Início

Oferecimento:

Curta nossa FanPage no Facebook Siga-nos no Twitter Visite nosso site
ALIMENTAÇÃO

 

Jovem ingere por ano 26 kg de açúcar em bebidas

Thinkstock
As crianças e os adolescentes brasileiros estão trocando o consumo de água e leite por bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados ou em pó - o que têm aumentado consideravelmente os casos de obesidade infantil, além dos riscos para o desenvolvimento de doenças antes observadas em adultos, como diabete tipo 2 e hipertensão.

A constatação - que reforça a necessidade de mudanças de hábitos alimentares - está no primeiro estudo epidemiológico brasileiro que avaliou o consumo de bebidas entre crianças e adolescentes de 3 a 17 anos em cinco capitais: São Paulo, Rio, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. A pesquisa, desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP, da Faculdade de Medicina do ABC e do Instituto da Criança do HC, foi publicada no BMC Public Health.

O Ministério da Saúde considera a obesidade infantil uma epidemia. Os dados mais recentes (referentes a 2009) indicam que uma em cada três crianças brasileiras entre 5 e 9 anos está acima do peso ou obesa.

Os resultados da pesquisa são alarmantes. Mostram que, além de o leite e a água praticamente desaparecerem da dieta dos jovens, na média geral, as crianças e os adolescentes consomem cerca de 21 quilos de açúcar por ano só considerando as bebidas. A pesquisa indica, por exemplo, que um adolescente de 11 a 17 anos ingere cerca de 26 quilos de açúcar por ano com as bebidas - quase 45% a mais do que ele poderia consumir no período (18 quilos), considerando o açúcar presente em todo tipo de alimento, não apenas nas bebidas.

"Estamos vivendo um fenômeno universal de aumento dos casos de sobrepeso e obesidade infantil. No Brasil, isso vem se acentuando nos últimos 20 anos, especialmente em decorrência da maior oferta de alimentos e das melhores condições econômicas das famílias", diz Cláudio Leone, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e um dos autores do estudo.

Segundo o professor, muitas famílias substituem o refrigerante por sucos industrializados por considerarem mais saudável, sem ter ideia de que esse tipo de produto muitas vezes tem tanto açúcar ou mais do que uma latinha de refrigerante. "As mães acham que o fato de ter uma fruta estampada na embalagem significa que é saudável", diz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

*Fonte: Agência Estado

Se bem escolhido, chocolate pode fazer bem à saúde, diz nutricionista
Grãos, carne, cafeína e frutos do mar ajudam a aumentar a concentração
Excesso de sal eleva risco de desenvolver esclerose, aponta estudo
Pessoas com gripe lançam vírus para bem mais longe do que se pensava
Gestantes brasileiras serão vacinadas contra coqueluche
Saiba como ter pés lindos e hidratados neste verão
Excesso de sódio, açúcar e gorduras pode causar doenças
Correr sem top adequado pode causar flacidez nos seios
Planta popular combate o envelhecimento da pele
Dormir bem é fundamental para manter a beleza
O cabelo pode sobreviver ao verão
Acne não é bicho de sete cabeças
Saiba como acalmar a pele após queimaduras do sol
A depilação com cera - quente e/ou fria - é prática e deixa a pele livre de pelos por vários dias
Consumo de nutricosméticos exige cautela
Cosméticos adiam necessidade de intervenções cirúrgicas
Descubra a diferença entre cremes noturnos e diurnos
Compra de antibióticos nas farmácias e drogarias só poderá ser feita com receita de controle especial, em duas vias
Dicas para hidratar a pele
 

A história da Farmácia Descalvado tem inicio há 52 anos. Fundada em 13/03/59, com o nome de Otávio Bianchi e Cia Ltda, a farmácia de então, muito diferente das atuais, atendia seus clientes em frente ao prédio antigo do Nosso Clube e atual Societá Fratelanza Italiana, na Rua 24 de Outubro n. 454. Em 1972, com o nome de LG Bianchi LTDA, mudou o local de atendimento para a Rua Cons. Antonio Prado 550, no Jardim Velho, onde em 1982 ganhou o nome atual de Farmácia Descalvado, uma homenagem à nossa querida cidade.

Alguns profissionais da saúde, verdadeiros abnegados na tarefa de servir e pessoas com a mais alta competência, ajudaram a construir essa história. Entre eles estão Dona Norma Bianchi Colussi, Otávio Bianchi, Luis Gonzaga Bianchi, Maria Eunice Braghim , Umbelina Spanghero, o nosso querido Alairton Donizeti Marini – o Doni, e que está conosco desde 1981. A história da Farmácia Descalvado é também um pouco a história de cada um deles. Atualmente está localizada ainda no Jardim Velho, na esquina da rua Cons. Antonio Prado com a rua Cel. Arthur Whitacker, em prédio próprio, moderno, climatizado e totalmente adequado para atender a nossa grande clientela. A atual administração, desde que assumiu em 1982, investe sobremaneira na qualidade dos serviços prestados, através de um corpo de funcionários altamente qualificados. Como parte da cadeia do sistema de saúde, temos o dever de prestar a melhor atenção farmacêutica possível à população de Descalvado. "CONFIANÇA, SEGURANÇA E FACILIDADE - Pelo bem estar de sua família!

         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Classificados  
  Política Animais & Pet Achados & Perdidos  
  Polícia Veículos Previsão do Tempo  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edição Comemorativa  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"