09/07/2015 (09h20) - Atualizado às 18h30

Júri e público definem pratos que vão representar a região no Sabor de SP

Quatro receitas de São Carlos e Descalvado foram escolhidas na etapa local. Quitutes vão disputar a final do concurso no mês novembro, em São Paulo.

Dez receitas de São Carlos, Descalvado e Araraquara selecionadas para o Festival Sabor de São Paulo passaram pelo crivo do público e dos jurados na terça-feira (7). Foram escolhidos quatro pratos – 'cordeiro embriagado', de Rosa Bonfá e 'bauru de costela com vinagrete de couve', de Eduardo Salles [ambos de São Carlos] e 'filé à cabana', apresentado por Luiz Antônio do Pinho, e 'amor aos pedaços', de Sueila Olinda Assunção [ambos de Descalvado], mas não foi fácil defini-los.

“Quituteiros regionais, toda pessoa que possa comercializar um grande prato tem a chance de participar de um evento desses. E, se ela sai daqui vencedora, ela tem a chance de ir para São Paulo no final do ano e participar da grande

festa da gastronomia do Estado”, explicou Christine Grecco, coordenadora de Turismo do Estado de São Paulo.

Julgaram os pratos o público, sete jurados do Senac e da Secretaria de Turismo do Estado, e ainda o chef padrinho da etapa, André Castro. Três fatores foram avaliados: apresentação, sabor e técnica.

“Na parte técnica, a gente julga, por exemplo, vou hipoteticamente falar de um prato de carne, a gente vai provar e ver se a técnica de cozimento escolhida foi adequada para aquela carne. Ela pode estar meio ressecada, pode ter estourado o cozimento e desfiou demais”, explicou Castro.

Os pratos escolhidos na etapa de São Carlos estarão à prova num dos maiores eventos de gastronomia do estado de São Paulo: o Festival Sabor de São Paulo, previsto para acontecer no mês de novembro, cuja estimativa de público é de 110 mil pessoas.

PARTICIPAÇÃO DESCALVADENSE - De acordo com o diretor de turismo, Danilo Augusto Presta, o município foi contatado pela Secretaria de Turismo do Estado, para participar de uma reunião onde foi explicitado o Festival que está na sua terceira edição e é realizado em parceria com a Revista Prazeres na Mesa.

“Nos foi passado todo o regulamento e o perfil do tipo de prato que se encaixava no Festival. No retorno, tive o aval do prefeito Henrique Fernando do Nascimento, o qual entendeu a relevância tanto para o comércio local quanto para o turismo da cidade e assim, sinalizamos positivamente com a participação. A partir daí, passamos uma relação dos estabelecimentos que se enquadravam no regulamento e a Revista Prazeres na Mesa é quem visitou os locais e fez as escolhas, das quais, foram selecionados quatro pratos”, explicou.

O doce feito com abacaxi e coco – receita de Sueila Olinda da Assunção, do estabelecimento D’mamãe – denominado “Amor em Pedaços” e, o ‘Filé à Cabana – preparado pela equipe da Cabana Churrascaria, que dispensa comentários por sua história e tradição de 50 anos -, foram os pratos escolhidos na etapa regional do evento, ocorrida no Senac de São Carlos. A escolha se deu pelo público presente e por um júri técnico, formado por profissionais do Senac e da Secretaria de Turismo do Estado, e ainda o chef padrinho da etapa, André Castro. Três fatores foram avaliados: apresentação, sabor e técnica.

Na ocasião, dez pratos (de cidades da região) concorreram às quatro vagas, ficando duas com Descalvado e outras duas com São Carlos. Embora os classificados tenham sido o ‘Amor em Pedaços” e o ‘File à Cabana’, outro prato bastante conhecido dos descalvadenses também estava na disputa: o famoso ‘Pinha’, doce feito com gotas de farinha e ovos, cozidas em calda de açúcar da Dona Nilza Galetti, do bar 4 Cantos.  Ainda, na fase classificatória para a etapa regional de São Carlos, mais um prato local foi selecionado: o Risoto Brasileiro, da Choperia Canecão, que acabou ficando em 11º lugar e as vagas eram para os 10 primeiros.

