disse à nossa reportagem que ele foi um dos primeiros a registrar o acidente. Segundo Pitanguy, ele jamais se esquecerá da cena que presenciou no começo da noite desta sexta-feira: "Era uma situação comovente ver os peixes implorando para sobreviver, tentando desesperadamente respirar fora da água" A quantidade de peixes saltando para fora do rio era muito grande!" contou o pescador.

Pitanguy acredita que a melhor forma da Usina Santa Rita reparar o enorme dano causado ao meio ambiente, não será através da aplicação de uma multa. O pescador disse que o melhor a se fazer era as autoridades exigirem que a empresa repovoasse toda a fauna destruída pelo acidente, e mesmo assim, talvez não seja o suficiente para restabelecer o que foi perdido na noite do dia 4 de outubro.

Visivelmente abalado, Pitanguy disse que reside na região desde quando era criança, e que sem dúvida essa é a maior tragédia que ele já presenciou no Rio Mogi durante toda a sua vida. Ele termina seu relato afirmando que o sofrimento causado ao ver milhares de peixes mortos, só pode ser comparado à perda de um membro da sua família.
 

Participe você também do site Descalvado News e
escreva seu comentário sobre esta notícia

Rompimento de represa mata milhares de peixes no Rio Mogi-Guaçu
Coligação que disputa nova eleição em Ibaté troca o candidato à vice no último dia
TRE marca a nova eleição para prefeito e vice no dia 1º de dezembro
Atendimento ao público no Fórum está suspenso até o dia 11
Crise no setor sucroenergético reúne frente parlamentar para defesa do etanol
Vivo não disponibiliza mais linhas residenciais fixas em Descalvado
Após roubar S-10, ladrão perde o controle do veículo na SP-215 e é detido pela polícia
Trem arrasta Caravan por cerca de 200 metros em São Carlos
Alteração nas Resoluções do TRE viabiliza a pré-candidatura de Pinho da Cabana
Chuva de granizo assusta moradores de Pirassununga
Colisão entre veículos deixa mulheres feridas na região central de São Carlos
Suposta briga entre simpatizantes de partidos mobiliza PM em Ibaté
Ladrão tem a perna quebrada por trabalhadores após sair de consulta médica e furtar ferramenta elétrica
Colisão entre dois veículos deixa 3 mortos e 4 feridos na SP-215
Carro pega fogo em São Carlos após combustível atingir parte elétrica
Acidente na Anhanguera deixa carreta pendurada em viaduto de Porto Ferreira
Estudante de 17 anos internado com dores morre e causa é investigada
A velha e conhecida 'tática da pressão' ataca novamente
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"