Início


26/02/2013
(02h16) - Atualizada as 10h10

Provedoria se manifesta e rebate acusações sobre a morte de paciente internado na Santa Casa

Em entrevista ao Descalvado News, o provedor José Ramalho Gabrielli Junior afirma não ser verdade que o paciente ficou sem atendimento médico

Na manhã desta segunda-feira (25), o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado, José Ramalho Gabrielli Junior, entrou em contato com o DESCALVADO NEWS para rebater as declarações prestadas pela família de Angelo Aparecido Scabio, de 49 anos, falecido na tarde de domingo (24), após uma parada cardíaca. Angelo estava internado na Santa Casa desde a 1h00 do dia 24, vindo a falecer por volta das 15h30 do mesmo dia.

O CASO

Segundo declarações da família de Angelo, o paciente começou a passar mal ainda na tarde de sábado (23), e após passar por consulta particular com o Dr. Jair Antonio da Costa, ele foi encaminhado ao Pronto Socorro com a recomendação de internação. Após ser consultado pelo plantonista do PS, Dr. Eduardo Leite, o

paciente foi liberado, pois no entendimento do médico, não havia a necessidade da internação. Já no período da noite daquele mesmo dia, o paciente reclamando de fortes dores, retornou ao Pronto Socorro, sendo novamente consultado pelo Dr. Eduardo, que desta vez, optou pela internação de Angelo.

Ainda segundo a família, Angelo teve uma piora na manhã de domingo, momento em que não havia um médico de plantão na Santa Casa. Após algumas horas de espera, ele foi atendido pelo Dr. Raimundo Ilacir Costa dos Santos
, médico plantonista de sobreaviso da Santa Casa. Dr. Ilacir encontrava-se em Porto Ferreira, e após ser acionado, ainda na manhã de domingo, analisou o quadro clínico do paciente e disse a família que estava tudo bem, retornando em seguida para a sua cidade.

Já no período da tarde, Angelo voltou a apresentar complicações e com a ausência do Dr. Ilacir no hospital, segundo a família do paciente, um enfermeiro teria tomado a decisão de transferi-lo para a sala de emergência do PS, momento no qual, ele veio a falecer.

Uma das principais reclamações da família de Angelo, é que, além da falta de um médico plantonista na Santa Casa, existe uma determinação da administração da entidade que impossibilitou o atendimento do paciente pelo seu médico particular - neste caso o Dr. Jair. Segundo o relato dos familiares, por diversas vezes entre as tardes de sábado e domingo, tentou-se um contato com o Provedor da Santa Casa para obter uma autorização de entrada do Dr. Jair nas dependências da Santa Casa. Sem sucesso na localização de Junior Gabrielli, ainda segundo a família, não foi permitida a entrada do médico no interior do prédio, o que poderia ter evitado a morte do paciente.

PROVEDORIA

Em entrevista realizada nesta segunda-feira (25), o Provedor da Santa Casa, José Ramalho Gabrielli Junior, apresentando alguns documentos e respondendo às nossas perguntas de forma contundente, rebateu as declarações da família de Angelo Scabio e do Dr. Jair Antonio da Costa, esclarecendo a forma na qual o paciente foi atendido.

Junior Gabrielli confirmou que Angelo Scabio esteve no Pronto Socorro por volta das 14h45 do sábado (23) e foi atendido pelo médico plantonista Dr. Eduardo Leite. Medicado, o paciente recebeu acompanhamento por mais algumas horas, sendo que após apresentar uma melhora, por volta das 19h30, foi liberado sem a necessidade da internação. Ainda durante este acompanhamento, foram solicitados exames de raio-X do tórax e um hemograma completo, que endossaram a decisão do plantonista de liberar o paciente.

Por volta da 1h00 da madrugada de domingo (24), Angelo retornou ao PS, e apresentando outros sintomas, o Dr. Eduardo solicitou a internação do paciente. Segundo Rafael Romantini, Chefe da Seção de Pessoal da Santa Casa, que também estava presente na entrevista, ficou descaracterizado o diagnóstico inicial do Dr. Jair, que na consulta de sábado a tarde, diagnosticou um quadro de pneumonia.

Apresentando diversos documentos que comprovam o atendimento de Angelo Aparecido Scabio, Junior Gabrielli foi enfático: "Então não é verdade que o paciente ficou sem atendimento".

Perguntado em seguida a respeito da informação de que os médicos particulares estão proibidos de atender seus pacientes internados na Santa Casa através do SUS, a explicação do provedor é a de que não são os médicos particulares que sofrem essa proibição, mas sim os médicos que não dão suporte de atendimento de plantão na Santa Casa. Gabrielli explicou ainda que a proibição não é válida apenas para o Dr. Jair Antonio da Costa, mas também para os demais médicos que se enquadram nesta condição.

Junior Gabrielli disse também que o próprio Dr. Jair já esteve algumas vezes no CRM (Conselho Regional de Medicina) e no CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), tentando reverter essa proibição, mas não obteve sucesso. Ainda de acordo com o provedor, também foram realizadas consultas junto a Promotoria Pública para saber se haveria alguma irregularidade no procedimento administrativo, e que também resultou em um parecer negativo. "E o que é mais importante: nós sempre permitimos a entrada! Acontece que a internação é feita via plantonista que está atendendo o SUS; depois é que esses médicos [que não atendem pelo SUS], podem dar atendimento ao paciente!" disse Gabrielli.

