11/04/2014 (14h07)

Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos realiza nova etapa de cirurgias de catarata neste final de semana

No total, equipe médica pretende realizar cerca de 200 procedimentos. 18 descalvadenses também serão beneficiados pelo mutirão realizado entre sábado e domingo.

Acontece neste sábado e domingo, 12 e 13 de abril, mais uma etapa da campanha de cirurgias de catarata organizada pelo Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. Nesses dois dias, a equipe médica deve realizar cerca de 200 procedimentos em pacientes de São Carlos e região, incluindo Descalvado. O objetivo da campanha é diminuir a fila de espera para esse tipo de doença e, nesse sentido, um novo mutirão já está sendo planejado. Ele será realizado no fim de maio e os interessados podem procurar um posto de saúde e fazer sua inscrição.

EQUIPE - O médico responsável pelo mutirão é José Rosatele Neto, considerado um dos mais experientes e rápidos do Brasil nesse tipo de operação - cada cirurgia demora em média 3 minutos.


Além dele, a equipe do Ambulatório de Oftalmologia conta com cinco especialistas e tem como coordenadores os médicos Luis Otavio de Paiva Ribeiro Dias e Celso Davi Lopes.

O ambulatório realiza, além de cirurgias de catarata, exames e cirurgias de retina e glaucoma, beneficiando moradores de tda a região. “Não só São Carlos, mas outras cidades brasileiras estavam carentes dessa prática e agora com o apoio do poder público podemos trazer esse benefício à população e diminuir a demanda”, explica o oftalmologista Celso Lopes.

atendimento regional - Desde o início da campanha, o Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos já atendeu diversos pacientes de São Carlos e região. De acordo com a Secretaria de Saúde do nosso município, o atendimento aos pacientes descalvadenses têm ocorrido prontamente, sendo que a fila de espera para este tipo de procedimento médico é praticamente zero.

Em novembro do ano passado, o DESCALVADO NEWS veiculou uma reportagem onde explica que a cirurgia de catarata chega a aumentar em até 40% o tempo de vida dos pacientes. Segundo o descalvadense Pedro Júlio de Faria, que fez a cirurgia de catarata na Santa Casa, o processo para a  operação foi muito rápido. O neto Leandro cuidou de tudo e o acompanhou até a cidade vizinha para a cirurgia. “Meu dia a dia mudou radicalmente após a cirurgia; antes não conseguia ler a bíblia e agora consigo ler perfeitamente. Foi uma benção e posso garantir que a minha qualidade  vida melhorou 75%. Valeu a pena e aproveito para agradecer a toda  a equipe do ambulatório pelo profissionalismo de todos;” agradeceu o aposentado de 82 anos.

descalvadense e dona do lar, Vera Lúcia Marcatto Zago, de 54 anos, também fez a cirurgia no ano passado. Ela contou que após a primeira cirurgia já conseguiu fazer todo o trabalho de casa sem qualquer problema. Assim como Pedro, Vera considera que a cirurgia foi uma benção.

No mutirão deste final de semana, serão mais 18 pacientes de Descalvado que receberão o beneficio da cirurgia de catarata.

O QUE É - Catarata é o processo de opacificação do cristalino, que prejudica a visão, e pode acometer um ou os dois olhos. Ela é uma das principais causas de cegueira no Brasil, porém é uma doença curável através de cirurgia e colocação de lentes intraoculares especiais.

Fatores de risco da catarata - O risco de catarata aumenta com a idade, mas outros fatores podem contribuir para o aparecimento ou piora do problema, como diabetes. Pessoas que fumam, bebem ou ficam em exposição ao sol por muitas hora também podem ter o problema. Sinais da catarata - Os sinais da catarata evoluem muito lentamente.

Alguns sinais podem ser observados: visão turva ou embaçada, um halo ao redor de focos de luz ou focos de luz muito brilhantes, dificuldade em enxergar à noite, visão duplicada e cores desbotadas.

SERVIÇO
Ambulatório de Oftalmologia Onde: Santa Casa de São Carlos
Horário: 7 às 17 horas
Quando: 12 e 13 de abril
Telefone para orientações gerais: (16) 3509-1194
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos realiza nova etapa de cirurgias de catarata neste final de semana
Aluguel corrigido pelo IGP-M subirá 7,31% em maio
Nova Frente de Trabalho está sendo viabilizada pela Prefeitura
Luiz Henrique e Alexsandro: eles nasceram para cantar... e juntos!
Área da antiga estação da Fepasa começa a receber melhorias há tempos reivindicadas
Doação de área particular onde foi construído poço semi-artesiano é legalizada após dez anos
Limpeza da área de transbordo deve se encerrar antes do prazo previsto
São Carlos ganhará dois shoppings e 14 mil novos empregos até 2016
Ônibus é incendiado por 3 homens em Araraquara, diz Polícia Civil
Agita Saúde reúne bom público na Praça Central
Furto de pneus gera prejuízo de R$ 110 mil para a Prefeitura de Santa Rita
Abastecimento deixa de contar com transposição de águas do Córrego da Onça
Prefeitura Municipal decreta desapropriação de todo o complexo da antiga Vigor em Descalvado
Contas de energia da CPFL sofrem reajuste de 17,23%
Vacinação contra gripe terá Dia Nacional de Mobilização
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Políticando Região Classificados  
  Polícia Tecnologia Achados & Perdidos  
  Educação Religião Fale Conosco  
  Trânsito Moda & Estilo Horoscopo  
  Noticias Culinária Nota de Falecimento  
  Esportes   Lista Telefônica  
  Cotidiano [fotos] Mapa de Ruas  
  Economia Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Entrevistas      
  Perfil [especiais] [revista descalvado news]  
  Empresarial Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Seus Direitos Descalvado 180 Anos    
  Animais & Pet Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Veículos Ricci na Roça Youtube (Canal 1)  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Carnaval 2014 Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"