Pesquisar em todo o site

 


Por J.C.Guimarães*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país,
do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também
propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática
e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados,
para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


14 de Junho de 2020

 

 
Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou

E o tal do Plano São Paulo, que prevê a retomada consciente das atividades econômicas em todo estado, rebaixou a classificação de fase _da amarela para laranja _ para todas as cidades da nossa região. A medida foi tomada em virtude de que alguns critérios definidos pela equipe de João Dória tiveram resultados insatisfatórios em algumas cidades. Com isso, a quarentena voltou a ficar mais rígida, e aí sobrou para os bares, restaurantes, lanchonetes, salões de beleza e barbearias, que voltam a ficar fechados. O comércio e as lojas também sofrerão um certo impacto, já que o horário de atendimento presencial será reduzido das atuais 6 horas para apenas 4. Nossa coluna se sensibiliza com todos os setores que voltarão a sofrer os impactos da Covid-19, e em especil os famosos 'botecos', onde nossos leitores se reuniam diariamente para debater sobre alguns dos tópicos abordados...

 

 

Simpatia para evitar cobrança de IPTU da casinha de cachorro

O período de festas juninas chegou e pra variar a criatividade descalvadense já criou o “São João sem imposto pra cachorro”: é só transformar a casinha do pobre bichinho em fogueira. Também tem a simpatia de enfiar a faca na bananeira pra ver se sai o nome do candidato que já cobrou imposto canino... Tem, ainda, a outra simpatia de passar veneno específico para pulga política que suga sangue até de cachorro.... Haja imaginação!

 

 
A importância do vice

A coluna tem especial preocupação com o vice. Por tal motivo indaga _ constantemente _ quem serão os vices das já anunciadas pré-candidaturas. Desde Sarney, Itamar Franco e Michel Temer o vice tem surgido e tido papel relevante na política. Estamos verificando se os candidatos teriam ações de improbidade que pudessem nos fazer pensar em substituição no meio do mandato... Repetimos que o Republicanos já negou que teria um vice na chapa “PanoNÃOguinho”, mas como a nota do partido acabou se tornando em uma Fake News daquilo que não era Fake News, tem gente que ainda nos questiona se de fato havia alguma verdade na tal nota do partido, que aliás, mais se preocupou em atacar pessoas do que desmentir uma possível pré-candidatura.

 
Nada do que foi será

Mas há quem jura de pé junto que a tal dobradinha foi mesmo uma invenção, mesmo porque já existem rumores de que aquele que poderia ser o vice _ e agora não seria mais _ , deverá mesmo assumir uma relevante secretaria. Nesse vai e vem de conjecturas, acabamos nos lembrando de um dos trechos da famosa canção de Lulu Santos, que diz "não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo agora..."

 

 
Tabacofobia

A fofoca dentre os servidores públicos municipais é a “tabacofobia” daqueles que insinuam que os fumantes “matam tempo” ao invés de trabalhar. Os malcriados afirmam que ninguém paga o cigarro deles.... Outros começaram a fumar em solidariedade... Também não é por ai o caminho pessoal....vício de fumar é tão grave quanto o vício de apedrejar... Notem a foto de quem viu o “tabacofóbico” chegando.......

 

Chama o bombeiro!

 
Instintos primitivos

A passagem de Neguinho Bombeiro pela Câmara continua repertcutindo, despertando “os instintos mais primitivos” (parodiando a célebre frase de Roberto Jeferson). Sua presença parece ter estimulado as fofocas sobre traições de promessas de secretarias, apesar de nem ter participado delas. “Oh, Argeu” quebrar o pé até teve sua serventia para as notícias nesta coluna... Ao Neguinho, podemos dizer que ele dá “sorte” para a liberdade de imprensa local...

 

 
A vida imita a arte

Por uma coincidencia do destino, há poucos dias houve uma importante decisão na justiça de uma cidade vizinha, onde dizem que tem pré-candidato descalvadense 'na corda bamba'. Falamos em coincidência porque além do assunto merecer destaque, remete justamente a um dos mais famosos personagens da recente política local: os cachorros e seus adoráveis lares. Com um novo desdobramento de uma ação de improbidade administrativa pelas terras onde se fabrica a famosa 'pinga 51', a série descalvadense sobre a vida dos pet's poderá ganhar uma nova temporada na Net (e não é na 'Flix'!). Se por aqui a 'mordida' foi no bolso dos contribuintes _ que na época reclamaram muito sobre a cobrança de imposto das casinhas dos adoráveis animaizinhos _ , na cidade vizinha o Ministério Público aponta que a 'mordida' pode ter sido bem maior, e de uma forma escandalosa! Trataremos do assunto com mais detelhes nas próximas edições, mas já podemos adiantar que como disse uma vez Oscar Wilde: "A vida imita a arte mais do que a arte imita a vida".