O provedor também fez questão de mostrar ao DESCALVADO NEWS o registro de uma ligação telefônica feita por ele à Santa Casa no domingo, às 11h50 da manhã, momento na qual, segundo ele, foi autorizada a entrada do Dr. Jair no hospital. De acordo com Gabrielli, o filho de Angelo esteve por duas vezes na sua residência, sendo que na primeira vez, ele foi atendido por sua esposa, que fez o contato com o provedor, e tão logo foi possível, efetuou a ligação para a Santa Casa autorizando a entrada do médico. Já na segunda vez, e ainda sem saber da autorização, Anderson Scabio conversou diretamente com Gabrielli, que ao tomar conhecimento da permissão, agradeceu pela ajuda, chegando a pedir desculpas pelo incômodo.

De posse dessa informação, colhemos o depoimento de Rosemeire Gabriel, recepcionista do Pronto Socorro, que foi quem recebeu a ligação de Junior Gabrielli as 11h50 da manhã do domingo. Rosemeire disse que transferiu a ligação para a técnica de enfermagem Vanessa Armando, que ciente da autorização, avisou aos demais membros da equipe que estava de serviço.

Ainda segundo as funcionárias, o Dr. Jair esteve no local às 12h50 do domingo, e segundo elas, o médico já chegou gritando e esbravejando, e sem muita conversa, adentrou no interior da Santa Casa para ver o paciente. Perguntadas, ambas as funcionárias afirmaram que a notícia de que o médico foi impedido de entrar no hospital não é verdadeira.

Também perguntamos à técnica de enfermagem Vanessa, se o paciente ficou sem receber atendimento médico no momento da parada cardíaca. A técnica afirmou que isso não ocorreu, e que todas as manobras de ressuscitação foram realizadas sob a supervisão do Dr. Celso Okano, que era o plantonista do PS no dia 24.

Questionado sobre a declaração do Dr. Jair, que disse não ser este o primeiro caso que ocorreu junto à um de seus pacientes, Junior Gabrielli em um tom mais ríspido afirmou: "É mentira! Eu digo pra ele que ele é um mentiroso!".

Como último questionamento, perguntamos se nas opiniões da equipe técnica e do setor administrativo, todo o atendimento prestado à Angelo Scabio foi realizado dentro das normas previstas, e se todos os procedimentos e esforços possíveis foram dispensados à ele, obtendo as seguintes respostas: Para a técnica em enfermagem Vanessa Armando, tudo foi feito de forma correta - "Todo paciente que começa a rebaixar na Santa Casa, independente de quem seja ou de qual plano de saúde pertence, é levado pra urgência. O médico plantonista da urgência para tudo e vai cuidar dele. Enquanto ele não estabiliza, o médico não sai de lá!" disse ela; já o Chefe de Seção Pessoal respondeu: "Lamentamos a perca da vida de um senhor jovem de 49 anos. Todos nós, funcionários da Santa Casa, desde a administração, a equipe de enfermagem e os médicos lamentamos essa perca. E lamentamos ainda mais pelo fato do desrespeito do profissional, que não teve o respeito para com a família, não teve respeito com a equipe de enfermagem e também com a administração, e reforço, que de acordo com o que nós analisamos até o momento, foram corretas as condutas da equipe de enfermagem, da recepção e do médico." concluiu Rafael Romantini.

Já o Provedor da Santa Casa, José Ramalho Gabrielli Junior, encerrou sua entrevista com a seguinte declaração: "Disso tudo, o que se depura é que é uma mentira muito grande! O que acontece é uma revolta pessoal do Jair Costa [médico] contra a administração da Santa Casa, porque ele quer impor o modo de ser dele, e isso nós não vamos aceitar!".

Clique para imprimir esta notícia

Provedoria se manifesta e rebate acusações sobre a morte de paciente internado na Santa Casa
Família aponta burocracia e falta de médico como responsáveis pela morte de motorista de 49 anos
Gerente Financeiro é encontrado morto em sua residência no Novo Jardim Belém
Quinze toneladas de lama são retiradas da "rotatória do shopping" em São Carlos
Alagamento interrompe trânsito na SP-215 entre Porto Ferreira e Descalvado
Engenheiro tem carro furtado durante show no SESC de São Carlos
Cotações da carne de frango estão em alta no mercado interno na parcial de fevereiro
"TOR" prende traficante de drogas na SP-215
Banco do Povo Paulista lança linha de crédito para moradores da CDHU
Sarampo: paulistas devem colocar vacinação em dia
PROCON muda horário de atendimento
Raffael Lima é a grande promessa do Ballet Clássico brasileiro
Equipe descalvadense de Mountain Bike participa da abertura da "A Liga Trip Trail Cup" em Monte Azul Paulista
Ônibus que seguia para Descalvado é assaltado por trio
Críticas, cobranças e denúncias contra a administração interina marcam Sessão da Câmara
Conselho Tutelar: “Nos confundem, mas não somos Polícia de Menores”
Pais devem ficar atentos ao escolher o transporte escolar dos filhos
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Classificados  
  Política Animais & Pet Achados & Perdidos  
  Polícia Veículos Previsão do Tempo  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edição Comemorativa  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"