24/03/2014 (07h08)

Onda de violência gera medo na população são-carlense

A onda de violência que São Carlos enfrenta nos últimos meses, mesmo com a ação da Polícia Militar, aterroriza a população. Na última semana, um bandido, após ter assaltado a vítima, ligou para a residência dela fazendo piadas sobre o ocorrido.  A sensação de impunidade e de insegurança é grande.

Os números oficiais da Secretaria de Segurança Pública, mostram que a violência aumentou na cidade nos últimos tempos. As autoridades afirmam que se trata de casos isolados e não coordenados. Especialistas concordam, mas defendem uma ação mais rígida do Estado para conter a onda de crimes.


Os números indicam que a violência tem avançado. “Esta insegurança não é algo apenas de São Carlos, mas de todo o Estado de São Paulo. O governo faz um sucateamento das polícias e deixou de lado as investigações e os trabalhos de inteligência para combater o crime organizado que, na minha ótica, está mais organizado do que o do Estado, já que cresce a cada dia e já tem ramificações fora do país”, afirmou o especialista em segurança, João Donizete Scozafave.

Além da população, que sofre com os constantes roubos e furtos, os policiais militares passaram a ser alvos dos criminosos. Na semana passada, dois bandidos tentaram matar um policial militar em Ibaté. Há um estado de alerta geral junto à corporação, mesmo com a negativa do comando. Policiais Militares estão preocupados. “Não houve investimento em tecnologia, no policial e em material. A polícia está trabalhando com precariedade, vive um momento falimentar. E o crime organizado sabe disso e aproveita da inoperância do Estado, que coloca a sociedade e os policias à mercê dos bandidos. Quero enfatizar que os policiais são corajosos e mesmo em condições precárias estão nas ruas defendendo e cumprindo o seu papel. Quem não cumpre é o Estado”, afirmou Scozafave.

Os dados oficiais mostram que, só em janeiro, foram cometidos em São Carlos 94 roubos de diversos tipos. Os furtos a carros, somados, chegam a 362 casos.

“Este é o reflexo da falta de estrutura das polícias. O número vai aumentar, é uma triste realidade. Em 1990, São Carlos tinha cinco distritos polícias: Dise, DIG, DDM. Hoje há, de fato, três distritos e poucos são os crimes solucionados. Não porque o policial civil não quer, mas porque o Estado não permite, não dá possibilidade para isso. Os distritos hoje são cartoriais. Novamente afirmo: não há investimentos e por causa disso assistimos ao aumento da criminalidade”, disse Scozafave.

Para o especialista, ninguém assume a responsabilidade da Segurança Pública. O Estado abriu mão e os policiais estão desmotivados. “As autoridades não assumem o papel de pensar a segurança pública e de agir para que os problemas sejam resolvidos. Não há mais comprometimento com a instituição ‘polícia’. Não há comprometimento com a Segurança Pública”, finalizou João Donizete.

*Com informações de Jornal Primeira Página / Foto: Deco Ferreira
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Onda de violência gera medo na população são-carlense
Dourado: Tio entra na frente e leva tiro que era para sobrinho
Trabalhadores da usina Santa Rita estão sem salários há três meses
Motorista embriagado causa acidente na SP-215 e acaba preso
Chuva faz córrego transbordar e casas são inundadas em Porto Ferreira
APAD diz que não tem mais condições de recolher animais
Secretaria da Saúde confirma cinco casos de dengue em Descalvado
Hipermercado de São Carlos é flagrado alterando validade de produto
Descalvado foi a 5ª cidade que mais gerou de empregos no mês de fevereiro
Sistema de abastecimento de água está equilibrado, mas demanda investimentos urgentes
Descalvado já tem um carro para 2,85 habitantes; média é quase o dobro da nacional
Ambulatório Médico de Especialidades de São Carlos deverá atender mais de 13 mil consultas por mês
Engavetamento entre dez veículos em São Carlos congestiona Rodovia Washington Luiz
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  Educação Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-Line  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Ricci na Roça Twitter  
    Carnaval 2014 Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"