Início


25/02/2013
(00h04)

Família aponta burocracia e falta de médico como responsáveis pela morte de motorista de 49 anos
 
Um clima de revolta misturado com o sentimento de descaso tomou conta da família de Angelo Aparecido Scabio, falecido na tarde deste domingo (24) após dois dias lutando para receber atendimento e ter o direito à internação no Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado.

Os familiares do motorista de caminhão de 49 anos de idade estão revoltados com a falta de atendimento e a ausência de um médico plantonista, que desde sábado, viram-se envolvidos no meio de um jogo de “empurra” protagonizado pela direção da Santa Casa e os médicos que não dão plantão na entidade da cidade.

Segundo informações, por ordem da Provedoria da Santa Casa de Misericórdia, os médicos que não dão plantão na Santa Casa estão impedidos de solicitar a internação de pacientes pelo Sistema Único de Saúde – SUS. No caso específico do paciente Angelo Scabio, a situação se agravou pela falta de plantonista no local, que segundo a família, o profissional estaria em Porto Ferreira enquanto deveria estar de plantão na Santa Casa.


De acordo com a nora de Angelo, Raquel Cristina Landgraf, ele teria passado por uma pequena cirurgia na última quarta-feira (20) para corrigir um problema na visão. Segundo Raquel, Angelo também possui um histórico de saúde que exigia alguns cuidados, agravados por um quadro de diabete moderada e de pressão alta. Na tarde de sábado, o sogro teria passado mal e os parentes procuraram o Dr. Jair Antonio da Costa, médico da família ha mais de 30 anos. Após o atendimento, o médico disse a família que seria necessária a internação de Angelo na Santa Casa de Descalvado para receber os cuidados e os tratamentos necessários.

Ao chegarem no Pronto Socorro, o plantonista Dr. Eduardo Leite, examinou o paciente e disse que não seria necessária a internação, liberando-o em seguida. Reclamando de dores ao voltar para casa, o filho de Angelo, Anderson Scabio, ligou para o Dr. Jair pedindo orientações sobre o que poderia ser feito, já que houve a recusa do pedido de internação. De posse da informação, Dr. Jair ligou para a recepção do Pronto Socorro e informou a necessidade da internação, o que novamente não ocorreu.

Raquel declarou a nossa reportagem que o plantonista Dr. Eduardo Leite chegou a dizer ao filho do paciente que o médico não era empregado do Dr. Jair, e não iria internar o paciente, pois ele é quem seria o responsável pelo atendimento do pai.

Diante do impasse, Raquel conta que o Dr. Jair, juntamente com Anderson, foram atrás de José Ramalho Gabrielli Junior, Provedor da Santa Casa, pois ninguém do Pronto Socorro sabia informar onde ele estaria e nem como poderiam estabelecer contato com o mesmo. A tentativa seria para conseguir autorização direta do Provedor para que o próprio Dr. Jair fizesse a internação do paciente.

Sem sucesso na localização de Junior Gabrielli, o paciente retornou para sua residência, permanecendo ali por mais algumas horas. Com as dores aumentado, a família voltou ao Pronto Socorro por volta das 23h00 do sábado e desta vez, o plantonista Eduardo Leite cedeu e acabou solicitando a internação de Angelo.

Após uma noite inteira reclamando de dores, Angelo piorou na manhã de domingo, e devido a troca do plantão, até aquele momento, não havia nenhum médico para atender o paciente. Com a ausência de um profissional, e com o estado de saúde do paciente se agravando, a família entrou em contato novamente com o Dr. Jair, porém, para o atendimento do paciente, ainda seria necessária a autorização do Provedor da Santa Casa, que mais uma vez, não pode ser localizado.


Familiares de Angelo estavam visivelmente revoltados defronte a Santa Casa

Raquel relatou também, que durante o impasse causado pela falta de médico plantonista e pela não autorização do atendimento pelo médico da família, ouviu de alguns funcionários da Santa Casa que isso era normal acontecer por ali, e que este impasse entre provedoria e médicos particulares já vem ocorrendo a um bom tempo.

Depois de uma longa espera, que durou cerca de duas a três horas, Raquel relatou que chegou no local um plantonista vindo de Porto Ferreira, inclusive acompanhado de outras pessoas. Após examinar o paciente, o médico disse que não havia constatado nada de anormal, e mesmo diante das reclamações de dor relatadas por Angelo, ele acabou indo embora.

Ainda segundo o relato da nora, com as constantes pioras do sogro na tarde de domingo, o filho Anderson tentou mais uma vez localizar Junior Gabrielli, para obter a autorização daquele Provedor para que o Dr. Jair pudesse atender o seu pai. Sem sucesso na localização do provedor e sem um plantonista no local, Angelo sofreu uma parada cardíaca e faleceu.

Os familiares de Angelo relataram também que diante da parada cardíaca e devido a falta de um médico no local, o enfermeiro Amarildo tomou a decisão de leva-lo para a sala de emergência, numa tentativa desesperada de salvar a vida do paciente. Porém, sem a presença de um profissional, não houve sucesso na tentativa de uma possível reanimação.

