03/08/2013 (12h01)

CRÔNICA

Mais vale um interino na mão do que o 'canário' mandando

Semana agitada resgata lembranças de um tempo não tão distante nos bastidores da política descalvadense

POR MÁRIO ZAMBELLI

Chegamos no final de uma semana agitadíssima nos bastidores da política local. Com fortes rumores desde a semana passada a respeito da possível instalação de uma CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito - na Câmara Municipal para apurar supostas irregularidades por parte da atual administração interina, principalmente com denúncias de venda de sucatas e desvio de pistões hidráulicos do almoxarifado municipal, outros acontecimentos estremeceram e abalaram os acordos e planejamentos de muita gente que pensava estar "por cima carne seca".

Nossa história começa ha algumas semanas, com a oitiva de testemunhas e depoentes junto ao Ministério Público que está investigando uma enxurrada de denúncias contra o atual governo de Anderson Sposito, inclusive dessas citadas acima. Pelo que soubemos, alguns dos depoimentos colhidos confirmaram essas irregularidades e complicaram a vida do atual prefeito, que também esteve presente no Fórum para dar as suas explicações, e mesmo na companhia de um advogado e do Procurador do Município, parece ter se enrolado com algumas respostas dadas à Promotora responsável pelas investigações.

Aliás, na quinta-feira, dia 1 de agosto, mais um depoimento contundente parece ter complicado de vez a vida de Sposito, e segundo fontes seguras, o conteúdo dito por este depoente é suficiente para um pedido de impeachment, que poderá ser apresentado já na sessão legislativa desta segunda-feira, dia 5.

Caso este pedido se confirme, e a gravidade da denúncia convença dois terços dos vereadores, Descalvado poderá presenciar a maior tragédia política de toda a sua história, que se iniciou ha mais de um ano, no dia 6 de julho de 2012, através da campanha eleitoral mais suja e vergonhosa de todos os tempos, passando por uma eleição municipal que não teve um prefeito eleito, seguida de uma manobra fundamentada exclusivamente em traição e que elegeu no dia 1º de janeiro deste ano, um novato sem qualquer experiência político-administrativa para comandar (ou ser comandado) junto da Prefeitura Municipal.

Apesar do clima tenso que se instalou na Câmara Municipal no dia da posse, ainda houve espaço para algumas piadas, sendo que algumas delas foram direcionadas ao vereador Ricci, que dava como certa a sua eleição para Presidente do Legislativo, e sua consequente ida para a Prefeitura como Prefeito Interino. Umas delas, é esta que uso como título desta nova crônica. Infelizmente, é provável que o seu autor hoje esteja arrependido, já que tudo indica que a piada virou-se contra o piadeiro.

Se uma possível cassação da administração interina de fato vier a acontecer, a cidade de Descalvado certamente irá estampar os noticiários dos mais importantes veículos de comunicação do país, já que é inconcebível pensar em um governo provisório, que deveria unicamente manter de forma funcional o que já existia, até que a situação inédita e por que não dizer de caos voltasse à sua normalidade, mas que ao invés disso, acreditou possuir um mandato de quatro anos completos em suas mãos. Imaginem se o tivessem!

Na minha última crônica, publicada em 16 de junho, eu já havia alertado que a brincadeira estava acabando e que Sposito, apesar de ter pago todas as dívidas e promessas de campanha do grupo que o colocou na cadeira de prefeito, iria terminar abandonado por todos, tão logo o anúncio oficial da pré-candidatura de Henrique da Caixa acontecesse. O atual prefeito deixou-se cercar de cobras e raposas por todos os lados, que aproveitaram cada segundo de sua inexperiência para encherem os bolsos e tripudiar sobre os inimigos, ao mesmo tempo que iam afundando e destruindo a imagem daquele que deveria ser o único Chefe do Executivo, e aí sim, um pré-candidato natural nesta nova eleição que se aproxima.

Como todos sabem, nesta semana depois de uma discussão entre Sposito e o então Secretário de Finanças, ocorreu a exoneração de Luiz Antonio do Pinho, atual presidente do DEM (mesmo partido do prefeito), que nunca escondeu de ninguém suas reais pretensões de uma nova candidatura (quer seja para prefeito ou de vice) na nova eleição. Com o belo trabalho de marketing pessoal que vêm sendo feito por Pinho, principalmente nas redes sociais, e desde a semana passada também nos três semanários da cidade, o ego ferido do atual prefeito não suportou tamanha visibilidade e talvez orientado por alguém, percebeu que estava na hora de puxar o tapete do até então inseparável companheiro. Mas, como tudo nessa vida tem as suas consequencias (e a não ser que Sposito tenha um belo de um trunfo na manga), com a exoneração de Pinho ele joga fora qualquer possibilidade de se lançar candidato, já que quem manda no DEM em Descalvado é justamente aquele que foi demitido. Especula-se que o prefeito deve tentar tirar o partido das mãos de Pinho, com um pedido diretamente no diretório estadual do DEM, mas com o excelente relacionamento que Pinho possui junto ao Deputado Federal Rodrigo Garcia, um dos homens fortes do partido no estado de São Paulo, é quase impossível que isso venha a ocorrer.