 

 
Espelho quebrado

Repercutiu negativamente junto a OMS e junto aos países do mundo, a “troca de índice” para medir as mortes da Covd-19 pelo Ministério da Saúde. Além de aspectos jurídicos à publicidade dos atos da administração pública, o fato lembra aqueles “pacotes econômicos” acompanhados de mudança do índice de inflação que renderam milhões de ações na justiça.....claro que a inflação não diminuiu pela simples mudança do índice. Lembram os antigos da cidade que alguns “índices oficiais da inflação” pesquisavam preços de produtos que ninguém usava....anil, banha de porco.....enfim tudo que não pudesse subir de preço e mantivesse o índice baixo... Será que não seria o mesmo que quebrar o espelho para não ver a feiura da própria cara? “Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?”

 

 
Odorico Mogi-Guaçu

A famosa novela de Dias Gomes, retratava, nos anos 70, um coronel político do interior vivido por Paulo Gracindo, “Odorico Paraguaçu”, que usava da demagogia para iludir moradores da pequena “Sucupira”. Ele era inimigo de “Neco” o jornalista que, na sua visão, o “perseguia” com sensacionalismo. Neco Pedreira _ o jornalista da novela _ seria “esquerdódide e calunista”. Um leitor assíduo desta coluna se recordou do grande sucesso e nos fez a seguinte pergunta, com um trocadilho muito bem sacado: "Na nossa terrinha, o personagem central poderia ser chamado de “Odorico Mogi-Guaçu”? O nosso leitor ainda fez a seguinte pergunta: "Isso te faz lembrar de alguém da política local que prefere atacar o jornal e o jornalista do que debater política?"

 

ESTORIAS DE SUCUPIRA


Com a lembrança de um dos nossos leitores do grande sucesso da teledramaturgia
brasileira, lançamos hoje a nossa sessão fictícia, integrante da coluna “Politicando”.
Quaisquer semelhanças com nomes pessoas ou acontecimentos reais terá sido
mera coincidência. São estórias baseadas na obra de Dias Gomes “ O Bem amado”

 
O acordo

Contam em Sucupira que o Coronel Odorico fez “acordo de convivência” com a oposição para possibilitar a convivência pacífica. Continuariam como oposição, mas indicariam alguns secretários do município de Sucupira. Poderiam até falar mal do prefeito de Sucupira, mas votariam questões fundamentais para a administração pública. Formalmente continuariam “inimigos políticos” apesar de combinarem as “brigas” antecipadamente. E juntos riam _ sem parar _ dos aliados que saiam a tapa na defesa das posições de Odorico e de sua “oposição”. O problema era “Neco Pedreira” chamado de “calunista” por Odorico, que não aceita participar do “acordo de convivência” para a manutenção da ordem estabelecida em Sucupira.

 
Grampo

Num dos episódios de Sucupira, Odorico manda instalar um microfone no confessionário do padre. Assim fica sabendo de tudo que ocorre em Sucupira ... roubos, conchavos, falsificações, traições, receptações de peças de veículos, apoios políticos, vazamentos de informações... Mas na época não havia “wifi” ou técnica sem fio para o microfone. Depois de muita confusão e muita cobrança indevida contra o Padre _ uma das irmãs cajazeiras chegou a acusar o padre _, descobriu-se um fio que saia do confessionário e chegava ao gabinete do prefeito de Sucupira... O Prefeito _ prontamente _ determinou que seu assistente (Dirceu Borboleta) assumisse o crime como forma de livrá-lo do escândalo.

 

 
Capitão

Sabendo de crimes cometidos por Zeca Diabo, coronel Odorico aproveita para “amarrar” o criminoso e utiliza-lo como “enviado” para cometer crimes e pressionar inimigos políticos. Zeca Diabo é temido por todos na cidade e conhecido por seus crimes... O que Odorico não imaginava é que Zeca Diabo poderia se virar contra o próprio Odorico....

 

 
Cemitério

Odorico tinha a ideia fixa de inaugurar o cemitério da cidade. O destino é sempre irônico, já que o primeiro defunto a inaugurar o cemitério de Sucupira acabou sendo o próprio Odorico... Semana que vem falaremos do licor de jenipapo e as irmãs cajazeiras.

 

 


Este espaço é destinado para publicação de materiais e textos enviados por nossos leitores, sob sua inteira responsabilidade. Para participar, envie seu texto para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br.
Se aprovado, e principalmente, se não conter palavras, ofensas ou ataques de cunho pessoal, serão publicados
neste espaço, e necessariamente não representarão a opinião desta coluna ou deste site. Participe!
 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade do seu idealizador.


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

   
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"