Início


26/02/2013
(11h12) - Atualizado em 28/02/2013 às 21h29

‘Hora Certa’ e feriado de ‘São Sebastião’ foram os destaques da Sessão da Câmara
 

Arquivo
Com pouco mais de duas horas de duração, a sessão da Câmara da segunda-feira, 24, teve uma pauta carregada e a primeira divergência de posturas, em plenário, por parte dos Vereadores.

Dos temas abordados, o grande destaque foi o programa ‘Hora Certa’, cortado recentemente da alimentação escolar pela Secretaria de Educação e Cultura, o que tem gerado uma grande insatisfação dos pais. O secretário da pasta, Prof. Hélcio Machado Jr., esteve reunido com os parlamentares antes do início da sessão para a apresentação dos motivos que levaram à medida, mas, pelos pronunciamentos, parece não ter convencido aos Vereadores.


Primeiro a falar sobre o assunto, o vereador Edevaldo Benedito Guilherme Neves (PMDB), disse que ‘em time que está ganhando não se mexe’, que a atual administração deve atentar-se ao fato de que é um governo passageiro e que apesar das explicações do Secretário, “há que se ter um equilíbrio entre aprendizagem e alimentação”. O vereador também voltou a abordar a suposta denúncia de devolução de recursos por parte da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, informando que esteve no local e que pôde constatar que a denúncia não procedia,  tendo sido a ele comprovado através de documentos que a prestação de contas não está prejudicada. 

Referindo-se a uma entrevista concedida pelo Secretário de Saúde, Carlos Bianchi à imprensa local, onde o mesmo afirmou não estar faltando remédios nas unidades de saúde e que quando existe a medicação é providenciada no mesmo dia, o vereador Edevaldo Guilherme destacou que a comunidade precisa se ater à fala do Secretário e cobrar, de fato, a obtenção dos medicamentos.

A Presidente da Casa, vereadora Ana Paula Peripato Guerra (PT), quem tem sido a grande defensora da manutenção do ‘Hora Certa’ nas escolas, levou em plenário a exibição de trecho da reportagem produzida pelo Descalvado News (veja ao lado), onde mães reclamam da suspensão do programa.

“Eu não estou aqui para denegrir a imagem de ninguém, não estou contra ninguém, mas eu não posso e nem vou aceitar que um governo itinerante e um Secretário que não sabe por quanto tempo estará a frente da Educação, tomem uma atitude como esta, sem ao menos ouvir os maiores interessados, que

são os pais, os alunos e principalmente a nutricionista do Serviço Municipal de Alimentação Escolar, porque é ela a responsável pela alimentação das crianças nas escolas”, disse a Vereadora.

Paula tomou conhecimento da pesquisa que foi feita junto aos professores da rede municipal (em que 70% deles foram contra a manutenção do programa) e, segundo a vereadora, o que foi respondido foi simplesmente um ‘sim’ ou um ‘não’, sem qualquer orientação. “Eu estive nas escolas, conversei com os professores, funcionários e eu perguntei se eles realmente eram contra o programa. Me responderam que, olhando pelo lado dos alunos, o programa é excelente e deveria continuar. Sabemos que o Hora Certa é um programa que deu certo, ele não foi simplesmente implantado, foram feitas pesquisas por quase dois anos, ouvindo-se a todos os interessados.  O que pode ser feito é uma reavaliação, um reajuste e é isto o que estou pedindo, para que conversemos. Novamente eu peço ao prefeito interino e ao Secretário, que repensem a atitude tomada”.

Helton Antônio Venâncio (PSDB) por sua vez, disse que era preciso esperar, que o Secretário se comprometeu a ‘melhorar a merenda’ e assim eles desejam, embora não ‘coloque a sua mão no fogo porque ele [Prof. Hélcio] prometeu, mas, e se não cumprir?’.

Ainda sobre o assunto, o vereador Pastor Adilson Gonçalves (PSC), solicitou a presença do Secretário de Finanças na Casa, pois segundo o mesmo a baixa qualidade da merenda se deve à herança da administração passada. “Fiquei sabendo que quase não tem arroz e, sabe por quê? Porque desde setembro do ano passado não pagam o fornecedor. Então eu gostaria que o secretário de finanças viesse até a Câmara e esclarecesse para a gente, se isso de fato é verídico. Olha, se dependesse de mim eu daria tudo, daria X-Tudo, MacDonald’s, Habibs para essas crianças na merenda, porque é bom, não é?”.

Em defesa da manutenção do programa também se manifestou o vereador Sebastião José Ricci (PP), que alertou para o fato de estarem fazendo de ‘cobaias’ as crianças da rede municipal, ao suspenderem sem quaisquer critérios, um programa que estava dando certo e que foi modelo para outras cidades.

