27/03/2015 (11h30) - Atualizada às 11h53

Descalvado deverá implementar o seu primeiro 'Programa de Segurança Viária'

Encontro regional realizado em Araraquara debateu a reestruturação do Detran.SP e provocou uma reflexão profunda sobre a necessidade de se reduzir o número de vítimas graves no trânsito.


Vereador Jair Martineli (Araraquara), Diretora Vice-Presidente do Detran.SP
Neiva Doretto e o Prefeito de Descalvado Henrique Fernando do Nascimento

Diretores do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) e representantes de 26 municípios da região debateram os avanços na reestruturação administrativa do órgão. O encontro regional ocorreu nessa quinta-feira (26) no Centro Internacional de Convenção Doutor Nelson Barbieri, em Araraquara.

O prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, enalteceu a nova filosofia implantada no Detran.SP na atual gestão do governador Geraldo Alckmin. “O município de Araraquara é parceiro do Detran.SP e os avanços tecnológicos, agora instalados no Poupatempo, têm sido eficientes e fortalecem nossas políticas públicas de qualidade na Mobilidade Urbana. Os serviços prestados no trânsito atingem 100% da população. Toda a população convive com o trânsito”, relatou o prefeito.


A vice-presidente do Detran.SP, Neiva Doretto, representou o presidente Daniel Annemberg, e colocou as principais diretrizes inspiradas no padrão Poupatempo. “Modernização, informatização dos processos, rapidez, comunicação visual facilitadora, funcionários capacitados e uniformizados, ambientes dignos, mobiliários adequados, transparência e ética”, são os principais itens do novo Detran-SP, elencou a vice-presidente.

De acordo com o prefeito de Descalvado, Henrique Fernando do Nascimento, a equipe do escritório regional do Detran.SP em Araraquara já vem mantendo contato com a prefeitura para tratar da instalação do novo posto de atendimento da Ciretran em Descalvado, atualmente localizada no prédio da Delegacia de Polícia. "O Detran tem mantido contato conosco para que juntos possamos buscar um novo local para a instalação da Ciretran, com um espaço muito mais amplo do que o atual e que contará com todo o padrão de atendimento e qualidade oferecido nas unidades do Poupatempo. Estamos trabalhando para que em breve a população descalvadense possa contar com este novo espaço, que dará agilidade nos serviços prestados pelo Detran" disse o prefeito.

SEGURANÇA NO TRÂNSITO - Outra parceria que está sendo firmada entre o município de Descalvado e o Detran.SP é a implementação de um programa inédito de segurança viária para a redução dos acidentes e do número de vítimas no trânsito de Descalvado. De acordo com o presidente da Comissão Municipal de Trânsito [COMUTRAN], Mário Luiz Zambelli, a equipe de trânsito municipal estará participando de um curso de segurança viária oferecido pelo Detran.SP no intuito de articular-se à Política Nacional de Trânsito, fortalecendo e instrumentalizando o município para a criação do seu primeiro 'Programa de Segurança Viária'.

"O curso será ministrado por especialistas destacados em segurança do trânsito e compartilhará conceitos, métodos e experiências relevantes no Brasil e também em outros países, buscando soluções dos problemas de gestão de trânsito local. Essa troca de experiências vem em um momento oportuno, uma vez que já demos início à um projeto piloto de remodelação total da Avenida Bom Jesus, adequando aquela importante via com sinalizações verticais, horizontais, sonorizadores, limitadores de velocidade e separadores de faixas, medidas estas há muito tempo reivindicadas por toda a nossa população. A Bom Jesus infelizmente já vitimou motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, e em alguns casos mais graves, provocou até mesmo mortes! Essa capacitação do Detran nos trará ainda mais conhecimento técnico para garantir a segurança de todos que por ali trafegam" disse Mário Zambelli.

“O debate é inédito na região e provoca uma reflexão profunda sobre como podemos avançar para reduzir os números de vítimas graves no trânsito”, observou o prefeito. Engenharia, educação e esforço legal são as bases do projeto de remodelação no trânsito das cidades. Em Araraquara, foram implantadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) algumas ações que reduziram em 70% o número de vítimas graves e 50% de vítimas fatais nos últimos dois anos, de acordo com o vice-prefeito e coordenador da Mobilidade Urbana, Coca Ferraz.

O prefeito de Descalvado também recebeu outras propostas do Detran.SP para adesão do município, dentre elas a participação em fóruns que deverão tratar sobre a regulamentação para os serviços de motofrete e mototaxi, além dos serviços de pátio e de guincho.

No encontro desta quinta-feira, também estavam presentes os prefeitos de Rincão, Motuca, Tabatinga, Ribeirão Bonito, Américo Brasiliense e Trabiju, além de vereadores e equipes de engenharia de trânsito de diversos municípios.

 
Encontro reuniu representantes de 26 municípios da região. O prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri,
falou sobre a importância de se reduzir o número de vítimas graves no trânsito das cidades.

 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Descalvado deverá implementar o seu primeiro 'Programa de Segurança Viária'
Secretaria de Segurança Pública divulga os dados da produtividade policial de 2015 em Descalvado
Denatran adia até 1º de julho exigência do extintor veicular ABC
Carreta realiza exames de prevenção ao câncer de mama em São Carlos
Sem Legislativo, Judiciário e Executivo fecham acordo contra a corrupção
Ex-prefeito agride vereador durante sessão da Câmara em Orlândia
Vacinação de meninas contra o HPV termina no próximo dia 31
Descalvado poderá contar com novos cursos de formação técnica
PM recupera em menos de 36 horas moto furtada na região da Vila Brasil
Após vender a casa, idoso conta com doações para cuidar de 250 animais
Novo Pároco de N.S. do Belém fala da importância da presença do padre fora das paredes da igreja
Rodovias da região sofrerão interdição para a troca de painéis
Menor pega carro escondido do pai e capota na SP-215
Correios passa a aceitar pagamento parcelado no cartão
Com demanda interna fraca, setor avícola se volta às exportações
Chuva forte causa alagamentos em avenida de Porto Ferreira
Vansil promove palestra sobre o “Uso Racional da Água” a seus colaboradores
Encontro reúne diversas cadeias produtivas em Descalvado
Dilma anuncia pacote anticorrupção como resposta do governo à manifestações
Motociclista fica gravemente ferido após acidente; velocímetro trava em 120 km/h
Santa Casa de São Carlos faz mutirão de cirurgias de catarata no fim do mês
Falso médico é investigado por aplicar golpes em São Carlos
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"