25/09/2013 (21h28)

Pedido de CPI é apresentado; votação acontece na próxima semana

Sessão da Câmara ainda teve pedido de votação em regime de urgência especial negado, com voto da Presidente do Legislativo

Sem muitos pronunciamentos na noite, a Sessão da Câmara de segunda-feira, 23, contou com a apresentação do pedido de instalação de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito, para a investigação de pelo menos duas situações denunciadas anteriormente pelo descalvadense Leandro Francisco Gomes Cardoso: a da suposta nomeação irregular de Antônio Aparecido Reschini para o cargo de Secretário Municipal de Finanças (relembre o caso),

e o contrato que a municipalidade mantém com o vereador Argeu Donizete Reschini, o que seria, em tese, vedado por artigos da Constituição Federal (saiba mais)


O pedido pela instalação da CPI contou com cinco assinaturas dentre os 11 vereadores: Edevaldo Benedito Guilherme Neves, Henrique Fernando do Nascimento, José Augusto Cavalcante Navas,  Luiz Carlos Vick Francisco e Rubens Algarte de Rezende. Seguindo o Regimento Interno da Câmara, o pedido será votado na próxima sessão, dia 30 de setembro, devendo ser aprovado pela maioria em plenário.

Na história do Poder Legislativo, essa poderá ser a segunda CPI instaurada pela Câmara. Em meados de 2002, o ex-prefeito José Carlos Calza e toda a sua administração  foram objeto de investigação por uma Comissão Parlamentar de Inquérito que, após 178 dias de investigação, concluiu seus trabalhos apresentando um relatório com cerca de 21 irregularidades administrativas praticadas pela gestão de Calza.

Dentre elas, a mais grave foi a do caso ‘JN’ e ‘Só Grama’, em que a Prefeitura contratou a empresa com indevida dispensa de licitação e fracionamento do objeto, consideradas irregularidades insanáveis pelo descumprimento da Lei 8.666/93, lei das licitações. Além disso, foi identificado pela CPI que a JN recebeu valores dos cofres públicos, sem ter prestado os devidos serviços à municipalidade.

REGIME DE URGÊNCIA ESPECIAL PARA VOTAÇÃO DE PROJETOS É NEGADO – diferente do que aconteceu nas últimas edições das Sessões da Câmara, pelo menos um pedido de votação em regime de urgência especial foi negado pela maioria dos legisladores, com a justificativa de que havia a necessidade do estudo e melhor conhecimento dos projetos  em questão.

O vereador Helton Antônio Venâncio chegou a solicitar que 12 projetos que foram considerados de deliberação na segunda-feira, fossem votados na mesma sessão. Todos eles tratam-se de abertura de crédito adicional suplementar para diversos pagamentos a serem feitos pela Prefeitura: R$ 1.450.000,00 de repasses à Santa Casa para, segundo a provedoria, pagamento dos funcionários contratados via Associação da Irmandade da Santa Casa e que prestam serviços em repartições públicas; aquisição de combustíveis; aquisição de produtos de diversas Secretarias, entre outros pagamentos.

Na realidade, todas essas solicitações de abertura de créditos suplementares são conhecidas dos Vereadores, uma vez que na sessão extraordinária solicitada pelo Poder Executivo em 06 de setembro, eles foram apresentados, porém, no formato de um único projeto cujo montante superava os R$ 3 milhões de reais. Na ocasião, a maioria dos Vereadores rejeitou o projeto, com pronunciamentos solicitando que a Prefeitura enviasse discriminadamente e individualmente, cada necessidade por crédito adicional suplementar.

O que aconteceu nesta segunda-feira, porém, é que cinco vereadores (Edevaldo Guilherme, Henrique da Caixa, Rubens Algarte, Guto Cavalcante e Vick Francisco) votaram contra o pedido de regime de urgência especial. Vick, aliás, pediu ao colega Helton que justificasse a votação emergencial dos projetos, o qual por sua vez, explicou que esses eram projetos conhecidos dos parlamentares e que a Prefeitura tinha urgência para proceder com alguns pagamentos.

A favor do pedido de votação na mesma sessão, além do autor do pedido, se posicionaram Pastor Adilson Gonçalves, Argeu Donizete Reschini, José Dias Bolcão e Sebastião José Ricci. Com o empate, houve a necessidade do voto de minerva da Presidente da Casa, Ana Paula Peripato Guerra, que justificou o seu voto contrário, derrubando o pedido.

“Esses projetos retornaram individualmente para a Casa em 19 de setembro, sendo protocolados nesta data. Não houve tempo hábil nem para os Vereadores e nem para as Comissões Permanentes analisarem com afinco, cada um dos projetos. Estamos lidando com dinheiro público, então é preciso que se tenha responsabilidade e clareza. E para que as coisas aconteçam dentro da legalidade, de forma correta, eu sou contra o pedido de regime de urgência especial, isto para que as comissões tenham o tempo suficiente para analisar todos os projetos”, disse Paula.

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA – Apesar do posicionamento dos vereadores, já na terça-feira, 24, o Prefeito Interino, Anderson Aparecido Sposito entrou com pedido de sessão extraordinária junto à Câmara Municipal, para apreciação dos mesmos 12 projetos.

A sessão irá acontecer na quinta-feira, 26, a partir das 19h.
 

Participe você também do site Descalvado News e
escreva seu comentário sobre esta notícia

Pedido de CPI é apresentado; votação acontece na próxima semana
Sebrae-SP lança primeira escola gratuita de empreendedorismo do Brasil
Homem agride policial com bambu e leva tiro no pé
Mais da metade da safra de cana já foi colhida
Caminhão colide em Ford Ka e ambos tombam na SP-215
Tornado deixa 2 mortos e destrói 200 casas em município do interior paulista
Homem de 30 anos morre afogado na Represa do Broa em Itirapina
Mulher tenta esfaquear Presidente da Câmara Municipal de São Carlos
Morador de rua tem corpo incendiado enquanto dormia debaixo de ponte
Polícias Civil e Militar agem rápido e detém acusado de vandalismos e furtos praticados neste final de semana
Rodoviária é invadida durante a madrugada
Vândalos invadem e ateiam fogo no 'casarão' que abriga o Comucra e o Conselho Tutelar
Veículo capota e pega fogo em área rural de Santa Cruz das Palmeiras
Taxista corta a preferencial na Avenida Bom Jesus e colide em motociclista
Limitação em ponte dificulta trabalho dos bombeiros em Porto Ferreira
Polícia de São Carlos flagra venda e consumo de maconha na Praça da Catedral
Bancários de Descalvado e região aderem à greve nacional
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"