Rubens Algarte de Rezende (PSDB) foi mais um vereador que falou sobre o ‘Hora Certa’. Ele considera a suspensão do programa uma atitude prematura, em que não houve uma discussão mais aprofundada. “Se o Secretário nos convencer de que esta é a melhor opção para a merenda escolar, tudo bem, mas por enquanto isso ainda não aconteceu e acredito que a grande maioria dos vereadores aqui, assim como eu, é a favor da manutenção do Hora Certa”.

O vereador José Augusto Cavalcante Navas (PTB) destacou novamente que tem recebido diversas manifestações de pais acerca do programa Hora Certa e que, ele não estava levantando nenhuma bandeira partidária, porque não é nenhum aventureiro. “Apesar de muitos acharem que não, Descalvado tem sim crianças que só se alimentam na escola; não se trata apenas de uma questão técnica ou pedagógica, mas de se dar atenção ao próximo. Certamente, uma criança com fome, não aprende”, disse o jovem vereador.

Dia de São Sebastião será feriado municipal

O projeto de lei 01/13, de autoria do vereador Guto Cavalcante que altera Lei Municipal fixando o dia de São Sebastião (co-padroeiro de Descalvado) como feriado local, foi votado na sessão de segunda-feira, acompanhado de perto por fiéis da Paróquia homônima, bem como pelo Padre Antônio Carlos de Almeida.

Aprovado, o projeto não foi unanimidade entre os Vereadores. Helton Venâncio que, apesar de ser morador do bairro São Sebastião e segundo o mesmo, devoto do santo, votou contra, alegando que mais um feriado prejudica comercialmente os empresários e que a data deveria ser opcional, assim como atualmente é.

Adilson Gonçalves, que é pastor evangélico, também votou contra a instituição do feriado municipal, alegando as mesmas das justificativas de Helton.

Solicitando um aparte, o vereador Ricci disse que não haveria problema nenhum na instituição do feriado, principalmente porque no próximo ano, quando acontece a Copa do Mundo, certamente os estabelecimentos fecharão suas portas em todos os dias dos jogos, isso sem prejuízo aos empresários. O vereador foi aplaudido pela platéia.ama

Em defesa ao seu projeto, Guto destacou que na realidade só estavam oficializando ‘uma guarda e um respeito’ que já existe, e que tradicionalmente, a cidade pára para acompanhar as celebrações do co-padroeiro.

‘Nós não estamos deixando de pensar nos comerciantes, haja vista que com o feriado municipal, restaurantes, lanchonetes, sorveterias e afins serão beneficiados. As celebrações de São Sebastião já são o segundo maior evento católico da cidade e merecem o nosso reconhecimento”, destacou.

Com a aprovação do projeto, houve a substituição do Dia de Finados (comemorado no dia 02 de novembro), que já é previsto em Lei Federal (sendo dia de guarda e dispensando a necessidade de também ser declarado em lei municipal), pelo dia de São Sebastião.

Outro projeto aprovado na sessão foi de autoria da vereadora Paula Peripato, que instituiu o dia 22 de Abril, como Dia do Legislativo Descalvadense.

Clique para imprimir esta notícia

‘Hora Certa’ e feriado de ‘São Sebastião’ foram os destaques da Sessão da Câmara
Provedoria se manifesta e rebate acusações sobre a morte de paciente internado na Santa Casa
Família aponta burocracia e falta de médico como responsáveis pela morte de motorista de 49 anos
Gerente Financeiro é encontrado morto em sua residência no Novo Jardim Belém
Quinze toneladas de lama são retiradas da "rotatória do shopping" em São Carlos
Alagamento interrompe trânsito na SP-215 entre Porto Ferreira e Descalvado
Engenheiro tem carro furtado durante show no SESC de São Carlos
Cotações da carne de frango estão em alta no mercado interno na parcial de fevereiro
"TOR" prende traficante de drogas na SP-215
Banco do Povo Paulista lança linha de crédito para moradores da CDHU
Sarampo: paulistas devem colocar vacinação em dia
PROCON muda horário de atendimento
Raffael Lima é a grande promessa do Ballet Clássico brasileiro
Equipe descalvadense de Mountain Bike participa da abertura da "A Liga Trip Trail Cup" em Monte Azul Paulista
Ônibus que seguia para Descalvado é assaltado por trio
Críticas, cobranças e denúncias contra a administração interina marcam Sessão da Câmara
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Classificados  
  Política Animais & Pet Achados & Perdidos  
  Polícia Veículos Previsão do Tempo  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edição Comemorativa  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"