04/09/2013 (08h06)

MENOS TAXA PARA A POPULAÇÃO

Prefeito de Araras consegue liminar na justiça para não assumir iluminação pública

Outras cidades do interior paulista também já haviam conseguido a mesma liminar e estão desobrigadas a assumir a manutenção da rede de iluminação pública a partir de janeiro de 2014


Manutenção na iluminação pública realizada pela CPFL em poste
do Bairro Jardim Albertina em julho deste ano

O prefeito de Araras, Nelson Brambilla (PT), anunciou na última sexta-feira (30), que obteve junto à Justiça Federal de Limeira, uma liminar que desobriga o município a assumir a manutenção e as melhorias de iluminação pública, prevista na resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que tenta obrigar os municípios a assumirem os serviços a partir de 31 de janeiro de 2014.

Segundo Brambila, a liminar vai manter a responsabilidade dos serviços de iluminação para a Elektro, empresa concessionária de energia que atende Araras. Questionada sobre a determinação da justiça através de sua assessoria de imprensa, a empresa informou que não foi comunicada judicialmente da decisão.


Mesmo com a liminar, a administração municipal se prepara caso tenha a ordem judicial provisória suspensa, e tenha que vir a assumir os serviços. Para isso, além da atuação da comissão formada dentro da administração que estuda a municipalização da iluminação, uma licitação deverá ser aberta para contratação de empresa especializada neste segmento.

Segundo informações de especialistas no segmento de iluminação pública, as prefeituras devem se preparar para assumir os serviços, mesmo que tenham liminar. Como a obrigatoriedade de transferência dos serviços é da concessionária, e ao município cabe a obrigatoriedade de receber os ativos, haverá uma multa a ser aplicada para a concessionária, que parará de prestar o serviço. Se essa concessionária protocolar na Aneel que cumpriu a transferência, e a partir daí o município não tiver condições de realizar a manutenção, ele vai ficar sem.

Além de Araras, outras cidades da região estão conseguindo liminar na justiça para não assumir os serviços de iluminação pública. Uma decisão da 3ª Vara Federal de Piracicaba, divulgada em 28 de agosto, concedeu liminar à prefeitura de Rio Claro na ação judicial movida contra Aneel.

Em Limeira, a juíza Daniela Paulovich de Lima acatou ação movida pela prefeitura, por considerar que a mudança irá lesar os contribuintes, que ficarão sujeitos ao aumento da carga tributária municipal. A juíza apontou ainda outra situação prejudicial à população, o aumento do lucro das concessionárias, que manterão seus contratos com o governo federal sem arcar com os custos da manutenção do sistema de iluminação pública.

A cidade de Agudos foi a primeira cidade do estado a conseguir parecer favorável da Justiça em segunda instância. A prefeitura teve o pedido negado em primeira instância, recorreu e obteve êxito no TRF (Tribunal Regional Federal). Marília foi a primeira cidade do País a ter êxito na briga contra a resolução da agência reguladora.

Aglomeração Urbana de Piracicaba - As mudanças na gestão da iluminação pública foram um dos temas da reunião realizada na semana passada pelo Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Piracicaba, no Centro de Formação do Professor, em Limeira. Participaram do encontro representantes de 22 cidades do estado de São Paulo, dentre elas, de algumas cidades que conseguiram a liminar na justiça logo após o evento..

Os participantes do encontro encaminharam carta à Aneel, solicitando revisão sobre as novas regras de gestão de iluminação pública e ampliação do prazo para que as cidades se adequem à legislação. A carta solicita que esse prazo seja adiado para 2016 e descreve ainda a preocupação das Prefeituras com a implementação desta mudança.

“Araras vem estudando a questão, por meio da comissão municipal para que os ativos de iluminação pública sejam absorvidos da melhor maneira possível, não gerando ônus aos cofres públicos”, detalhou o secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, Felipe Dezotti Belotto, presente na reunião.

Resolução da Aneel - A Resolução Normativa 414 da Aneel, transfere os ativos da iluminação pública das concessionárias de energia para os municípios. Inicialmente, a resolução previa que, a partir de 31 de março de 2012, equipamentos como lâmpadas, reatores, luminárias e relés seriam mantidos pelo poder público municipal, assim como toda a manutenção, troca de lâmpadas queimadas, além das obras de melhoria e ampliação passem a ser de responsabilidade das prefeituras. Já os postes, que são fontes geradoras de renda e que foram doados inicialmente pelos próprios municípios, devem continuar sendo controlados pelas concessionárias.

