20/10/2014 (19h29) - Atualizado às 22h08

DIA DE HERÓI

Policiais Militares salvam a vida de bebê de apenas 34 dias de vida

O pequeno Davi Ferreira engasgou enquanto dormia na tarde desta segunda-feira (20). Mãe do menino ligou para o 190 e em apenas dois minutos os policiais chegaram e conseguiram salvar a vida da criança por meio de técnicas aprendidas no treinamento policial.

Uma história de heroísmo e de dedicação à vida do próximo marcou a tarde desta segunda-feira (20) em Descalvado. Por volta das 14h30, o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) recebeu a ligação de uma mãe desesperada, relatando que seu filho de apenas 34 dias estava sem respirar depois de ter engasgado enquanto dormia. Imediatamente, a atendente da PM passou a orientar a mãe, para que ela realizasse algumas manobras na tentativa de fazer com a criança desengasgasse, voltando a respirar.

Ao mesmo tempo em que falava com a mãe, o Centro de Operações acionou uma viatura para se dirigir até o local, uma residência localizada na Avenida Pio XII, no Bairro Cidade

Nova. Em menos de dois minutos, os Cabos Soncim, Valdinei e Ennes chegaram no local indicado e encontraram a mãe com o pequeno Davi Ferreira nos braços, sem qualquer indício de respiração e movimentos.

A reportagem do DESCALVADO NEWS também chegou na residência junto com a viatura policial, e presenciou todo o atendimento efetuado pelos PM's. Por questões éticas e de princípio editorial, nossa equipe preferiu não registrar com fotos ou imagens o atendimento à criança, mas a cena que podemos descrever sem dúvida alguma demonstra o quanto os homens que participaram do atendimento de emergência foram hábeis e decisivos para salvar a vida do pequeno Davi.
 
Tomando a criança pelos braços, o Cb. Soncim a colocou de barriga para baixo junto a seu braço direito levemente inclinado para baixo, e segurando a cabeça do bebê aplicava tapinhas nas suas costas afim de desobstruir o canal respiratório de Davi, que encontrava-se bastante vermelho e com os membros do seu corpo moles e sem qualquer movimento. A técnica empregada pelo Cabo da PM é conhecida como 'Manobra de Heimlich' que consiste na desobstrução das vias aéreas aplicando cinco tapinhas interescapulares (entre as omoplatas, com a mão em forma de concha), para remover o objeto, alternando-se também com cinco compressões torácicas, até que o objeto ou o material que esteja provocando a interrupção das respiração seja expelido.

Durante a aplicação da técnica de salvamento, Soncim era apoiado pelo Cb Ennes, enquanto Valdinei conversava e acalmava a mãe do pequeno Davi. Erica Julia da Costa Ferreira, que estava bastante nervosa, pedia para que os policiais salvassem a vida do  seu filho. Com muita destreza e ciente daquilo que estava

fazendo, Soncim acabou conseguindo restabelecer a respiração do bebê, que após dar tossir, começou a ser mexer e a respirar. Sem perder tempo, o Cb. Valdinei avisou a equipe de emergência do Pronto Socorro e imediatamente os os policiais conduziram mãe e filho para o atendimento médico, onde após exames de raio-x, nada de mais grave foi constatado. O médico que atendeu o pequeno Davi elogiou o atendimento dos policiais e afirmou que a atitude correta no atendimento ainda na casa de Erica foi crucial para que a criança fosse salva.

Mais tarde e a convite do site DESCALVADO NEWS, os policiais retornaram até a casa do pequeno Davi, onde pudemos ouvir da mamãe e dos heróis do dia como foi vivenciar aqueles momentos de tensão e de luta pela vida da criança. Segundo Erica, ela amamentou Davi e o colocou para dormir de lado como sempre fez. Após mais ou menos três horas de sono, ela ouviu um barulho diferente e correu para ver o que tinha acontecido, momento em que encontrou o filho com o nariz todo cheio de leite e obstruído.

