18/10/2016 (13h37)

Pesquisa da UFSCar traça perfil dos cortadores de cana-de-açúcar

Estudo premiado aponta superexploração e distúrbio que pode levar à morte. 'Ainda é necessário lutar pelo direito de não morrer', afirma sociólogo.

Uma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) traçou o perfil dos cortadores de cana-de-açúcar em Alagoas. O estudo aponta um ganho de R$ 6,72 por tonelada nas usinas, fraude na pesagem da quantidade cortada para redução do salário, além de problemas de saúde que variam desde o desgaste emocional até distúrbios que podem levar à morte.

"Os dados levantados apontam que, no caso do corte da cana, ainda é necessário lutar pelo direito de não morrer em decorrência do excesso de trabalho. O desafio é acabar com a superexploração”, afirmou o pesquisador Lúcio Vasconcellos de Verçoza.

JOVENS - Escolhida como melhor tese de doutorado no VII Encontro Nacional da

Rede de Estudos Rurais,“Os saltos do ‘canguru’ nos canaviais alagoanos’’ mostra que os trabalhadores são moradores da periferia das cidades próximas às usinas e migrantes do sertão do Estado.

Revela também que eles são jovens e que, com a política de produção máxima com o mínimo de funcionários, não há mais mulheres no serviço.

“Por conta dessas transformações, esse grupo selecionado é dotado de habilidade e resistência física máxima para atingir as elevadíssimas metas de produção. Nesse contexto de intensificação do trabalho, só permanece empregado quem é capaz de cortar, no mínimo, 7 toneladas diárias de cana”, explicou o sociólogo.

PESAGEM - Durante o estudo, o pesquisador entrevistou cerca de 60 trabalhadores das várias usinas de Alagoas e descobriu que a jornada de trabalho dura cerca de 11 horas. Verificou também que cada cortador ganha R$ 6,72 por tonelada e que as pesagens realizadas pelas empresas são fraudadas.

“No caso do corte da cana, o trabalhador não detém o controle exato da quantidade produzida. Isso porque, além da imprecisão na medição dos metros de cana cortados, ainda ocorrem fraudes no cálculo de conversão para toneladas. Essas fraudes, que são recorrentes, diminuem a quantidade que efetivamente foi cortada e rebaixam ainda mais os salários”, observou.

  

CONSEQUÊNCIAS - A tese aponta diversas sequelas do excesso de trabalho entre os cortadores de cana. Além do cansaço físico, há o impacto psicológico, já que muitos trabalhadores são descartados precocemente pelas usinas. Esse fator, segundo o pesquisador, gera o sentimento de vergonha e um desejo dos cortadores de provar que não são preguiçosos ou vagabundos, o que leva a um acúmulo ainda maior de trabalho. A consequência, muitas veze, é o adoecimento.

“A luta pelo reconhecimento do nexo causal entre o trabalho e o adoecimento se faz urgente, e não tem como essa luta ser vitoriosa sem mudanças profundas na forma de trabalho que gera o adoecimento", defendeu Verçosa.

Entre todos os danos, o pior é o quadro de cãibras por todo o corpo, conhecido em Alagoas como ‘canguru’, ou ‘birôla' entre os paulistas. A vítima encolhe os braços junto ao tronco, uma posição semelhante à do animal, e em muitos casos as cãibras podem atingir a língua, dificultando o pedido de socorro.

“Na medicina, esse quadro é denominado distúrbio hidroeletrolítico e está relacionado à desidratação, perda de eletrólitos e de sais minerais provocados pela alta intensidade do trabalho e pela longa jornada laboral sob o sol escaldante. Se o distúrbio não for tratado a tempo, em alguns casos, pode levar à morte súbita. É comum encontrar cortadores de cana recebendo soro na veia após o trabalho. Apesar de o 'canguru' fazer parte do cotidiano nos canaviais, ele é praticamente desconhecido fora dos eitos, e esse ocultamento contribui para que o mesmo continue existindo”, disse Verçoza.

MECANIZAÇÃO DO SETOR - A mecanização da colheita da cana é outro ponto levantado na pesquisa. O processo, de acordo com Verçoza, está causando apreensão entre os trabalhadores. Para eles, a chegada das colheitadeiras pode representar o desemprego, mais um motivo para mostrar capacidade.

“É preciso mencionar que o processo de mecanização não é homogêneo. Nos canaviais paulistas, por exemplo, ele encontra-se muito mais disseminado do que em Alagoas”, contou, finalizando que mesmo com a ampliação da mecanização a ‘superexploração’ pode continuar.

*Fonte: G1/São Carlos, sob a supervisão de Stefhanie Piovezan (Fotos: Lúcio Verçoza / Jaqueline Souza)
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Pesquisa da UFSCar traça perfil dos cortadores de cana-de-açúcar
Multas por uso de celular ao volante crescem 43% em cinco anos no Estado de São Paulo
Homem é preso depois de quebrar a perna em tentativa de assalto em Palmeiras
Vendas de convites encerram-se nesta segunda-feira, dia 17
Consumo de energia em Descalvado caiu 10% em 2015, aponta dados da Secretaria de Energia e Mineração
Descalvado ocupa a 576ª posição estadual no Ranking da Transparência do MPF
União é condenada por concessão de selo à Usina Ipiranga
Horário de verão começa no domingo em 10 estados e DF
Matrículas abertas: rede estadual recebe inscrições de novos alunos
PM abre vagas para admissão de 131 alunos-oficiais
Quatro pessoas morrem após carro cair dentro de córrego em Leme
Preço do etanol sobe e deve ficar mais alto nos próximos meses
Santa Casa pede apoio à Câmara Municipal
Romaria pelo Rio Mogi Guaçu reúne fiéis para homenagear Nossa Senhora Aparecida
Jovem Agricultor do Futuro: Curso gratuito oferecido pelo Sindicato Rural, SENAR e Prefeitura Municipal completa cinco anos
Administração do Cemitério já se organiza para o Dia de Finados
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Espaço Publicitário  
  Polícia Religião Plantões Farmacêuticos  
  Educação Moda & Estilo Classificados  
  Noticias Culinária Achados & Perdidos  
  Esportes   Fale Conosco  
  Cotidiano [fotos] Horoscopo  
  Economia Happy Hour Nota de Falecimento  
  Entrevistas   Lista Telefônica  
  Perfil [especiais] Mapa de Ruas  
  Empresarial Jornal Descalvado News Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Politicando    
  Animais & Pet Livro 'Conheça Descalvado' [revista descalvado news]  
  Veículos Descalvado 180 Anos Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleição Suplementar 2013    
  Saúde Ricci na Roça [redes sociais]  
  Sua Casa Carnaval 2014 Facebook  
  Trânsito Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Twitter  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"