02/12/2016 (16h00) - Atualizada às 21h20

COMUTRAN avança com os trabalhos de melhorias no trânsito de Descalvado

Esta semana foi a vez de mudanças nas ruas da região da Delegacia de Polícia. Últimos 30 dias foram marcados por importantes adequações, visando uma maior segurança para motoristas, ciclistas e pedestres.

Desde o início do mês passado, a Comissão Municipal de Trânsito (COMUTRAN), tem colocado em prática diversas alterações buscando melhorar o fluxo de veículos em alguns trechos da cidade, bem como oferecer maior segurança aos motoristas, ciclistas e pedestres. Contanto com uma participação efetiva dos seus membros, e após analisar alguns levantamentos e sugestões feitas pela Polícia Militar de Descalvado, a COMUTRAN vêm promovendo mudanças na mão de direção em algumas vias públicas, além de determinar a implantação de dispositivos que delimitam e sinalizam melhor as faixas de rolamento de veículos, principalmente nos cruzamentos e nos entroncamentos até então considerados críticos.

No início de novembro, foram implantadas rotatórias em pelo menos dois cruzamentos que sempre foram apontados como perigosos, tanto pelos motoristas, quanto por ciclistas e também por pedestres. O primeiro local a receber a rotatória foi o cruzamento das Ruas Nicolau Antonio Lobo, 22 de Abril e Maria Grassi, na esquina do portão principal do Nosso Clube. Segundo os moradores da região, o local era palco de constantes acidentes, como o que aconteceu em fevereiro de 2015 onde um um veículo chegou a tombar após ser atingido por outro automóvel. O segundo ponto que recebeu uma rotatória é o cruzamento da Avenida Maestro Francisco Todescan com a Rua Presidente Kennedy, na região do Ginásio de Esportes. Ambas as rotatórias foram delineadas com a utilização de 'tachões refletivos', que além de definir as faixas de rolamento, garantem maior segurança e melhor organização no fluxo de veículos. O mesmo sistema já havia sido implantado no entroncamento da Rua Cônego Manoel Alves e Primo Facchin, bem ao lado da Igreja de São Sebastião.

  

Com a implantação da rotatória na esquina do Nosso Clube, também foi possível modificar o sentido de direção da Rua 22 de Abril, que antes tinha sentido único (bairro / centro) no trecho compreendido entre a Avenida Descalvado e a Rua 13 de Maio. Desde o final de novembro, a rua passou a contar com mão dupla de direção, sendo que o estacionamento de veículos ficou permitido em apenas um dos lados da via.

A mudança na Rua 22 de Abril modificou também a preferencial na Avenida Descalvado, onde antes da alteração, o motorista que trafegava pela avenida era obrigado a parar no cruzamento com as Ruas 22 de Abril e Ângelo Cerantola, no início do Bairro Recanto dos Ipês. A partir de agora, quem trafega pela Avenida Descalvado passa a ter a preferencial nos dois sentidos da via.

  

Outra importante mudança na mesma região aconteceu com a proibição do trânsito de veículos em sentido duplo, em um trecho da Rua Antonio Romantini, nas proximidades do CERD. O local também era considerado muito perigoso, inclusive com registro de acidentes fatais como foi o caso de um motociclista de apenas 19 anos que morreu após colidir em um automóvel, em outubro de 2013. Com a mudança, os veículos que trafegam pela Avenida Bom Jesus não poderão mais acessar a Rua Antonio Romantini, que passou a ter mão única de direção (sentido bairro/centro) no trecho compreendido entre a Rua João Batista de Carvalho e a Avenida Bom Jesus.

Ainda no final de novembro, outra mudança trouxe mais segurança para quem circula pela Avenida da Saudade, principalmente para os ciclistas e pedestres que seguem em direção à região central, nas proximidades do Supermercado Koka e do trevo do Jardim Albertina com a Via de Acesso Antonio B. Paschoal. A partir da mudança, os motoristas que trafegam pela Avenida da Saudade no sentido bairro/centro devem, obrigatoriamente, fazer o contorno por uma das alças da rotatória.

O local também recebeu melhorias na sinalização, além de pintura na faixa de pedestre e de colocação dos 'tachões refletivos', que sinalizam o fluxo correto para os veículos.

Por fim, a COMUTRAN efetuou nesta semana as mudanças anunciadas em julho do ano passado, alterando a mão de direção em algumas ruas na região da Delegacia de Polícia. As principais mudanças ocorreram na Rua Bezerra Paes, onde a partir do cruzamento com a Rua José Rodrigues Penetado, passa a ter mão única de direção, no sentido centro/bairro. A Rua Tomé Ferreira passou a ter mão única de direção, no sentido da Rua Cel. Arthur Whitaker até a Rua Cel. Rafael Tobias, porém no trecho entre as rua Cel. Manoel Leme e Cel. Rafael Tobias, a via permanece com mão nos dois sentidos de direção. A última mudança ocorreu na Rua Agostinho José Alves de Amorim, que passou a ter mão única de direção no sentido da Rua Cel. Rafael Tobias à Rua Cel. Arthur Whitaker.

