10/09/2013 (08h57)

ATIVIDADES FÍSICAS ADAPTADAS

Descalvadense participa de projeto da UFSCar que busca o tricampeonato paulista de handebol em cadeiras de rodas

Gismar Mendes, de 47 anos, é um dos mais experientes da equipe que é composta por 10 atletas da região, e afirma que a vida ficou completa após a prática do esporte


Equipe super-campeã: orgulhosos, atletas exibem as últimas conquistas no Paulista (Foto:Marcos Escvrivani)

O Proafa (Projeto de Atividades Físicas Adaptadas) criado em 2008 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e que hoje leva a denominação Projeto de Atividades Físicas, Esportivas e de Lazer Adaptadas às Pessoas com Deficiências atinge os objetivos. Não somente o de inclusão terapêutica, mas também na formação de equipes competitivas.

Prova disso foi a criação de uma equipe de handebol em cadeiras de rodas (HCR) que leva o nome da universidade e da cidade de origem. Criada em 2009, o time é bicampeão paulista e em setembro, vai em busca do tricampeonato. Em novembro, a meta é ficar entre os três primeiros colocados no Campeonato Brasileiro, que acontece em Itajaí ou Criciuma (local ainda a definir).


No comando da equipe são-carlense está o professor de Educação Física Flávio Anderson Pedroso de Melo, 26 anos que é auxiliada pela também professora Ângela Santos, 29 anos.

Jovens ambos garantem que mais aprendem do que ensinam. “Aqui é superação todos os dias. E optei por ser técnico da equipe porque me identifico com todos eles. Tenho um problema semelhante na minha família e isso me sensibilizou”, disse Flávio. “Meu aprendizado é algo incrível. Meu ganho aqui é muito maior do que eu possa doar”, reconheceu Ângela.

Os dois integrantes da comissão técnica, ao lado dos atletas treinam forte no ginásio de esportes da UFSCar e traçam os planos do segundo semestre. “Vamos em busca do tri paulista e pódio no Brasileiro”, disse Flávio. “Os nossos atletas estão em uma crescente técnica muito grande e isso nos anima".

FAMÍLIA - A equipe de handebol de cadeiras de rodas UFSCar São Carlos é formada por 10 atletas de São Carlos, Ibaté, Itirapina e Descalvado. É considerada uma família todos os integrantes e um dos mais experientes, Gismar Manoel Mendes, 47 anos, advogado, garante que se completa com a prática da modalidade esportiva.

Ele não nega que tinha uma vida sedentária. Com 3 anos e 3 meses teve pólio e ficou com sequelas. Usou muletas e com 11 anos submeteu-se a várias cirurgias.

“Mas a partir de 2009 posso dizer que minha vida mudou. Estar aqui, sentir este companheirismo, poder me esforçar para vencer, é uma satisfação pessoal. Poder jogar, representar minha cidade, ajudar minha equipe é algo que não tem como descrever. Vencer, é um sabor indescritível. Nasci de novo”, garantiu.

IBATEENSE É CONVOCADO E VAI REPRESENTAR O BRASIL NO MUNDIAL - Aos 53 anos, o mais experiente do time. O “Tiozão”, como é chamado. O ibateense Gilberto Donizete da Silva, aposentado, mas que já foi frentista e trabalhou até aos 50 anos é o sinônimo da força da equipe UFSCar São Carlos. Ele atua no gol.

Casado com Débora, pai de Viviane e Felipe e avô de Gilberto Neto e Calebe, Gilberto não se contém: “sonhava em estar na seleção brasileira. Era uma meta e me empenhava para isso”.

O sonho do ibateense se tornou realidade. Semana passada ele foi convocado e vai representar o Brasil no 1º Campeonato Mundial de Handebol de Cadeiras de Rodas, que acontece de 21 a 29 de setembro, em Itajaí/SC. Oito países vão disputar a competição. A apresentação de Gilberto acontece dia 15, no ginásio Tarumã, em Curitiba, quando inicia treinos com os novos companheiros.

OURO OU OURO - Com Gilberto, não tem acordo. Ele é um dos mais animados jogadores da UFSCar São Carlos e garante que vai ao Mundial com a finalidade de conquistar a medalha de ouro.

