Pesquisar em todo o site


  12 NOV 2020   |  12H35

Liminar concedida pela justiça barra a divulgação de pesquisa para prefeito de Descalvado

A pedido da chapa "Descalvado Pode e Merece Mais", do candidato Luisinho Panone, a justiça eleitoral proibiu a divulgação de pesquisa eleitoral feita pela empresa Polo Pesquisas e Assessoria Ltda.


O juízo da 44ª Zona eleitoral de Descalvado concedeu, nesta quarta-feira (11), liminar que impede a divulgação de pesquisa eleitoral realizada e registrada pela empresa Polo Pesquisas e Assessoria Ltda ME. A decisão foi assinada pelo juiz eleitoral, Dr. Rodrigo Tristão de Almeida, e foi solicitada pela coligação "Descalvado Pode e Merece Mais", do candidato Luisinho Panone (PSDB).

De acordo com a decisão, a coligação do candidato tucano requereu a impugnação do pedido de publicação da pesquisa eleitoral, alegando que a empresa Polo Pesquisas teria apresentado a mesma data para início da pesquisa e sua respectiva divulgação, o que segundo os denunciantes, na prática não seria possível. Além disso, alega a assessoria jurídica de Luisinho Panone, o registro da metodologia da pesquisa foi incompleto, descumprindo aquilo que determina a legislação eleitoral.

Em sua decisão, o juiz eleitoral observa que a entrevista de 440 pessoas em ao menos, 35 bairros, conforme aponta os dados do pedido de registro da pesquisa, é medida que exige tempo razoável, seguindo com o mesmo entendimento para o trabalho de processamento, análise e divulgação. Além disso, de acordo com Dr. Rodrigo Tristão, não conta no disco apresentado pela empresa de pesquisas, as opções "Branco/Nulo", "Indeciso" e "Sem rejeição", o que segundo ele, poderia "induzir o entrevistado a escolher uma das opções do disco preto, quando  sua intenção seria a de dar outra resposta".

Assim, a justiça eleitoral concedeu a tutela de urgência solicitada pela coligação "Descalvado Pode e Merece Mais", determinando que a pesquisa SP-03283/2020 não tenha seu resultado divulgado pela empresa Polo Pesquisas e Assessoria Ltda. Me.
 

SITUAÇÃO PARECIDA NA CAPITAL


Na noite desta quarta-feira (11), os jornalistas Natuza Nery e Cesar Trali , da Globo News, debateram a proibição da pesquisa a prefeito da cidade de São Paulo. Entre tantos questionamentos, os jornalistas do canal de notícias perguntaram "por quê o candidato Celso Russomano não quis a divulgação da pesquisa?" Natuza Nery respondeu "Russomano estava derretendo nas pesquisas anteriores..."

A conclusão do debate jornalístico é de que em São Paulo, o candidato Russomano _ aparentemente _ tentou esconder que não estaria bem na pesquisa, e que a tentativa de proibir a divulgação de pesquisa eleitoral deve ser refletida pelo eleitor, seja ele da capital paulista, seja ele da pequena cidade do interior.
 

OUTRA PESQUISA
 

De acordo com o portal PesqEle do Tribunal Superior Eleitoral, há um segundo pedido de registro de pesquisa para o município de Descalvado aguardando deferimento para divulgação do resultado. A pesquisa está registrada sob número SP-01746/2020.

De acordo com o sistema de consulta pública do TSE, esta segunda pesquisa também apura a intenção de votos para prefeito, sendo realizada pela empresa Datapress Instituto de Pesquisa, Comunicação e Publicidade Ltda ME. Ainda de acordo com o TSE, a pesquisa foi encomendada por Aderk Fonseca Lago, tendo previsão de início e término no dia 11 de novembro, assemelhando-se, portanto, com os mesmos questionamentos suscitados pelo juiz eleitoral da comarca, no quesito tempo de realização e apuração. A previsão de divulgação desta pesquisa, segundo o TSE, é para 13 de novembro.

Vale lembrar que Aderk Lago é marido da candidata a vereador 'Leila do Foto Cora', da coligação "Descalvado Pode e Merece Mais" (a mesma de Luisinho Panone), o que em tese, poderia colocar sob suspeita a lisura da pesquisa, visto que ela, também segundo as informações página do TSE, foi paga com recursos do próprio marido da candidata a vereador.
 



Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br



 

CRIME ELEITORAL
Jogar santinhos próximo a local de votação pode gerar multa de até R$ 8 mil

RETA FINAL
Candidatos só podem distribuir material de campanha ou realizar caminhadas e carretas até as 22h deste sábado

NOVAS REGRAS
Saiba como calcular o quociente eleitoral para vereador em 2020

PELO E-TÍTULO, APP  E NOS CARTÓRIOS
Saiba como justificar ausência se não puder comparecer à votação
 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas mspan style="text-decoration: none">Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleições 2020    
  Saúde   [redes sociais]  
  Sua Casa [promoções] Facebook  
  Trânsito Torcida Copa do Mundo 2014 Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2014 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Promoção Dubsmash Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2015    
  Moda & Estilo Minha Selfie de Natal 2016    
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Descalvado News