Aliado à tudo isso, na última terça-feira recebemos a visita do Deputado Estadual Baleia Rossi (PMDB) que dentre outros assuntos, veio anunciar oficialmente a pré-candidatura de Henrique da Caixa (também do PMDB), para a disputa eleitoral que se aproxima. Para a surpresa de muitos, na mesma reunião esteve presente o ex-prefeito José Carlos Calza (PSDB), que além de desmentir os boatos de que continuaria a insistir com seus recursos junto ao TSE, atrasando assim a realização da nova eleição, também declarou o apoio à Henrique.

Com narizes torcidos e caras de poucos amigos por parte de alguns presentes no encontro, ficou nítido que o apoio declarado de Calza não foi recebido de forma unânime dentro da base peemedebista. Mesmo assim, é como diz aquele velho ditado: "Ruim com ele, pior sem ele".

Ainda falando em Calza, o recurso de embargos de declaração interposto por ele deverá ser julgado na próxima semana, já que o sistema do TSE informa que desde o dia 1º de agosto, o processo finalmente seguiu para julgamento. Se esta previsão se confirmar, é muito provável que as eleições acontecerão em outubro deste ano.

Sem querer dar uma de mãe Dinah, sou capaz de apostar um cervejinha gelada de que nos próximos dias, o prefeito Sposito deverá começar a sofrer baixas no seu staff de confiança. Como lagartas que se rastejam até criarem asas, muita gente deve pular do barco do prefeito, que nos corredores do paço municipal já recebeu o nome de "Sposinic" (que maldade desse povo!), migrando (ou retornando) para o novo e mais seguro barco pintado nas cores vermelho e preto (do PMDB de Henrique).

Aliás, o bandeio deve começar por pelo menos dois dos atuais secretários municipais, que jamais jogaram no time do prefeito, mas que por pressão exercida de forma escandalosa, impuseram-se ou foram empurrados goela abaixo de Sposito. Agora, além da indigestão causada, o prefeito vai ficar com a conta que deverá ser cobrada na Câmara Municipal.

Resta, a meu ver, apenas uma única saída para essa "sinuca de bico" que Sposito se enfiou: ARREGO! Evitando um possível pedido de impeachment por parte do legislativo, talvez uma trégua com o PMDB (leia-se Edevaldo Guilherme) poderia tirar a corda que está em seu pescoço, evitando assim uma cassação e garantindo o seu retorno à Câmara Municipal, para então cumprir pouco mais de um ano de mandato de presidente e os dois últimos de vereador que lhe restam. Com esse tempo ainda possível de ser salvo, o atual prefeito poderá adquirir experiência, saber aliar-se às pessoas certas, conseguir o espaço dentro do DEM (ou qualquer outro partido), e se planejar para 2016. Mas para que tudo isso possa acontecer, ele ainda vai depender do "perdão" do seu algoz. Caso contrário, essa poderá ser a carreira política mais rápida da história descalvadense, indo do chão ao céu na velocidade do som, e caindo para o inferno na velocidade da luz.
 

Participe você também do site Descalvado News e
escreva seu comentário sobre esta notícia

Mais vale um interino na mão do que o 'canário' mandando
Médico deve devolver R$ 160 mil aos cofres de Santa Cruz da Conceição
Com moto furtada, menor é detido pela Polícia após tentar fuga próximo ao 'Clube dos 30'
'Lei Maria da Penha ainda não é o suficiente', diz especialista da UFSCar
Saveiro avança em local de parada obrigatória e é atingida por  caminhão no trevo de acesso da SP-215
Em uma rápida ação, Polícia Militar captura dois menores que praticaram assalto à mão armada
Carreta fica pendurada na rodovia Washington Luiz
Polícia reencaminha ao MP inquérito sobre morte de jovem em Ribeirão Preto
Prefeitura efetua o recape de ruas que apresentam boa pavimentação e 'esquece' das que necessitam do serviço
Quadrilha rende sete pessoas em chácara da vicinal Vito Gaia Puoli

Primeiro semestre registra saldo positivo na geração de empregos

Primeiro semestre registra saldo positivo na geração de empregos
Reunião de líderes políticos fecha acordo em nome do pré-candidato Henrique da Caixa
Jornada Mundial da Juventude é destaque em Sessão da Câmara
Sebrae-SP lança cartilha para lojista vender melhor no Dia dos Pais
Polícia Militar de Porto Ferreira efetua detenção por venda de produtos piratas
Prefeito de Araraquara extingue 88 cargos de confiança e reduz em 30% o número de secretários municipais
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"