“Quero voltar para casa, para junto dos meus amigos, com o título de campeão. Tenho certeza que o Brasil vai ganhar, pois temos um grupo de alta qualidade técnica”, garantiu.

SEMPRE ATIVO - Deixando a modéstia de lado, Gilberto fez questão de dizer que sempre foi ativo. Com 4 anos teve poliomielite, sofreu sequelas, mas sempre trabalhou e constituiu família.

“Nunca me entreguei. Não consigo ficar parado e quando tive conhecimento deste projeto na Federal, comecei a participar. E me sinto realizado, pois me dedico, tenho raça, fibra e muita luta. Quero ganhar sempre”, finalizou.

UMA EQUIPE VITÓRIA E LUTADORA - O projeto foi criado em 2006 possui o intuito de oportunizar a prática de atividades corporais a pessoas com deficiências, sendo fomentadas atividades esportivas para a reabilitação, recreação e, por conseguinte, de rendimento.

A equipe de Handebol em Cadeira de Rodas (HCR) UFSCar/São Carlos nasceu por meio do Proafa (Projeto de Atividades Físicas, Esportivas e de Lazer Adaptadas às Pessoas com Deficiências), coordenado pela Profa. Dra. Mey de Abreu van Munster, que está ligado ao Departamento de Educação Física e Motricidade Humana DEFMH/UFSCar e vem representando o Município de São Carlos desde 2009.

Desde seu surgimento já foram conquistados dois títulos estaduais, sendo assim o atual e maior campeão do estado de São Paulo ao lado da equipe de Campinas. Dentre os integrantes da equipe se encontram: Claudemir Zeferino, Fábio Cesar de Jesus Damião, Florisvaldo Tomaz, Gênesis de Oliveira Lobo, Gilberto Donizete da Silva, Gismar Manoel Mendes, Reginaldo Leme, Robelson Moreira Lula e Tarcísio Tozetti. Acompanhados pelo técnico Flávio Anderson Pedrosa de Melo e pelos integrantes da comissão técnica: Geisa Carla Silva Cunha, Angela Santos, David dos Santos Calheiros e Rafael Paulo de Sousa dos Santos. No último dia 18 de agosto, a equipe conquistou o vice-campeonato da 1ª Etapa do Campeonato Paulista de HCR. Haverá ainda a disputa de mais duas etapas para finalização da competição e, a equipe quer se tornar a maior campeã do estado.

Para isso a equipe necessita de apoio do município e de possíveis patrocinadores para obtenção de equipamentos mais modernos (cadeiras de rodas esportivas), o que possibilitaria maiores chances de conquistas em todas as competições, seja esta a nível estadual ou nacional.

*Fonte: Jornal Primeira Página
 

Participe você também do site Descalvado News e
escreva seu comentário sobre esta notícia

Descalvadense participa de projeto da UFSCar que busca o tricampeonato paulista de handebol em cadeiras de rodas
Gol furtado em Descalvado é localizado na 'estrada velha' de Porto Ferreira
Ford Ka de Descalvado capota na SP-215 com cinco ocupantes
Acidente deixa 3 mortos e 1 ferido na Rodovia Washington Luís
Fenômeno astronômico permite ver planeta Vênus próximo da Lua
Polícia Militar de Porto Ferreira localiza Voyage roubado em Descalvado
Pálio atropela criança e irmãos são espancados em São Carlos
Aniversário de Descalvado: 181 anos de história, desenvolvimento e progresso, sob a proteção de Nossa Senhora do Belém
Terceira Edição da Revista Descalvado News já está nas ruas
Dupla assalta empresa, é perseguida e bate contra poste em São Carlos
Caminhão perde a força na subida, atinge Santana e por pouco não vai parar no Rio Mogi
Lei da Ficha Limpa Municipal pode tornar irregular nomeação de Secretário de Finanças
Secretaria de Meio Ambiente descobre despejo irregular de esgoto na Praça do Jardim do Lago
São Carlos quer internacionalização de aeroporto para estimular indústria
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"