Erica relatou que o pequeno Davi estava todo vermelho e se mexia muito pouco, ao mesmo tempo em que notou que não respirava mais. A mãe disse que é técnica de enfermagem, mas mesmo com todo o conhecimento que ela possui não foi possível fazer com que o filho voltasse a respirar. Neste instante ela percebeu a gravidade da situação e de que precisava de ajuda. Sozinha e com um outro filho pequeno, Erica relatou que suas pernas amoleceram e ela não conseguia pensar em mais nada, momento em que não teve dúvidas e acionou o telefone de emergência da Polícia Militar. "Eu não conseguia fazer, eu travei! Olhei para a cama do outro pequeno dormindo e pensei como que vou sair daqui? Foi eu que eu não tive dúvidas e liguei para o 190, e a moça começou a me dar instruções, aí eu fui fazendo, mas eu não tive muito sucesso, porque ele não chorava e não voltava a ter aquela respiração normal. Aí ela falou que estava encaminhando o socorro e enquanto isso eu repetia as manobras dos tapinhas nas costas, mas eu tava tão nervosa que nem isso eu conseguia fazer direito. Perdi a força! Foi aí que eles chegaram e ele, o meu anjo da guarda [Cb. Soncim] já pegou o meu bebê e começou a fazer as manobras, até que ele foi voltando." contou a mãe aliviada. "Que Deus abençoe muito o trabalho deles, todos os dias! Muito obrigada! Meu filho ganhou novos padrinhos hoje!" finalizou a mãe olhando emocionada para os policiais.

Já os grandes heróis do dia relataram que chegaram no local e se depararam com o pequeno Davi asfixiado pelo leite materno, momento em que o Cb. Soncim tomou a criança em seus braços e deu início às manobras que lhe foram ensinadas no treinamento policial, restabelecendo assim a respiração do bebê.

O policial Soncim disse que já havia passado por uma situação parecida com o seu próprio filho - hoje com 22 anos de idade, mas que na sua opinião o treinamento que ele recebeu para trabalhar como policial realmente foi o que fez a diferença entre a vida e a morte do pequeno Davi. "Se você está envolvido emocionalmente com a situação, você acaba deixando de lado o seu treinamento, que foi o que aconteceu com a Erica que é técnica de enfermagem, quando viu o seu filho naquela situação de risco. Ocorre um bloqueio psicológico que nos impede de agir; ela sabe como deve agir, sabe o que deve fazer, mas a ansiedade e a preocupação nos impede" disse o policial. "Ela fez tudo correto, estava fazendo tudo certo conforme a orientação da atendente do 190, mas mesmo assim ela estava envolvida emocionalmente, o que a deixou com medo e com dúvida se realmente estava fazendo tudo certo!" finalizou Soncim.

Segundo os policiais, esta não é a primeira vez que eles atendem uma ocorrência desta natureza. "Há cerca de três anos mais ou menos, nos deparamos com uma situação parecida, quando uma mãe teria dado uma bala para o seu filho pequeno que acabou engasgando, momento em que passávamos com a viatura próximo do local e ao percebermos o desespero da mãe, partimos para o atendimento e com a utilização da mesma manobras, conseguimos reverter a obstrução das vias respiratórias" contou o Cabo Valdinei.

Por fim, os policiais disseram que a sensação de ver a família reunida em casa, juntamente com o pequeno Davi, era o de dever cumprido, além de ganhar mais amor pela profissão. "Todo mundo tem a impressão de que a polícia foi feita para prender, mas não, a polícia existe para fazer coisas boas para as pessoas. Esse é o nosso principal papel!" disseram os policiais.

Já a mãe do pequeno Davi, aliviada por estar com o filho são e salvo nos seus braços, disse que o seu presente de natal veio mais cedo este ano.

  
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Policiais Militares salvam a vida de bebê de apenas 34 dias de vida
Secretaria de Agricultura busca novos parceiros para o programa de preservação de praças e áreas verdes
Colisão entre carro e moto mata motociclista de 27 anos em Pirassununga
Moto furtada em frente ao 'Espetinho' é localizada horas depois pela PM de Porto Ferreira
Após 2 anos, Ginásio de Esportes volta a ser castigado por ventos e chuva forte
Temporal de 45 minutos provoca estragos em residências e derruba diversas árvores
Polícia Ambiental autua em flagrante dois pescadores que usavam equipamentos proibidos no Rio Mogi Guaçu
Policias Militares de Descalvado e Porto Ferreira detém autores dos dois assaltos ao pedágio da SP-215
Estiagem muda paisagem de rio e pode afetar a reprodução de peixes
Royal Canin leva conhecimento dermatológico a mais de mil Médicos-Veterinários em todo o país
Monitora flagrada agredindo crianças em creche tem a prisão prorrogada
PF investiga a ação de quadrilha em autarquias de Porto Ferreira e Araras
Estiagem obriga mais três cidades da região a racionar água
Pick-up capota na SP-215 próximo à Dourado
Polícia Militar abre concurso para 2 mil vagas de soldado em SP
Inclinação de terreno, seca e vento dificultam controle de fogo em serra de Analândia
Sábado é dia de vacinação em cães e gatos
Lojas Farmais trazem para Descalvado o 'Cine Transformer'
Colisão entre dois caminhões deixa motorista levemente ferido em São Carlos
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"