APRIMORAMENTO - Todas as mudanças que vêm sendo realizadas pela COMUTRAN estão sendo estudadas e definidas desde o ano passado, quando o então Presidente da Comissão, Mário Luiz Zambelli, e o atual responsável pela equipe que executa os serviços relativos ao trânsito (e também membro da COMUTRAN) Vagner Augusto - o Guinho -, participaram de um curso sobre segurança viária, oferecido pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), na cidade de Araraquara.

Desde então, com o envolvimento efetivo de toda os membros da Comissão Municipal de Trânsito, e em especial dos Policiais Militares Cuel e Soncin, a COMUTRAN vem se reunindo regularmente para debater as mudanças e melhorias no sistema viário do município de Descalvado. De acordo com o Comandante da 3ª Cia. de Descalvado, o Capitão Daniel do Amaral Veiga, desde 2001 houve um crescimento de 142,5% da frota de veículos em Descalvado. Segundo os dados do DENATRAN, em 2001 haviam 8.933 veículos cadastrados, ao passo que em 2015 o total de veículos chegou a 21.655.

"Houve um grande aprimoramento nos trabalhos da COMUTRAN de Descalvado nestes três últimos anos. A segurança dos motoristas e pedestres têm que ser tratada com prioridade, e com o aumento da frota de veículos, as adequações têm que ser constantes", disse o atual Presidente da Comissão, o Diretor Yuji Yajima.

Ainda de acordo com Yuji, mesmo que a Comissão não tenha conseguido colocar em prática neste ano outras três importantes ações (que são a aquisição de 2 motocicletas Yamaha modelo XT 660, que serão usadas tanto para a fiscalização de trânsito quanto para o patrulhamento da polícia militar; a implantação de pelo menos dois semáforos, um no cruzamento das Ruas Cel. Arthur Whitaker com a Rua José Bonifácio, na esquina do Fórum e outro no cruzamento da Avenida Guerino Oswaldo com a Rua Cel. Rafael Tobias, na esquina do Posto Ale; e a aquisição de um veículo utilitário para uso exclusivo da COMUTRAN), tais medidas já possuem todas as condições para serem adotadas logo no início do próximo ano, visto que todos os estudos já foram feitos, e os recursos necessários já estão disponíveis em uma conta específica.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

COMUTRAN avança com os trabalhos de melhorias no trânsito de Descalvado
Descalvado será a segunda cidade do estado a pagar integralmente o 13º salário dos servidores municipais
Motorista de 49 anos morre depois de colidir com caminhão na SP-215
PROERD forma mais 160 alunos do 7º ano das escolas públicas municipais
Descalvado passa a ser referência regional do Conselho de Biomedicina
IPVA fica 4,8% mais barato em SP; veja tabela com valores venais dos veículos
Intervias informa sobre interdição parcial de dispositivo de retorno na SP 215
ACID dá início à sua campanha "Natal de Prêmios 2016"
Policiais Militares da região participam de capacitação técnica em Descalvado
Moradora reclama da demora na retirada de galhos de árvore que caiu na Rua Siqueira Campos
Natal da Solidariedade: iniciativas devem beneficiar centenas de famílias 
Monza capota no centro após motorista não parar em cruzamento
PM promove audiência pública e apresenta índices de criminalidade
Câmara concede títulos a novos cidadãos descalvadenses
Público prestigiou a abertura da exposição "Arte de Pai para Filha" no Museu Municipal
PM surpreende 2 homens com objetos suspeitos na Estrada Velha entre Descalvado e Porto Ferreira
'Caravana de Natal da Coca-Cola' passará por Descalvado no dia 21 de dezembro
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Espaço Publicitário  
  Polícia Religião Plantões Farmacêuticos  
  Educação Moda & Estilo Classificados  
  Noticias Culinária Achados & Perdidos  
  Esportes   Fale Conosco  
  Cotidiano [fotos] Horoscopo  
  Economia Happy Hour Nota de Falecimento  
  Entrevistas   Lista Telefônica  
  Perfil [especiais] Mapa de Ruas  
  Empresarial Jornal Descalvado News Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Politicando    
  Animais & Pet Livro 'Conheça Descalvado' [revista descalvado news]  
  Veículos Descalvado 180 Anos Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleição Suplementar 2013    
  Saúde Ricci na Roça [redes sociais]  
  Sua Casa Carnaval 2014 Facebook  
  Trânsito Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Twitter  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"