20/10/2014 (21h00)

Prefeitura decreta Estado de Alerta de Desabastecimento e deve passar a multar quem desperdiçar água

Decreto assinado na tarde desta segunda-fera (20) proíbe lavagem de calçadas, molhar as ruas e manter torneiras ou encanamentos com vazamentos.


Nível da água na Represa Calmon baixou quase 1 metro na última semana

A Prefeitura Municipal decretou no final da tarde desta segunda-feira (20), 'Estado de Alerta de Desabastecimento' no município de Descalvado. A medida é baseada em uma Lei Municipal sancionada em 2009 e determina que a Secretaria de Abastecimento e Recursos Hídricos (SEMARH) passe a fiscalizar toda a cidade, objetivando constatar a ocorrência de desperdício de água distribuída, bem como restringir o uso excessivo de água.

Com isso, a partir de hoje está expressamente proibido utilizar a água da rede pública para lavar calçadas, molhar ruas continuamente, manter torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d'água, reservatórios, tubos

ou mangueiras eliminando água continuamente, além de lavar veículos com uso contínuo de água, exceto lava rápidos que deverão possuir sistema de redução de consumo de água ou a sua reutilização.

De acordo com o Secretário Valdecir Marcolino, o decreto de estado de alerta pretende conscientizar a população descalvadense para o uso racional da água, e não penalizar os usuários do sistema. Ainda segundo Marcolino, também não há motivos, por enquanto, para se falar em racionamento de água. Ocorre que a medida adotada nesta segunda-feira vem complementar outras ações realizadas pela sua secretaria, que vem tentando conscientizar a população para economizar água. "Muita gente vem colaborando, mas muita gente ainda não entendeu. Nós temos sessenta municípios no estado de São Paulo com problemas de desabastecimento de água. Nós não queremos que Descalvado seja uma dessas cidades, e por isso precisamos que aquela parcela da população que ainda não entendeu que é preciso economizar água, seja enquadrado na lei" disse o secretário.

Segundo o Secretário de Recursos Hídricos, a medida adotada por meio do Decreto Municipal n.º 4.192 evitará o racionamento de água em Descalvado, além de atender a reivindicação da população que já havia compreendido que era preciso economizar água, mas que vinha sentindo-se injustiçada por aquela outra parcela dos munícipes que continuavam lavando calçadas, veículos e até mesmo o asfalto.

Na semana passada, as represas que fornecem água para o sistema de abastecimento de Descalvado registraram uma forte queda nos seus níveis de armazenamento, devido à onda de calor que atingiu o município. Valdecir relatou que o nível da Represa Rosária baixou 50 centímetro em poucos dias, ao passo que a Represa Calmon baixou quase um metro no mesmo período. "A nossa média de consumo é de nove milhões de litros por dia, de segunda à quinta-feira. Na sexta-feira, a média do consumo aumenta para onze milhões. Mas na semana passada, registramos a semana inteira um consumo de treze milhões de litros por dia. Isso nos causou a necessidade de decretar o estado de alerta" explicou o secretário.

Quanto a fiscalização, Marcolino disse que todos os 48 funcionários da sua Secretaria estarão sendo capacitados já a partir de amanhã para que atuem como fiscalizadores e possam também autuar aqueles que desrespeitarem o que determina o decreto. "Além da nossa fiscalização, também iremos receber as denúncias por meio dos nossos telefones, e-mail´s e também através da Ouvidoria Municipal. Assim que recebermos a denúncia iremos até o local, e faremos a orientação para a pessoa sobre aquilo que determina o decreto, e o autuaremos. Autuar não significa multar; isso só vai acontecer em caso de reincidência." explicou.

Quanto ao valor da penalização, a Lei Municipal N.º 3.136, de 24 de setembro de 2009 prevê a aplicação de uma multa no importe de 10% (dez por cento) sobre o valor registrado no consumo de água do mês anterior, cobrado na próxima fatura.

As denúncias poderão ser feitas por qualquer pessoa e deforma anônima, através do telefone 0800-119311, 3583.2552, pelo e-mail semarh@descalvado.sp.gov.br ou ainda através da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 3583.9310.

  
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Prefeitura decreta Estado de Alerta de Desabastecimento e deve passar a multar quem desperdiçar água
Policiais Militares salvam a vida de bebê de apenas 34 dias de vida
Secretaria de Agricultura busca novos parceiros para o programa de preservação de praças e áreas verdes
Colisão entre carro e moto mata motociclista de 27 anos em Pirassununga
Moto furtada em frente ao 'Espetinho' é localizada horas depois pela PM de Porto Ferreira
Após 2 anos, Ginásio de Esportes volta a ser castigado por ventos e chuva forte
Temporal de 45 minutos provoca estragos em residências e derruba diversas árvores
Polícia Ambiental autua em flagrante dois pescadores que usavam equipamentos proibidos no Rio Mogi Guaçu
Policias Militares de Descalvado e Porto Ferreira detém autores dos dois assaltos ao pedágio da SP-215
Estiagem muda paisagem de rio e pode afetar a reprodução de peixes
Royal Canin leva conhecimento dermatológico a mais de mil Médicos-Veterinários em todo o país
Monitora flagrada agredindo crianças em creche tem a prisão prorrogada
PF investiga a ação de quadrilha em autarquias de Porto Ferreira e Araras
Estiagem obriga mais três cidades da região a racionar água
Pick-up capota na SP-215 próximo à Dourado
Polícia Militar abre concurso para 2 mil vagas de soldado em SP
Inclinação de terreno, seca e vento dificultam controle de fogo em serra de Analândia
Sábado é dia de vacinação em cães e gatos
Lojas Farmais trazem para Descalvado o 'Cine Transformer'
Colisão entre dois caminhões deixa motorista levemente ferido em São Carlos
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"