08/09/2013 (10h10)

ANIVERSÁRIO DE DESCALVADO

181 anos de história, desenvolvimento e progresso, sob a proteção de Nossa Senhora do Belém

No ano de 1820, José Ferreira da Silva e sua mulher Florência Maria de Jesus, venderam seus pertences em Minas Gerais à procura de um novo local no interior de São Paulo. Católicos fervorosos, antes da partida, invocaram a proteção de Nossa Senhora do Belém, guia daqueles que buscam novas terras, e partiram  levando com eles uma pequena imagem da Santa de sua devoção, que os conduziu ao sertão de Araraquara, onde adquiriram a Fazenda Areias, hoje Descalvado.

Cultivaram e progrediram na terra. Porém, no ano de 1832, Florência adoeceu e para a sua recuperação o casal fez um voto para a Virgem de Belém: construir uma Capela em sua devoção no alto da colina localizada no meio da fazenda, mandando entalhar em madeira maciça uma imagem da Santa, que tivesse a altura e o peso de Florência e mais, doar um patrimônio de três quilômetros e meio em quadra, terras essas que  seriam vendidas a quem quisesse construir, revertendo o dinheiro para a Capela de Nossa Senhora do Belém. 

No dia 8 de setembro do mesmo ano, seria inaugurada a modesta Capela feita de pau a pique em cujo altar introduziram a pequena Santa que trouxeram de Minas, imagem esta que seria substituída pela de madeira maciça, tão logo ficasse pronta.

Teve início então o povoado que deu origem à nossa cidade. No dia 10 de novembro de 1842, José ferreira e Florência passam a escritura definitiva das terras em um cartório da cidade de Rio Claro, mesmo ano em que o Padre Jeremias José Nogueira, concedeu a benção à Capela, transformando-a em Igreja.

Não se sabe se José Ferreira da Silva chegou a encomendar a Imagem, mas é certo que até sua morte em 1860, a promessa não se concretizou. Somente anos mais tarde, quando uma terrível epidemia de varíola ameaçou o município, relacionaram o fato a não realização do voto religioso. Foi quando, por volta de 1885, a imagem definitiva de Nossa Senhora do Belém acabou por chegar a Descalvado, proveniente de Rio Claro, conduzida pessoalmente pelo Capitão Benvindo Gonçalves Franco, em carro de boi de sua propriedade.

O historiador Prof. Gerson Álfio De Marco conta: “Desconhecido é o nome do autor da Imagem da Padroeira, como desconhecidos são sua procedência inicial, o nome do seu doador e o ano de sua  chegada entre nós. Já se expenderam as mais diversas hipóteses a respeito de sua origem (veio da Itália, disse alguém; da Espanha disse outro) e no que concerne à sua autoria (é do cingel do Aleijadinho, avançou outro). Pela perfeição do trabalho, não é dizer-se nada de desconexo afirmar-se que a fez um grande artista (da religiosíssima Itália, da generosa Espanha ou o nosso Aleijadinho, o que sendo, seria uma das mais perfeitas obras saídas de suas mãos enfermas, mas altamente criadoras). Nada no entanto é certo, a não ser que a Virgem do Belém foi trazida a Descalvado sobre um lento e poético carro de bois, vindo da Bahia (mas não feita nela) e através de Rio Claro, onde ficou vários meses antes da viagem final".

Desde então, a cidade progrediu, se desenvolveu, vivenciou diversos ciclos econômicos, e oferecendo hoje uma boa qualidade de vida à sua população, ocupando a 117ª posição na lista de 5.570 municípios brasileiros com alto índice de desenvolvimento, segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

Em 9 de abril de 2.001 o Pároco Ângelo Francisco Rossi preocupado com a conservação da Imagem Original, um verdadeiro patrimônio da população, mandou esculpir em São João Del Rey (Minas Gerais) uma repica da imagem, pelo artista escultor Osni Paiva ao custo de R$ 3.800,00. A imagem menor e mais leve (1,20 metros) é conduzida em procissões e outros atos religiosos públicos, evitando assim que a original seja deslocada do altar da Igreja Matriz.

*Fonte: Livro Conheça Descalvado, de Luiz Carlindo Arruda Kastein
 

Participe você também do site Descalvado News e
escreva seu comentário sobre esta notícia

Aniversário de Descalvado: 181 anos de história, desenvolvimento e progresso, sob a proteção de Nossa Senhora do Belém
Terceira Edição da Revista Descalvado News já está nas ruas
Dupla assalta empresa, é perseguida e bate contra poste em São Carlos
Caminhão perde a força na subida, atinge Santana e por pouco não vai parar no Rio Mogi
Lei da Ficha Limpa Municipal pode tornar irregular nomeação de Secretário de Finanças
Secretaria de Meio Ambiente descobre despejo irregular de esgoto na Praça do Jardim do Lago
São Carlos quer internacionalização de aeroporto para estimular indústria
“Regime de urgência especial” atravanca novamente sessão da Câmara
Prefeito de Araras consegue liminar na justiça para não assumir iluminação pública
Caminhão tomba e motorista fica preso nas ferragens em São Carlos
Com apenas quatro dias de lançamento, novo clipe de Léo Rodriguez já foi visto por quase meio milhão de pessoas
Exportações em alta valorizam preço do frango no Brasil
Robson Guedes fica em 2º lugar na etapa Brahma Super Bull PBR de Leme
Em Descalvado, Roberto Freire discute as manifestações de junho e a cassação de Donadon
Garçom tem o corpo queimado pela irmã e pelo cunhado em São Carlos
Ex-prefeito cassado provoca briga generalizada em bar de Ibaté
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"