Na prática, a resolução obriga os municípios a receber esses ativos e a se responsabilizar por projetos de ampliação, manutenção e modernização dos pontos de iluminação pública de suas dependências. A responsabilidade agregará novas tarefas para as já sobrecarregadas administrações públicas municipais, seja pela operacionalização direta das redes – feita pela equipe da prefeitura ou por autarquia própria – ou indireta, por meio da contratação, via licitação, de empresas especializadas, incluindo as próprias concessionárias.

Descalvado - A resolução da Aneel que transfere para os municípios a responsabilidade da manutenção da iluminação pública também foi alvo de debate na Câmara Municipal de Descalvado. Em junho, o vereador Vick Francisco (PPS) abordou o assunto e convocou o representante da CPFL para uma reunião para debater a questão. Além de obter explicações sobre como deverá ser essa transferência de responsabilidade, os vereadores presentes na reunião também solicitaram uma ação imediata por parte da concessionária de energia elétrica, já que era grande o número de reclamações por parte dos moradores referente ao alto numero de postes apagados.

Já no final de julho, em uma ação que mobilizou 34 homens e 17 viaturas, a CPFL informou que um mutirão realizado havia reparado toda quase todos os problemas detectados pelo mutirão na rede pública da cidade.

Na época, o  gerente regional de negócios da CPFL, Mauro Forgerini, afirmou em entrevista ao DESCALVADO NEWS que a companhia também irá transferir para o município, a partir do ano que vem, a responsabilidade pela manutenção da iluminação pública.

Para isso, a cidade deverá contar com uma equipe específica para atender à demanda ou optar pela terceirização deste serviço, o que deverá acarretar na criação da CIP - Contribuição de Iluminação Pública, uma taxa cobrada na conta de energia elétrica destinada ao custeio destes serviços.

Conforme informações do gerente da CPFL, Descalvado possui hoje cerca de 4.800 postes, e para manter a manutenção de toda essa estrutura, serão necessários uma equipe composta por no mínimo 3 eletricistas e uma viatura, além de um posto para o atendimento ao munícipe, com pelo menos um atendente. "Para um município do tamanho de Descalvado, esta seria uma estrutura suficiente para atender a demanda. Conforme estudos realizados, o custo disso ficaria em torno de R$ 8 por poste" finalizou Forgerini.

Com as liminares conseguidas pelas cidades da região em favor da continuidade do serviço prestado pela própria concessionária, a expectativa é a de que as autoridades descalvadenses também possam seguir por este caminho, evitando assim a contratação de empresas para a execução deste trabalho e a consequente criação de mais uma taxa à ser paga pelos contribuintes.
 

Participe você também do site Descalvado News e
escreva seu comentário sobre esta notícia

Prefeito de Araras consegue liminar na justiça para não assumir iluminação pública
Caminhão tomba e motorista fica preso nas ferragens em São Carlos
Com apenas quatro dias de lançamento, novo clipe de Léo Rodriguez já foi visto por quase meio milhão de pessoas
Exportações em alta valorizam preço do frango no Brasil
Robson Guedes fica em 2º lugar na etapa Brahma Super Bull PBR de Leme
Em Descalvado, Roberto Freire discute as manifestações de junho e a cassação de Donadon
Garçom tem o corpo queimado pela irmã e pelo cunhado em São Carlos
Ex-prefeito cassado provoca briga generalizada em bar de Ibaté
Tráfego na Via Anhanguera em Porto Ferreira é alterado para manutenção de ponte
Descalvadense refaz aventura de parapente no Rio após pânico em primeiro vôo
Homem de 52 anos é preso suspeito de abusar sexualmente de 5 crianças
Em Descalvado, Deputado Roberto Freire participa de encontro do PPS que irá discutir “A voz das ruas”
Polícia apreende 27,4kg de maconha e detém procurado em Porto Ferreira
Cirurgia vascular está sendo realizada em Descalvado através do SUS
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"