Início

Oferecimento:

Curta nossa FanPage no Facebook Siga-nos no Twitter Visite nosso site
Se bem escolhido, chocolate pode fazer bem à saúde, diz nutricionista

O chocolate amargo é o mais recomendado
Foto: Thinkstock
Açúcar, gordura e lactose. É o que vem à cabeça de muitas pessoas quando se fala em chocolate. Mas a nutricionista Lara Natacci, do programa Meu Prato Saudável, parceria do Instituto do Coração (InCor) e do Hospital das Clínicas da FMUSP com a LatinMed Editora em Saúde, faz uma defesa do "alimento proibido".

Segundo ela, se bem escolhido, o chocolate pode trazer benefícios à saúde. A nutricionista lembra que alguns tipos de chocolates são ricos em antioxidantes, substâncias que ajudam a evitar o acúmulo de metais tóxicos no organismo e melhorar a circulação.


Mas antes de sair comendo chocolate durante a Páscoa é preciso conhecer quais são os tipos benéficos e evitar exageros. O chocolate que contém pelo menos 70% de cacau, por exemplo, é mais recomendado do que outros tipos, uma vez que o cacau é a fruta que mais contém as substâncias antioxidantes.

"Uma porção de cerca de 30g, correspondente a uma barra pequena do chocolate com 70% de cacau, tem o conteúdo de substâncias antioxidantes equivalente a uma maçã ou a uma taça de vinho tinto", afima Lara.

Para demonstrar a diferença entre este tipo de chocolate e os campeões de vendas dos supermercados, a nutricionista elaborou um comparativo entre substâncias com ação antioxidante presentes no chocolate com 70% de cacau, o ao leite, o branco e até mesmo o achocolatado (veja quadro abaixo).

Outras substâncias com efeitos benéficos presentes no chocolate, segundo a nutricionista, são as aminas biogênicas (que modulam o humor, melhorando a sensação de bem estar e felicidade), as metilxantinas, cafeína e teobromina (substâncias estimulantes), anadamina (provoca efeito de euforia), magnésio (ajuda a melhorar o ânimo, pois regula as concentrações de dopamina no cérebro), carboidratos (aumentam a formação da serotonina, substância que dá sensação de bem estar) e os lipídeos (aumentam a saciedade).
 

Saiba mais

Os piores tipos a serem consumidos são os ao leite e o branco, pois são ricos em gorduras e açúcar, e os que contêm maior quantidade de gordura trans.

Para os chocólatras que não querem sofrer as consequências negativas na balança, a dica é não exagerar. "O consumo diário deve ser entre 10 e 20g", explica a nutricionista do Meu Prato Saudável. Ela alerta que esta quantidade pode variar conforme características orgânicas individuais, além de sexo, idade e atividade física.

Vício em chocolate existe e precisa ser tratado, afirmam profissionais

Diabéticos e intolerantes à lactose

A nutricionista alerta que, mesmo no caso  do chocolate diet, sem açúcar, para diabéticos, o consumo deve ser ocasional e em pouca quantidade, uma vez que este tipo de chocolate tem alto teor de gordura.

"O recomendado, no geral, é ingerir no máximo entre 20 e 30 g, três vezes por semana, mas aqui também é necessário avaliar cada caso individualmente, por depender de condições orgânicas individuais, estágio da doença, tratamento, atividade física, sexo e idade", complementa.

Já para quem tem intolerância à lactose, Lara alerta para que sempre se observe a composição do produto, bem como verificar o grau da intolerância. "Algumas pessoas toleram quantidades pequenas. Os chocolates meio amargos têm pouca lactose, alguns apenas traços da substância. Outros são isentos", conta.

Outra opção é o chocolate de alfarroba, que tem um sabor semelhante ao meio-amargo, ou o chocolate de soja.

*Fonte: UOL/Saúde

Se bem escolhido, chocolate pode fazer bem à saúde, diz nutricionista
Grãos, carne, cafeína e frutos do mar ajudam a aumentar a concentração
Excesso de sal eleva risco de desenvolver esclerose, aponta estudo
Pessoas com gripe lançam vírus para bem mais longe do que se pensava
Gestantes brasileiras serão vacinadas contra coqueluche
Saiba como ter pés lindos e hidratados neste verão
Excesso de sódio, açúcar e gorduras pode causar doenças
Correr sem top adequado pode causar flacidez nos seios
Planta popular combate o envelhecimento da pele
Dormir bem é fundamental para manter a beleza
O cabelo pode sobreviver ao verão
Acne não é bicho de sete cabeças
Saiba como acalmar a pele após queimaduras do sol
A depilação com cera - quente e/ou fria - é prática e deixa a pele livre de pelos por vários dias
Consumo de nutricosméticos exige cautela
Cosméticos adiam necessidade de intervenções cirúrgicas
Descubra a diferença entre cremes noturnos e diurnos
Compra de antibióticos nas farmácias e drogarias só poderá ser feita com receita de controle especial, em duas vias
Dicas para hidratar a pele
 

A história da Farmácia Descalvado tem inicio há 52 anos. Fundada em 13/03/59, com o nome de Otávio Bianchi e Cia Ltda, a farmácia de então, muito diferente das atuais, atendia seus clientes em frente ao prédio antigo do Nosso Clube e atual Societá Fratelanza Italiana, na Rua 24 de Outubro n. 454. Em 1972, com o nome de LG Bianchi LTDA, mudou o local de atendimento para a Rua Cons. Antonio Prado 550, no Jardim Velho, onde em 1982 ganhou o nome atual de Farmácia Descalvado, uma homenagem à nossa querida cidade.

Alguns profissionais da saúde, verdadeiros abnegados na tarefa de servir e pessoas com a mais alta competência, ajudaram a construir essa história. Entre eles estão Dona Norma Bianchi Colussi, Otávio Bianchi, Luis Gonzaga Bianchi, Maria Eunice Braghim , Umbelina Spanghero, o nosso querido Alairton Donizeti Marini – o Doni, e que está conosco desde 1981. A história da Farmácia Descalvado é também um pouco a história de cada um deles. Atualmente está localizada ainda no Jardim Velho, na esquina da rua Cons. Antonio Prado com a rua Cel. Arthur Whitacker, em prédio próprio, moderno, climatizado e totalmente adequado para atender a nossa grande clientela. A atual administração, desde que assumiu em 1982, investe sobremaneira na qualidade dos serviços prestados, através de um corpo de funcionários altamente qualificados. Como parte da cadeia do sistema de saúde, temos o dever de prestar a melhor atenção farmacêutica possível à população de Descalvado. "CONFIANÇA, SEGURANÇA E FACILIDADE - Pelo bem estar de sua família!

         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Classificados  
  Política Animais & Pet Achados & Perdidos  
  Polícia Veículos Previsão do Tempo  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edição Comemorativa  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"