28/03/2015 (17h50)

Número de casos de dengue disparam na região e deixa população em estado de alerta

Somente em Rio Claro já foram registrados 7.518 casos. Com 381 casos confirmados, Prefeitura de Descalvado vai iniciar o arrastão de limpeza nesta segunda-feira (30).


Prefeitura de Descalvado vai iniciar o arrastão de limpeza contra a dengue
nesta segunda-feira (30). Equipe que vai trabalhar no mutirão recebeu
nesta semana as orientações e todos os EPI's para o trabalho.

Foram divulgados nesta sexta-feira (27) mais casos de dengue na região. O município de Rio Claro apresentou 1.656 confirmações, totalizando 7.518 casos apenas em 2015. Já o município de Mococa teve 250 novos registros e soma 2.656 neste ano. Araraquara também apresentou aumento de 232 casos, atingindo mil moradores da cidade. Nos últimos três meses, São Carlos teve 212 casos e totaliza 1.050.

A Prefeitura de Araras confirmou também nesta sexta que um idoso de 73 anos faleceu no dia 2 de março em decorrência de complicações da dengue. A cidade vive uma epidemia e contabiliza 621 casos registrados e espera os resultados de outros 481.

No dia 23, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Araraquara confirmou que o município atingiu uma epidemia de dengue após atingir 700 casos.

 
A Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) deu início na quarta-feira (25) à nebulização contra a dengue em Rio Claro. O trabalho tem apoio da Defesa Civil e da Guarda Municipal.

Também em Rio Claro, uma fiscalização das equipes da Fundação de Saúde encontrou criadouros do mosquito transmissor da dengue em 4 das 6 casas abertas com autorização judicial na sexta-feira (20). Os imóveis fechados ou abandonados foram denunciados por moradores por meio de um serviço telefônico.

No dia 18 de março, um homem de 40 anos morreu na Santa Casa de São Carlos com suspeita de dengue. Os parentes afirmam que Gilson Alves nunca apresentou nenhum outro problema de saúde até aparecem os sintomas da dengue. A Santa Casa afirmou que há suspeita de infecção por vírus, mas não confirmou a dengue. Na ocasião, a Prefeitura informou que, como não há diagnóstico preciso da morte, o corpo foi enviado para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), em Américo Brasiliense. Ainda não há prazo para a divulgação do laudo.

DESCALVADO - Durante esta semana, a Vigilância Epidemiológica do município de Descalvado confirmou mais casos de dengue, que agora contabiliza um total de 381 pessoas infectadas. A situação é preocupante pois há mais munícipes aguardando o resultado de exames.

A Prefeitura Municipal, num serviço que será coordenado de perto pela Secretaria de Saúde e equipes de controle de vetores, dará início na segunda-feira, 30 de março, ao arrastão/mutirão contra a dengue.

A empresa vencedora da licitação fará a execução de serviços de mão-de-obra de limpeza, recolhimento e destinação final de entulhos e materiais que sejam possíveis criadouros de animais peçonhentos e do mosquito transmissor da dengue nas ruas da cidade, devendo dispor de pelo menos quatro caminhões com carroceria e 30 funcionários braçais, devidamente  uniformizados, com roupas e calçados apropriados e, ainda, com luvas e equipamentos de segurança e proteção pertinentes (EPI’s). Cabe à empresa a coleta dos entulhos e materiais e dar o destino final dentro das normas exigidas de cada tipo de entulho, pelo órgão competente (CETESB).

 
Uma das exigências do prefeito Henrique Fernando do Nascimento para esse arrastão, foi a de que a empresa vencedora da licitação contratasse somente pessoas do município, o que foi cumprido. “Além da importância do arrastão contra a dengue, principalmente pelo momento que a cidade vive com o registro de um grande número da doença, tivemos o olhar para o nosso povo, destacadamente aqueles que estão fora do mercado de trabalho.No total serão 30 pessoas, 30 famílias que nos próximos dias estarão atuando em benefício de toda uma cidade e, garantindo o seu ganha pão”, destacou.

Os trabalhos do arrastão/mutirão contra a dengue, de acordo com o chefe do setor de controle de vetores, Silvio Donizete Franceschini, terão início pelos bairros de São Sebastião e Santa Cruz e, posteriormente seguirá um cronograma. Serão 25 dias úteis de ação em toda a cidade, em que a população estará sendo orientada a colocar nas ruas, todo tipo de entulho para ser removido.

“O ideal é que as pessoas coloquem do lado de fora de suas residências tudo aquilo que for entulho e que possibilite o acúmulo de água. Mas, a equipe do mutirão também estará adentrando as residências e neste caso, pedimos a colaboração de todos para que permitam o acesso dos mesmos. Eles estarão identificados e orientados a fazer uma vistoria eficaz nos quintais”, disse Franceschini.

Serão recolhidos pneus, metais, móveis velhos, plásticos, entulhos e demais materiais que possam acumular água e servir para a proliferação de doenças. Agentes do setor de controle de vetores, comunitários de saúde e da Vigilância Sanitária, continuarão a mobilização para orientar os moradores sobre como eliminar focos do mosquito da dengue.

O calendário do mutirão será definido semanalmente, com base no avanço da ação em cada bairro e região e, mediante a infestação de larvas do mosquito.

*Com informações do G1/São Carlos e da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Descalvado
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Número de casos de dengue disparam na região e deixa população em estado de alerta
Prefeitura cede uso de imóvel à APAD
Descalvado News lança canal de interatividade com o internauta no WhatsApp
Programa 'Ricci na Roça' comemora um ano com uma série de três programas especiais
Descalvado deverá implementar o seu primeiro 'Programa de Segurança Viária'
Secretaria de Segurança Pública divulga os dados da produtividade policial de 2015 em Descalvado
Denatran adia até 1º de julho exigência do extintor veicular ABC
Carreta realiza exames de prevenção ao câncer de mama em São Carlos
Sem Legislativo, Judiciário e Executivo fecham acordo contra a corrupção
Ex-prefeito agride vereador durante sessão da Câmara em Orlândia
Vacinação de meninas contra o HPV termina no próximo dia 31
Descalvado poderá contar com novos cursos de formação técnica
PM recupera em menos de 36 horas moto furtada na região da Vila Brasil
Após vender a casa, idoso conta com doações para cuidar de 250 animais
Novo Pároco de N.S. do Belém fala da importância da presença do padre fora das paredes da igreja
Rodovias da região sofrerão interdição para a troca de painéis
Menor pega carro escondido do pai e capota na SP-215
Correios passa a aceitar pagamento parcelado no cartão
Com demanda interna fraca, setor avícola se volta às exportações
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"