03/09/2013 (00h31)

Em Descalvado, Roberto Freire discute as manifestações de junho e a cassação de Donadon
 


Deputado Federal e Presidente Nacional do PPS, Roberto Freire em entrevista ao Descalvado News - Foto: Bruno Soller

No último domingo (01), o deputado federal e Presidente Nacional do PPS, Roberto Freire (SP) participou do I Encontro Regional do PPS – Vale do Mogi-Guaçu - “A VOZ DAS RUAS: É PRECISO OUVIR, REFLETIR E AGIR – no município de Descalvado.

O encontro realizado no interior do estado reuniu algumas das principais lideranças do partido, além de militantes e simpatizantes para discutir o que pedem “as vozes” que tomaram as ruas do país, a partir de meados de junho deste ano.


De acordo com Freire, o país já viveu algumas grandes manifestações, além daquelas que pretendiam libertar o país da ditadura militar (1964-1985), também em momentos anteriores, como no caso das manifestações pela pelas chamadas reformas de base: reforma agrária, reforma bancária, etc., ou da frente parlamentar nacionalista, a “A marcha da família com Deus” – pedindo por um golpe militar, também a manifestação pelas Diretas Já, tantas entre outras.

Na avaliação do parlamentar, o que difere os movimentos de junho de 2013 dos outros tantos protestos já vivenciados pelo país “é a ausência de um foco definido, pois estes últimos foram catalisadores das mais variadas insatisfações que estavam latentes na sociedade. “seja a indignação com a corrupção e com a impunidade, daqueles que são contra a construção de Belo Monte e a favor dos índios que estão sendo espoliados, outros que são a favor da diversidade, ou mesmo a indignação com uma copa, que parecia ser uma maravilha, mas que depois se verificou que não passava de uma negociata, de uma subordinação à FIFA, seja qual for o motivo. E então a voz das ruas passou a ser uma entidade que fala, mas que não se sabe o que ela quer. E não se trata de dizer que não se sabe como responder. A questão é que não se pode dar uma única resposta. São varias, pois são vários os questionamentos e também muitas as insatisfações”, concluiu o parlamentar.

Ainda sobre as manifestações ocorridas em junho deste ano, Freire ressaltou também, a importância da oposição, que ao longo do processo, teve o papel de colaborar na tomada de consciência da sociedade, denunciando os abusos, a incompetência do governo e a falta de seriedade e efetividade na gestão da coisa pública, culminando na prestação de um serviço público de péssima qualidade, principalmente em áreas vitais, como saúde, educação e segurança.  “Muitos dizem que não existe oposição, mas a oposição está aí e possui um papel importante para a sociedade, na medida em que serve de alimentação, já que vem a público denunciar irregularidades, entrando com processo no STF - como neste caso do Donadon, no qual o PPS entrou com uma ação pedindo a anulação da sessão que manteve o mandato – ajudando a expor o que está errado e buscando o apoio da sociedade para consertar os desvios”.

Caso Donadon - Sobre a manutenção do mandato de Natan Donadon (sem partido – Ro), Freire declarou que a não cassação do deputado condenado deixou todos estarrecidos, pois ela era tida como certa, principalmente, após o clamor das ruas pelo combate à corrupção e ao fim da impunidade.

“Não imaginávamos que, principalmente após a onda de protestos, a Câmara Federal teria tamanha capacidade de não entender a excrescência que significa um condenado a 13 anos por crime de corrupção, que perdeu seus direitos políticos manter o mandato – um condenado, que tem a sentença transitada em julgado, tem seus direitos políticos cassados e não pode prestar concurso público.  Como é que pode então ser um parlamentar? A Constituição veta!”

“E eu alertei para este risco”, continua.  “Em plenário, levantei uma questão de ordem e disse que não caberia analisar a questão na CCJ, abrindo possibilidade de defesa. A cassação era para ser ato direto da mesa, pois o poder legislativo não é tribunal revisor do Supremo. Que a justiça brasileira faça valer o artigo 5º da Constituição e que o deputado com direitos políticos cassados perca seu mandato” finalizou.

O encontro regional - A mesa do evento foi composta também pelo deputado federal Arnaldo Jardim, pelo deputado estadual, presidente estadual do PPS e Secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo, Davi Zaia, pela ex-vereadora e dirigente nacional do partido, Soninha Francine, pelo Secretário Adjunto da Secretaria de Gestão Pública, Rogério Barreto, pelo ex-prefeito de Descalvado e chefe de gabinete da Secretaria de Gestão Pública, Luiz Antônio Panone, da vereadora de Taubaté, Pollyana Gama (PPS), pelo ex-vereador e presidente municipal do PPS de São Carlos, Azuaite Martins, pelos vereadores do PPS de Descalvado: Vick Francisco, Argeu Reschini e Luiz Carlos Rosa Vianna, também presidente municipal do PPS de Descalvado e pré-candidato do partido às eleições municipais, além da presença da prefeita de Pirassununga, Cristina do Léssio (PDT) e dos vereadores, Maguila, do PPS de Porto Ferreira e João do PPS de Corumbataí.

DEPUTADO FALOU COM EXCLUSIVIDADE AO DESCALVADO NEWS - Durante a sua visita em Descalvado, Roberto Freire falou com exclusividade ao site DESCALVADO NEWS, onde também comentou sobre a importância do encontro do seu partido em nosso município, sobre o caso Donadon e sobre as expectativas para a corrida presidencial que acontece no próximo ano. Além de Roberto Freire, o Deputado Federal Arnaldo Jardim, o Secretário de Gestão Pública, Davi Zaia e a ex-vereadora e candidata à prefeitura de São Paulo nas eleições do ano passado, Soninha Francine, também responderam com exclusividade às perguntas do jornalista Mário Zambelli, e que você acompanha na próxima edição da coluna "Politicando".

*Com a participação de Sibele Martins
 

Participe você também do site Descalvado News e
escreva seu comentário sobre esta notícia

Em Descalvado, Roberto Freire discute as manifestações de junho e a cassação de Donadon
Garçom tem o corpo queimado pela irmã e pelo cunhado em São Carlos
Ex-prefeito cassado provoca briga generalizada em bar de Ibaté
Tráfego na Via Anhanguera em Porto Ferreira é alterado para manutenção de ponte
Descalvadense refaz aventura de parapente no Rio após pânico em primeiro vôo
Homem de 52 anos é preso suspeito de abusar sexualmente de 5 crianças
Em Descalvado, Deputado Roberto Freire participa de encontro do PPS que irá discutir “A voz das ruas”
Polícia apreende 27,4kg de maconha e detém procurado em Porto Ferreira
Cirurgia vascular está sendo realizada em Descalvado através do SUS
Ex-aluno invade alojamento da USP em São Carlos, agride estudante e faz vários disparos
Liminar suspende investigação sobre denúncia de irregularidades da atual administração municipal
Câmara Municipal de Porto Ferreira instaura Comissão Processante contra a Prefeita Renata Braga
Classe C eleva produção e consumo de eletrodomésticos na região
Descalvado News flagra o futuro lançamento da Volkswagen circulando pela Avenida Antonio Garbuio
Feira sucroenergética projeta R$ 2,2 bilhões em negócios no interior de SP
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"