MÉDICO DA FAMÍLIA

Em contato telefônico com o Dr. Jair Antonio da Costa no final da tarde de domingo (24), o médico confirmou o atendimento do paciente na tarde de sábado. Dr. Jair disse que encaminhou o paciente para a internação na Santa Casa por volta das 13h30 daquele dia, e que soube da não internação de Angelo através do filho dele.

Segundo Dr. Jair, não é de hoje que os médicos que não participam dos plantões da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado enfrentam problemas para a internação e acompanhamento de seus pacientes, encaminhados através do SUS. Ainda segundo o médico, existe uma determinação da provedoria da Santa Casa para que o acesso e o atendimento aos pacientes por médicos particulares, ocorra somente após autorização escrita daquele órgão administrativo. Dr. Jair afirmou que de acordo com a norma n.° 25 do Conselho Regional de Medicina - CRM, esse impedimento imposto aos médicos não poderia estar ocorrendo.

O médico disse ainda que tentou por diversas vezes dialogar com a administração da Santa Casa para que este impedimento seja revisto, mas em nenhuma delas obteve sucesso. Dr. Jair disse também que esta não é a primeira vez que este tipo de situação acontecesse com um de seus pacientes: “Se não me engano, essa é a quinta ou sexta vez que isso ocorre. Isso não pode mais acontecer” concluiu o médico.

Por fim, Dr. Jair disse que prevendo que não conseguiria atender o paciente, tentou um contato com o Diretor Clínico da Santa Casa, Dr. Vander Rogério Vieira, mas não foi possível localizá-lo. Diante disso, Dr. Jair redigiu uma carta detalhando o caso e a endereçou ao Diretor Clínico, entregando o documento na portaria da entidade por volta das 12h00 do domingo.

INVESTIGAÇÃO

Acionada pelos familiares de Angelo, nossa equipe de reportagem chegou à Santa Casa por volta das 15h45 do domingo, porém, também não conseguimos contato com o Provedor e com o Diretor Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado. Também não tivemos êxito em falar com a enfermeira chefe que estava de serviço, que preferiu não se manifestar. A única informação obtida foi através da recepcionista do Pronto Socorro, informando-nos a respeito da escala de plantão neste final de semana. Segundo a atendente, o plantonista que estava trabalhando no período das 7h00 da manhã do sábado (23) até as 7h00 da manha do domingo (24) era o Dr. Eduardo Leite. Após as 7h00 da manhã do dia 24, o plantonista escalado era o Dr. Celso, que também não foi encontrado por nossa equipe.

O sentimento de revolta da família da vítima, que pela falta de plantonista e pela negativa em permitir que o médico da família atendesse o paciente, gerou muita reclamação e inconformismo na porta da Santa Casa de Misericórdia.

Mesmo com a presença do prefeito Anderson Sposito no local, que também foi acionado pela família, não foi possível encontrar ninguém da direção da Santa Casa para esclarecer as denúncias.

Cabe agora ao prefeito municipal, que ciente do caso, determine à Secretaria de Saúde, por intermédio do

Secretário Carlos Bianchi, para que as denúncias da falta de médico plantonista e da não autorização da entrada de médicos particulares para o atendimento de pacientes na Santa Casa sejam apuradas.

Segundo informações de pacientes que também estavam no Pronto Socorro na tarde deste domingo, a falta de médico plantonista tem se tornado frequente desde o início do ano.

Na edição de número 23 do Jornal Descalvado News (veja abaixo) já havíamos apresentado as reclamações da população quanto à demora e a qualidade do atendimento dos médicos plantonistas do Pronto Socorro Municipal. Estaremos acompanhando as novas denúncias resultantes do caso ocorrido na tarde do último domingo e a partir de agora estaremos cobrando também as responsabilidades sobre a qualidade da saúde em Descalvado.
 

Clique para imprimir esta notícia

Família aponta burocracia e falta de médico como responsáveis pela morte de motorista de 49 anos
Gerente Financeiro é encontrado morto em sua residência no Novo Jardim Belém
Quinze toneladas de lama são retiradas da "rotatória do shopping" em São Carlos
Alagamento interrompe trânsito na SP-215 entre Porto Ferreira e Descalvado
Engenheiro tem carro furtado durante show no SESC de São Carlos
Cotações da carne de frango estão em alta no mercado interno na parcial de fevereiro
"TOR" prende traficante de drogas na SP-215
Banco do Povo Paulista lança linha de crédito para moradores da CDHU
Sarampo: paulistas devem colocar vacinação em dia
PROCON muda horário de atendimento
Raffael Lima é a grande promessa do Ballet Clássico brasileiro
Equipe descalvadense de Mountain Bike participa da abertura da "A Liga Trip Trail Cup" em Monte Azul Paulista
Ônibus que seguia para Descalvado é assaltado por trio
Críticas, cobranças e denúncias contra a administração interina marcam Sessão da Câmara
Conselho Tutelar: “Nos confundem, mas não somos Polícia de Menores”
Pais devem ficar atentos ao escolher o transporte escolar dos filhos
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Classificados  
  Política Animais & Pet Achados & Perdidos  
  Polícia Veículos Previsão do Tempo  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edição Comemorativa  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"