01/12/2014 (08h23)

Mais de 7 mil consumidores registraram queixas contra empresas durante o Black Friday

Site 'Reclame Aqui' registrou recorde de reclamações em um período de 24 horas. Queixas principais referem-se a maquiagem de preços, mudança de valores na finalização de pedidos e ausência de opções de pagamentos.

O site especial do Reclame Aqui sobre a promoção de descontos da Black Friday Brasil 2014 começou a receber reclamações de consumidores desde as 18h de quinta-feira (27), quando muitas empresas colocaram as ofertas no ar. No link criado especialmente para a promoção foram registradas mais de 7 mil queixas entre as 18h00 de quinta e as 18h00 da sexta-feira (28).

Os principais motivos de queixa dos consumidores são maquiagem de preços, dificuldade no acesso aos sites, mudança no valor de produtos no momento de finalizar a compra e problemas no pagamento, incluindo a rejeição a cupons de desconto e a ausência de opções

de pagamento, como boletos bancários. Outra forma de maquiagem identificada pelos consumidores foi a cobrança de frete caro, compensando o desconto no preço. Também houve dezenas de casos de produtos que “sumiam” no momento em que eram colocados no carrinho virtual. Algumas empresas tiveram falta de produtos em estoque já nas duas primeiras horas da promoção.

Durante a madrugada, muitos sites ficaram fora do ar devido ao grande número de acessos, mas desde o amanhecer são problemas relacionados a preço e condições de pagamento e entrega que concentram a maioria das reclamações. Problemas de falta de produtos anunciados em estoque também são relatados por consumidores de todo o país.

Muitas empresas também estão sendo questionadas quanto ao prazo do frete. Consumidores que pensaram em aproveitar a Black Friday para adiantar as compras de Natal com desconto foram surpreendidos no momento de fechar as compras: alguns produtos só devem chegar depois do ano novo. De acordo com a Reclame Aqui, os prazos de entrega em muitas das lojas foi estendido para a promoção deste ano. Há casos de previsão de mais de 50 dias para entrega. Em outros, a entrega será em até 30 dias úteis.

De acordo a Reclame Aqui, até as 6h00 da manhã desta segunda-feira (1º), a loja líder do ranking de reclamações durante a realização do Black Friday 2014 foi a Americanas.com, com 1.754 reclamações, seguida pela Submarino (1.320) e Saraiva (1000), ShopTime (388) e Extra.com.br (253). Veja aqui o ranking completo.

No caso da Submarino e das Americanas.com, os sites das duas empresas tiveram problemas de acesso ainda durante a noite da quinta-feira devido ao grande número de consumidores online simultaneamente, mas o ritmo de novas reclamações diminuiu desde as 6h00 da sexta. A maior parte das reclamações referiram-se a problemas com preço e finalização das vendas.

Na Saraiva, os problemas foram relacionados aos preços e, principalmente, dificuldades na finalização do pedido. Consumidores informam que os produtos apresentados somem do estoque no momento da compra ou “somem” do carrinho de compras virtual. Há também queixas sobre os valores de alguns produtos apresentados como em promoção, mas que estariam com preço “normal”.

A Netshoes - que figura no ranking com 249 reclamações -, apresentou muitos problemas logo no início da madrugada e continuou instável durante toda a sexta-feira. A maquiagem de preços também é apontada como um problema por consumidores. O Extra.com.br esteve mais estável que os concorrentes com mais queixas, e os consumidores concentram suas reclamações em questões relacionadas ao preço. Muitos questionam se há realmente descontos e criticam o valor do frete cobrado.

A Netshoes informou que estendeu as condições e as ofertas da Black Friday para o sábado (29) para garantir o direito de compra nas mesmas condições anunciadas a clientes que eventualmente não conseguiram concluir pedidos nas primeiras horas da campanha e a todos que desejem aproveitar as promoções por mais um dia. A loja informou que a instabilidade na navegação foi solucionada. A Saraiva informou que não se manifestará a respeito, pois até o momento ainda não foi notificada oficialmente sobre o assunto.

O Magazine Luiza, que teve 167 reclamações registradas, informou que reforçou a estrutura do site e ampliou sua equipe de atendimento ao cliente para a Black Friday. A rede destaca que a colocação no ranking do Reclame Aqui ocorreu devido a um erro temporário no sistema, pelo qual foram exibidos dois preços diferentes para um mesmo produto, simultaneamente, dependendo de qual servidor o cliente estivesse. Todos os clientes que tiveram problema foram contatados ainda durante a madrugada, e os casos, resolvidos rapidamente.

As empresas Submarino, Americanas e KaBuM! não se pronunciaram sobre os problemas denunciados pelos internautas.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Mais de 7 mil consumidores registraram queixas contra empresas durante o Black Friday
Motorista abandona Camaro após colidir em poste no centro de Pirassununga
Prisma atinge violentamente traseira de Gol na SP-215
Aeroporto de Araraquara pode virar "elefante branco" a partir do dia 20 de dezembro
Descalvadenses presenteiam apresentador Rolando Boldrin com escultura de Nhô Totico
MPF entra com ação contra usina após resíduo vazar e matar peixes no Rio Mogi
Segunda via da conta de água já pode ser emitida via internet
Dois acidentes seguidos causam congestionamento na Washington Luís, em São Carlos
InVivo recebe área da Prefeitura que permitirá a ampliação da empresa e a criação de mais de 240 empregos
Acidente entre dois caminhões interdita a Rodovia Anhanguera
Apesar de chuvas, níveis de represas são insuficientes e Araras usa o Mogi
Homem é preso em casa com 15 mil pinos vazios de cocaína, armas e aves
'Semana do Doador de Sangue' acontece até sábado na Santa Casa de São Carlos
Projeto patrocinado pela Mineração Jundu percorre o Brasil promovendo arte, reflexão e aprendizagem
Aposentada capota veículo após colidir em outro carro na área urbana de Pirassununga
Agência do Santander é invadida e PM mobiliza Força Tática na busca de possível quadrilha de roubo a bancos
Quadrilha explode caixa eletrônico e foge com o dinheiro em Ribeirão Bonito
Motorista perde o controle e capota carro com cinco pessoas na SP-215
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"