23/02/2014 (11h03)

Volkswagen confirma férias coletivas em São Carlos
 

Produção da Volkswagen busca se adequar à realidade
do mercado automotivo
(Foto:Divulgação)
A fábrica de motores da Volkswagen de São Carlos confirmou na última sexta-feira (21) que 20% dos seus trabalhadores terão férias coletivas de 18 dias. Assim, cerca de 200 trabalhadores deverão estar descansando neste período. A planta emprega aproximadamente 1.000 operários.  O Início das férias se dará logo após o carnaval, a partir do dia 5 de março.

O gestor de comunicação interna da VW, Ricardo Júlio afirma que a interrupção na produção de motores seguirá cronograma da planta Anchieta da montadora. "Após o feriado de Carnaval, a Volkswagen do Brasil concederá férias coletivas de 18 dias para cerca de 20% dos empregados da Unidade de São Carlos. A medida foi adotada em razão da interrupção temporária do envio de motores para a fábrica Anchieta, que suspenderá a produção para realizar ajustes técnicos."


A indústria automobilística brasileira iniciou o ano com ritmo de produção bem menor do que o do mesmo período de 2013. Foram fabricados 237,5 mil veículos  em janeiro de 2014, o que revela uma queda de 18,7% ante os 292,2 mil fabricados um ano antes, de acordo com dados divulgados ontem pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Colaboram para isso a ampliação das férias coletivas nas montadoras, para ajustar estoques elevados (que, ao longo de 2013, chegaram a superar 40 dias e, agora, estão em 31 dias), e a demora na regulamentação das novas regras da linha PSI-Finame, do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), que ocorreu só no dia 27 e paralisou os financiamentos de veículos pesados (caminhões e ônibus).

O economista Paulo Cereda afirma que alguns fatores levam as montadoras a reduzirem a produção. “Na verdade são várias as razões para tal decisão.  Um total de 48% das famílias brasileiras estão endividadas. O governo, para tentar segurar a inflação aumentou os juros. Desta foram as taxas e, consequente, o valor das prestações subiram. Diante disso, o consumo é inibido e as vendas caem”, explica ele.

A linha do Finame, que no ano passado estava com juros de 4% ao ano para o financiamento dos veículos pesados, em 2014 passou para 6%, portanto segue atrativa, próxima do patamar da inflação. Os emplacamentos de caminhões tiveram queda de 25% em janeiro ante dezembro e de 10,9% em relação ao primeiro mês de 2013.

Segundo Cereda o que está ocorrendo é um movimento cíclico. Segundo ele, em alguns momentos o governo toma medidas para alimentar o consumo, como no período pós-Crise Mundial em 2008 e 2009. “Com as famílias com pouca renda para comprar e dificuldades para pagar valores maiores de prestações, a opção de comprar um carro zero muitas vezes é descartada ou postergada. Toda medida econômica reflete na realidade brasileira”.

*Com informações do Jornal Primeira Página
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Volkswagen confirma férias coletivas em São Carlos
Escola Livre de Música Maestro Quique Todescan abre inscrições
Capotamento deixa duas pessoas feridas na SP-215
Regulamento da Anatel simplifica cancelamento de serviços
Demora do atendimento regionalizado do 190 causa transtornos a moradores da região
Carnaval de Descalvado terá shows, escola de samba e Skangaia
Presidente da Fiesp, em visita a Descalvado anuncia novo curso em parceria com o Senai
Unidade Móvel do Sebrae volta a Descalvado nos dias 27 e 28
Hepatite C pode ser detectada em seis minutos por sensor criado pela Unesp de Araraquara
Felizardo de Santa Bárbara do Oeste leva prêmio milionário da Mega Sena
Produtores rurais terão espaço exclusivo na Feira do Empreendedor do Sebrae-SP
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  Educação Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-Line  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Ricci na Roça Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"