     
'Amor em Pedaços' e 'Filé à Cabana' foram os pratos descalvadenses selecionados na etapa de São Carlos

A conquista obtida pelos pratos descalvadenses foi bastante comemorada, não somente pelos ‘autores das receitas’, mas também pela população que, pelas redes sociais, deu a sua palavra de entusiasmo e torcida.

Coube à Prefeitura Municipal viabilizar as inscrições dos participantes.

DEGUSTAÇÃO - Era tanta delícia que os visitantes criaram técnicas para a degustação. O professor Danilo Lopes, por exemplo, recorria à água para não confundir sabores.

Já o comprador Adriano Pegatin se deixava guiar pelas sensações.  “A gente vai eliminando o que a gente menos tem afinidade e aquele que tem mais sabor, que a gente sente uma sensação melhor, é um prato que vai ser, com certeza, um ganhador”, comentou.

Tudo entre elogios, como os da advogada Magda Galetti ao degustar o filé à cabana, também campeão.  “Maravilhoso, muito bom. Recomendo”.

SOBRE O FESTIVAL - Em cada canto do Estado de São Paulo um sabor diferente! Em cada forma de preparo, em cada ingrediente, em cada modo de arrumar a mesa, em cada jeito de servir… a força da gastronomia paulista. 

O Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, uma iniciativa do Governo do Estado, por intermédio de sua Secretaria de Turismo e em parceria com a Revista Prazeres da Mesa, percorre cada uma das 15 macrorregiões turísticas do Estado em busca de tudo aquilo que é mais saboroso e mais característico na culinária regional.

Em cada edição (e esta é a terceira), valoriza o talento, valoriza o cultivo, resgata a cultura e a história, promove o Turismo, estimula o desenvolvimento, gera riquezas.  Desde que foi implantado, possibilitou a milhares e milhares de paulistas – da Capital, do Interior e do Litoral – o prazer da degustação, em eventos públicos e a preços populares, de receitas pra lá de selecionadas e que, agora, consolidam rotas turístico-gastronômicas.

*Com informações do G1/São Carlos / Fotos: Ely Venâncio
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Júri e público definem pratos que vão representar a região no Sabor de SP
Quatro homens armados assaltam casa em condomínio de chácaras na SP-215 em Porto ferreira
Comutran define novas mudanças de direção na região central da cidade
Prédio abandonado da antiga fábrica da Vigor é alvo de reclamação
Radar no KM 171,5 da SP-215 entra em operação
Mercedes Benz furtada em Descalvado é localizada pela PM de Porto Ferreira
São Carlos é a 2ª cidade onde mais se venta no Estado, aponta levantamento
Time do Emprego forma primeira turma em Descalvado
Projeto Criança passa a oferecer a modalidade de Taekwondo
Esquadrilha da Fumaça ganha o céu depois de 2 anos e apresenta os A-29
Usinas da região recolhem palha de cana para geração de energia elétrica
Motociclista morre após cair com veículo na Rodovia SP-215
Polícia Civil captura mais um suspeito de participação em assalto do Bairro Morumbi
OAB promove a campanha "Corrupção Não"
Festival 'Sabor de SP':A melhor culinária da região de São Carlos
Alckmin inaugura novo Laboratório Microbiológico em Descalvado e amplia segurança alimentar
PM de Descalvado prende 3 homens por roubo de materiais de construção
Geraldo Alckmin visita Descalvado nesta quinta-feira, dia 2 de julho
Tarifas dos pedágios em São Paulo sofrem reajuste de 5,32%
Prédio da Santa Casa é invadido e computadores de auditoria são furtados
Corpo de jovem desaparecido há cinco dias é encontrado em canavial
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"